CAPS-AD comemora 12 anos de funcionamento com festa em Itapecerica da Serra
A comemoração teve dinâmica de grupo, oração, esporte, bolo e churrasco
Caps- Ad é responsável pelo tratamento de pessoas com necessidades especiais e usuários de álcool e drogas
O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas Dra. Maria José de Albuquerque (Caps-Ad) da Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou nessa quinta-feira, 17 de maio, um evento em comemoração aos 12 anos da unidade. Inaugurado pelo prefeito Jorge Costa em 2006, e instalado no bairro do Embu Mirim em 2012, o Caps- Ad é responsável pelo tratamento de pessoas com necessidades especiais (problemas com o consumo de álcool e drogas).
“O evento é parte integrante do tratamento de nossos pacientes, uma ocasião que conta com a participação e envolvimento de todos, em cada detalhe, o que nos enche de orgulho pela doação, pelo envolvimento e contribuição”, destacou Ana Paula Sodero Saccani, funcionária mais antiga da casa, 12 anos, e atual diretora interina do Caps- Ad (em virtude da diretora Marcia Nicoli estar em período de licença maternidade).
O dia de eventos em comemoração aos 12 anos do Caps- Ad de Itapecerica da Serra começou com uma dinâmica de grupo, em que todos foram convidados a revelar a sua palavra do dia. Gratidão, saúde, felicidade, harmonia, alegria, amor, prosperidade, paciência, sabedoria, união, equilíbrio, companheirismo, foram algumas delas.
A programação seguiu com oração e atividade física especial, envolvendo alongamento e zumba, sob o comando das profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer Vanessa Chagas, Carol Sousa, e colaboração do coordenador de professores Jonatas Andrade (Jhow).
Após os exercícios, profissionais e pacientes seguiram para um delicioso churrasco, doado e caprichosamente preparado por Silvano, apoio Nei. O 12º aniversário do Caps- Ad foi encerrado com bolo e o aprendizado sobre a importância de se participar de evento comemorativo livre de álcool e drogas. O evento foi prestigiado pela superintendente da Autarquia de Saúde-IS, Michele Sales e pelo secretário de Cultura, Luiz Farias.
Interessados no trabalho realizado pelo Caps- Ad devem entrar em contato pelo telefone 4666-8312 de segunda a sexta-feira das 7h às 16h. “A ligação é importante porque o primeiro passo é o acolhimento (via entrevista) e às vezes o novo paciente pode chegar num horário de dinâmica de grupo, então com a ligação evita de ficar esperando”, explica Ellen Aversari, psicóloga e coordenadora de Saúde Mental.
Caps- Ad
O Caps- Ad realiza o acompanhamento clínico e tratamento de pacientes dependentes de álcool e drogas. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por auxiliar de enfermagem, assistente social, enfermeira técnica, psicóloga, psiquiatra, terapeuta ocupacional, clínico geral, equipe administrativa e professores de Educação Física – esses via parceria com o Esporte. O trabalho da unidade inclui videoterapia, dinâmicas de grupo, lazer, exercícios sobre direitos civis, fortalecimento dos laços em família, entre outros.