Casa do Adolescente de Taboão da Serra promove Sarau em prol da Luta Antimanicomial
Evento será realizado em 19/05 e têm como objetivo defender um tratamento com mais respeito para pessoas em sofrimento psíquico
Gabrielle Schmidt
O Centro de Atenção à Saúde do Adolescente (Casa do Adolescente) de Taboão da Serra promoverá na próxima quinta-feira, dia 19, o Sarau da Luta Antimanicomial, no Parque das Hortênsias. Realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, o Centro de Convivência e Cultura (CECO), a Coordenadoria da Promoção dos Direitos da Diversidade Sexual, o Núcleo de Cuidados para Pessoas Transexuais e Travestis, além do SLAM de Taboão, a celebração começará às 14h e seguirá até as 17h.
Algumas das atividades a serem realizadas no Sarau são: apresentação do grupo de teatro dos adolescentes que frequentam o CECO, intervenções artísticas, performance do SLAM de Taboão e microfone aberto para manifestações de arte que estejam de acordo com o tema.
Na quarta-feira, dia 18, é data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e por este motivo o Sarau terá como tema “Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais”. Esta causa atua em prol da defesa de um tratamento adequado para pessoas em sofrimento psíquico. Teve início no fim da década de 70 como forma de protestar contra a lógica de que indivíduos em sofrimento mental devem ser socialmente isolados.
Carla Borges, diretora da Casa do Adolescente, comentou sobre a importância da cerimônia. “A gente acredita muito que a arte salva vidas. Propiciar espaços de participação social e cidadã para estes adolescentes ajuda muito no cuidado deles”, afirmou.
A rede de Saúde Mental de Taboão fará no dia da Luta Antimanicomial, quarta, dia 18, uma manifestação na Praça Nicola Vivilechio para conscientizar as pessoas sobre o tema. E a equipe da Casa do Adolescente usará a oportunidade para desenvolver atividades que apresentem o assunto de uma perspectiva jovem, além de convidar o público para o Sarau.
“Taboão da Serra oferece diversos serviços voltados para a Saúde Mental aos munícipes. Cuidar da nossa mente é tão importante quanto cuidar do corpo”, observou José Alberto Tarifa, secretário de Saúde.
Serviço
Sarau da Luta Antimanicomial
“Nenhum passo atrás, manicômios nunca mais”
Quinta-feira, dia 19 de maio, das 14h às 17h
Parque das Hortênsias. Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção
Telefone: (11) 4135-2460 (CECO)
Casa do Adolescente
Rua das Camélias, 302, Parque Assunção
Telefone: (11) 4701-1163