Carreta da mamografia realizou quase 600 atendimentos em Itapecerica da Serra
O câncer de mama é o que mais atinge a população feminina no Brasil
Carreta Mulheres de Peito em Itapecerica da Serra realizou 581 mamografias, em 13 dias
O programa do Governo do Estado “Mulheres de Peito”, que realiza exame de mamografia, com foco na prevenção do câncer de mama, ficou em Itapecerica da Serra de 23 de abril até 9 de maio. Nesse período foram realizadas 581 mamografias. Durante os 13 dias, as munícipes que apresentaram alguma alteração no exame também fizeram 12 ultrassonografias e um PAAF (Punção Aspirativa Agulha Fina).
Segundo a Autarquia de Saúde, o PAAF é realizado para análise das células com suspeita de câncer. O exame é necessário para a paciente que apresenta displasia mamária.
“O exame preventivo é fundamental para a manutenção da saúde em todas as idades. Além dos serviços que a nossa rede já oferece, nossa missão é buscar parcerias no sentido de complementar o atendimento à nossa população”, destaca o prefeito Jorge Costa.
A carreta da mamografia estacionada no Complexo Administrativo foi viabilizada através de uma parceria entre Prefeitura de Itapecerica da Serra e Governo do Estado de São Paulo, tinha por objetivo reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Tiveram acesso ao exame mulheres acima de 50 anos, portando RG e cartão SUS. Pacientes de 35 a 49 anos também receberam atendimento, nesses casos precisaram apresentar encaminhamento médico, RG e Cartão SUS.
O câncer de mama é o que mais atinge a população feminina no Brasil. As mulheres com idade de 50 até 70 anos têm mais propensão para contrair a doença. A mamografia é o exame capaz de diagnosticar, de forma precisa, o câncer de mama e por isso é uma arma importante na prevenção da doença. Quando realizada anualmente contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.