CEPIM, uma história de sucesso na assistência social de Taboão da Serra
Cepim no início dos anos 60, quando começou a funcionar em Taboão da Serra
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 37 do Jornal O Cidadão, publicada em outubro de 1981. O destaque foi os trabalhos desenvolvidos pelo Cepim e sua história em Taboão da Serra.
A matéria em destaque contou que o CEPIM (Centro de Proteção à Infância e Maternidade) foi fundado em 1958 (antes mesmo da emancipação da cidade) por voluntários que visavam ajudar a população mais carente que morava na região. “No início havia apenas uma sala na chácara Bel-Ar, onde as mulheres reuniam-se para aprender a costurar, bordar e trocar ideias”.
Na época, o intuito de realizar essas atividades se deu como um chamariz para que as mulheres, mães que acabaram de ter seus filhos, tivessem noções de higiene, saúde e alimentação, além de “informações necessárias para a vida cotidiana”, como escreveu o jornal na época.
Mas o CEPIM aumentou suas atividades, como repercutiu o Jornal O Cidadão em 1981. “Hoje, com mãos de 20 anos de experiência, o CEPIM presta assistência a cerca de 19.000 moradores de Taboão da Serra, através de orientação pessoal e em grupo, e de seus cursos profissionalizantes, formadores de mão de obra”.
O CEPIM também havia acabado de inaugurar uma creche “que tem sido de muita valia para as mães que tem que trabalhar fora”. O jornal ainda escreveu: “no final dos anos 80, o CEPIM havia assistido cerca de 530 famílias, formado 200 alunos pelo Mobral, distribuído 150 diplomas nos cursos profissionalizantes, fornecido suplementação alimentar para 750 menores e participado de programas comunitários que envolveram 10.000 pessoas no total”.
Desde que a primeira sala do CEPIM foi Instalada, ele funcionou gratuitamente no mesmo local, na avenida Dr. José Maciel 708. O terreno acabou sendo doado pelo proprietário da chácara quando o mesmo “constatou que o trabalho prestado era sério e proveitoso” para o município de Taboão da Serra.