Taboão: Cejusc passa atender em novo endereço a partir do dia 19
Dra. Carolina Conti Reed, juíza eleitoral de Taboão da Serra
Eduardo Toledo, especial para o Portal O Taboanense
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) terá novo em Taboão da Serra a partir do próximo dia 19. O órgão, vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, passará a atender na avenida Armando Andrade, 1315, no mesmo prédio da recém-inaugurada Central de Atendimento ao Eleitor.
O Cejusc funcionou por dois anos e meio em uma sala na Câmara Municipal de Taboão da Serra. Inaugurado em dezembro de 2016, o órgão promoveu mediações e soluções de conflitos na área cível como direitos do consumidor, vizinhança, acidente de veículo; e na área de família, como pedidos de divórcio, alimentos, regulamentação de visitas, guarda de filhos e averiguação de paternidade, entre outros.
A juíza Dra. Carolina Conti Reed, responsável pelo Cejusc em Taboão da Serra, disse que o novo espaço dará mais comodidade aos munícipes que buscam o órgão. “Vamos fazer um Cejusc ainda mais confortável, mas já está em um espaço maior do que era na Câmara Municipal”.
Sobre os dois anos e meio em que ficou instalado na Câmara Municipal, a juíza disse que foi importante para que o órgão começasse a funcionar em Taboão da Serra. “Tivemos muitas dificuldades de implantar o Cejusc aqui, só tínhamos um funcionário, tivemos que buscar parcerias e doações para que começasse a funcionar aqui”.
Apesar de ter um convênio com a Câmara Municipal, a obrigatoriedade da biometria e a locação do prédio para abrigar os cartórios eleitorais surgiu como uma boa alternativa para a mudança do Cejusc. Os computadores, impressoras e móveis foram doados pela Câmara Municipal para que o órgão continuasse atendendo sem interrupções.
“Precisamos sempre desses apoios, é muito complicado, mas muito gratificante porque é o caminho. E no novo prédio terá mais espaço, mais conforto e todo eleitor vai passar por lá, vai ver o Cejusc, já cria uma curiosidade e acaba conhecendo mais, isso é importante pra nós”, disse Dra. Carolina.
Um dos pedidos da justiça é que uma linha de ônibus passe a servir o novo endereço do Cejusc, facilitando o deslocamento dos moradores até o local. Placas indicativas também deverão ser instaladas nas próximas semanas.
O que é o Cejusc?
O Cejusc é uma instância para dar solução a um conflito antes que ele se torne uma ação na Justiça. As partes são chamadas para conversarem e tentar um acordo na presença de um conciliador. No Estado de São Paulo o primeiro Cejusc foi instalado pelo Tribunal de Justiça em 2012 e hoje está presente e grande parte dos municípios.