CDP de Itapecerica da Serra recebe duas novas viaturas do Governo do Estado
O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, dia 19, 202 novas viaturas para a Secretaria da Administração Penitenciária. O Centro de Detenção Provisória de Itapecerica da Serra recebeu duas viaturas, um carro para transporte de presos com capacidade para 20 detentos e uma ambulância.
No Estado os veículos, entre carros e ônibus para transporte, ambulâncias e caminhões de carga, serão distribuídos para todas as unidades prisionais. Ao todo, foram investidos R$ 35,6 milhões na aquisição dos automóveis, sendo parte por meio do Ministério da Justiça.
Estes recursos somam-se aos mais de R$ 67 milhões investidos pelo governo de São Paulo desde 2011 na renovação e ampliação da frota das 168 unidades prisionais do Estado. Dos 202 veículos que serão entregues nesta segunda, 33 irão para as unidades da capital e região metropolitana; 28 para o Vale do Paraíba e Litoral; 31 para a região central; 63 para região noroeste; 44 para região oeste e três para os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico.
Paralelamente a renovação da frota, o Governo do Estado também vem investindo na ampliação do quadro de funcionários – foram nomeados, entre 2011 e 2017, mais de 7 mil agentes, sendo 5.039 agentes de segurança penitenciária (ASP) e 2.031 agentes de escola e vigilância penitenciária (AEVPs).
Dos nomeados no ano passado, 845 estão em formação na Escola de Administração Penitenciária e irão em breve assumir seus postos nos presídios do estado. Outros 2.627 serão nomeados após a finalização dos concursos de ASPs e AEVPS que estão em andamento.
Região
No início de fevereiro a unidade de Itapecerica da Serra registrou uma tentativa de rebelião. A unidade passou por revista e está funcionando normalmente dentro do “padrão de segurança e disciplina da Pasta”.
Em nota ao Portal O Taboanense, a SAP informou que na manhã de sexta-feira, dia 2, estava sendo realizado um culto religioso em algumas celas dos raios IV e VI, e os agentes de segurança penitenciária ouviram barulhos de pancadas, e solicitaram que “o culto fosse feito em um volume mais baixo, pois estaria fora do normal”.
Após a solicitação, “alguns presos começaram a desacatar os agentes e, quando os servidores foram realizar a tranca das celas, os detentos se recusaram a entrar”, disse a nota da SAP.Para tentar impedir a entrada do GIR, “os presos que iniciaram o ato de insubordinação realizaram uma barricada com colchões e atearam fogo, que foi rapidamente controlado pelos agentes com o uso do hidrante da unidade”.
Mais funcionários
Paralelamente à renovação da frota, o Governo do Estado também investe na ampliação do quadro de funcionários. Foram nomeados, entre 2011 e 2017, mais de 7 mil agentes. Destes, 5.039 são agentes de segurança penitenciária (ASP) e 2.031 agentes de escola e vigilância penitenciária (AEVPs). Dos nomeados no ano passado, 845 estão em formação na Escola de Administração Penitenciária. Em breve os novos agentes assumem postos nos presídios do Estado. Outros 2.627 serão nomeados após a finalização dos concursos de ASPs e AEVPS, que estão em andamento.
Um dos alunos da Escola de Vigilância é Augusto, 26 anos, e está prestes a terminar o curso. “Eles têm me capacitado para o serviço da escolta de presos e guarda da muralha. E espero cumprir meu papel da melhor forma para melhorar o sistema prisional”, declarou.
O deputado estadual Delegado Olim aprovou os investimentos feitos nas penitenciárias. “Parabéns aos alunos que darão segurança e paz para nós com o trabalho de vocês dentro das cadeias. É um investimento certo. Porque com os presídios seguros a população está tranquila”, disse o delegado.