Candidatos espalham propaganda e sujam ruas de Taboão da Serra
Ruas Sujas com santinhos próximo a escola Oscars Ramos Arantes, no Jd. Pazine
Antes mesmo das eleições começarem neste domingo, dia 7, as ruas próximas aos colégios eleitorais estavam cobertas de propagandas de candidatos. A prática é comum em dia de eleições e alguns candidatos esperam com o ato de emporcalhar a cidade conseguir os votos dos indecisos e dos que deixaram para a última hora a escolha.
“É lamentável pensar que um político que deveria cuidar da cidade faça uma coisa dessas. Além de não ajudar em nada, ainda pode fazer com que um idoso escorregue ou até sofra um acidente em meio a tanta sujeira”, alerta Patricia Melo, 42 anos, moradora no Jardim Pazzini.
Boca de Urna
Apesar de ser proibido, é possível ver cabos eleitorais próximos às zonas eleitorais em busca de votos. Em alguns colégios, eles se aproximam de maneira discreta, e entregam o santinho com o número do candidato ao eleitor. Em outros pontos, a abordagem é direta.
Segundo o Código Eleitoral, é proibida a arregimentação de eleitor ou fazer propaganda de boca de urna no dia da eleição é crime. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), artigo 39, parágrafo 5º estabelece a punição de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR.