Cemur Taboão da Serra recebeu exposição “Ara XXV Anos” do artista Tupiná Jr.
Exposição itinerante “Ara XXV Anos” do artista Tupiná Jr. esteve em cartaz no Cemur de 28 a 30/11
O Cemur em Taboão da Serra recebeu durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, a Expo Arte, com o tema “Ara XXV Anos”. Foram expostas 25 obras representativas dos 25 anos de atividade do artista Tupiná Jr.
Descrito como “uma experiência extra sensorial comemorando 25 anos de carreira”, o evento marca a primeira passagem de Tupiná Jr. pelo local. A apresentação de tom pessoal contou com telas 3D e também artes plásticas.
Segundo o artista, o que chama atenção em suas produções é a versatilidade. “O que é interessante no meu trabalho é que cada obra tem três obras, senão quatro quando eu não decido pintar atrás, esse é um elemento legal. O outro é que tem essa visão com luz, tem a visão com luz negra e tem a visão com a luz apagada, que são três versões de quadros diferentes. Então são bem interessantes as obras e eu busco trabalhar com tintas fosforescentes, fluorescentes, tintas de vários tipos, uso muito material reciclado”, afirma.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Cultura e Turismo (SEC), Pai Joel, exposições do gênero são importantes para o município em diversos aspectos.
“Com as artes plásticas e visuais, os munícipes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo”, comenta.
O secretário de Cultura, Binho, reforça a importância do ato artístico. “Através da ampliação do acesso à cultura, Taboão da Serra possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos”, declara.
O prefeito Aprígio afirma que a cultura tem papel fundamental. “Não pouparemos investimentos em setores que são transformadores nas vidas dos taboanenses e vamos continuar trabalhando para construir um ambiente cultural que impacta de forma positiva a vida de todos, tanto os artistas quanto os espectadores”, diz.