Candidatos a prefeito de Taboão da Serra falam suas propostas para o Parque das Hortênsias
Inaugurado em 14 de fevereiro de 1978, pelo então prefeito Armando Andrade, o Parque das Hortênsias sempre foi considerado a maior atração de Taboão da Serra. E o zoológico, que na década de 80 chegou a figurar entre os 10 mais importantes do Estado de São Paulo, chega a um fim em 2016.
A atual administração está promovendo uma reformulação no parque com a construção da Escola Municipal de Artes e três estações: de Educação, Meio Ambiente e Trânsito.
A reportagem do Portal O Taboanense perguntou aos candidatos “Quais suas propostas para o Parque das Hortênsias?”
Veja a resposta dos candidatos
Aprígio (Podemos)
Aprígio – “O governo abandonou, tirou os animais que tinham lá. Não deixa mais ninguém nem entrar no parque para não perceber o crime que ele praticou lá dentro. O Parque das Hortênsias, nós, eu e o Buscarini, vamos transformar em um CEU para que o pessoal tenha lazer em Taboão da Serra. Hoje não tem lazer nenhum. Nós queremos fazer um [CEU] na Arena Multiuso e outro no Parque das Hortênsias”.
Vitor Medeiros (PSL)
“Vamos modernizar, investir e reestruturar o Parque das Hortênsias, além de implantar atividades de educação ambiental e Programa de Atração Turística de Taboão da Serra e região”.
Daniel Bogalho (PSDB)
“O Parque das Hortênsias está passando por um processo de renovação. Está sendo construído um novo centro de cultura, de lazer e artes no local […] Todo mundo que mora em Taboão da Serra sempre teve o Parque das Hortênsias como uma referência na cidade, nós queremos trazer essa referência novamente para Taboão da Serra […] O parque vai ser um grande espaço pra gente utilizar pra buscar a recuperação da nossa economia. Muitas famílias, comerciantes, ambulantes dentro da nossa cidade pedem pra que a gente crie espaços para que eles possam ter a oportunidade de buscar o seu auto sustento e é isso que a gente vai fazer no Parque das Hortênsias, levando nos finais de semana, incentivando as feirinhas, artesanato, food truck. Temos esse compromisso, temos esse objetivo”.
Najara Costa (Psol)
“O Parque das Hortênsias é um bioma de mata atlântica que precisa ser preservado. Nós queremos uma escola de artes no Pirajuçara […] Ali é um parque municipal que deve ser preservado, temos ali árvores nativas da mata atlântica, embora a prefeitura tenha dito que não vai tirar nenhuma árvore, o Parque das Hortênsias tem várias nascentes do córrego Poá. O nosso projeto no Parque das Hortênsias é que o parque seja uma preservação ambiental, de educação ambiental […] Não temos espaços de convivência e lazer […] É um parque muito importante para a população taboanense e que deve ser preservado de acordo com a finalidade de parque e não a finalidade de uma escola de artes que deve ser feita na periferia”.
Eduardo Nóbrega (MDB)
“O parque além da sua função de lazer e entretenimento, ele tem um contexto histórico no coração do taboanense. Nós temos no nosso plano de governo, o projeto Família no Parque. […] O Parque das Hortênsias vai ter uma especial atenção, nesse primeiro momento ele está recendo recursos que estão vindo do governo do estado. Os deputados estaduais, podem, tem essa função de mandar dinheiro para os seus municípios, por isso a importância que os deputados cumpram os seus mandatos e fiquem 4 anos ajudando Taboão da Serra. E o parque, nós vamos acompanhar de perto as obras que estão sendo feitas lá para que a gente possa, em janeiro, ao assumirmos a prefeitura, a gente possa devolver o parque ao verdadeiro dono que é o povo de Taboão da Serra”.
Waldemar Lima (PMN)
“Era a nossa única área de lazer, nós não temos. Para o lazer de Taboão da Serra eu quero trazer um Sesc, quero manter o Parque das Hortênsias da forma que ele era. Os animais vão voltar para o parque. E para a área de lazer vamos implantar um Sesc”.
Plínio do Pirajuçara (Solidariedade)
“É uma área muito boa, um parque muito legal. Onde era o point da criançada. Quero permanecer com a área verde. Eu sou contra prender animais, ainda mais animais silvestres, não entra no meu coração prender, enjaular animais para as pessoas verem. Estamos em pleno século XXI. Podemos fazer lá um Borboletário, pode ser uma alternativa. Um parque, playground para as crianças brincarem, fazer um piquenique. Manter o cinturão verde que temos ali, Se você for do outro lado da BR você vai ver o descaso que esse prefeito está fazendo, desmatando toda aquela parte do Laguna. Quantas árvores derrubadas estão lá e os caras não fazem nada pra preservar o verde. Ali é um cinturão verde que está sendo destruído, com moradias irregulares”.
Ronaldo Dias (Progressista)
“Muita gente está me copiando, eu fui o precursor, logo no começo eu disse, isso. Eu vejo aquele parque, que é o único parque de lazer da nossa cidade infelizmente […] A minha preocupação, eu tenho medo que construam prédios ali [no parque]. Eu quero revitalizá-lo, não com animais silvestres, mas com animais domésticos. Quero criar uma mini fazendinha ali, trazer pôneis, vacas, cavalos. Quero trazer animais para que os nossos munícipes, as nossas crianças tenham acesso a esses animais. Isso vai atrair, vai despertar o interesse da nossa comunidade novamente. E outra, custo baixíssimo. Estão fazendo uma reforma lá, dizem que vai ser um espaço cultural, mas vai ser um hospital veterinário naquele lugar. A nossa população precisa […] Vamos fazer uma escola de trânsito para nossas crianças”.
Oderlan (PT)
“O Parque das Hortênsias é um lugar muito querido para a população […] A gente precisa fazer o resgate dele para liberar esse espaço como uma área de convivência para a população. Lá é um dos poucos lugares da cidade que tem uma área verde, que dá pra família passar o sábado e o domingo. Vamos colocar atividades monitoradas em conjunto com a secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura. Montar ali um espaço para eventos abertos, inclusive ano que vem por causa da covid quanto mais espaços abertos a gente tiver, para as pessoas terem um espetáculo de dança, um festival de música, um espaço de recreação para fazer piquenique com a família. A gente quer deixar o Parque das Hortênsias voltar a ser um ponto de referência de encontro da família. Devolver o parque para a cidade, onde as pessoas possam também ter um espaço de lazer que são poucos dentro”.