CET irá ampliar bloqueio da avenida Francisco Morato nesta terça-feira
A Prefeitura de São Paulo irá aumentar o bloqueio da avenida Francisco Morato nesta terça-feira. Os bloqueios serão operacionalizados entre as 6h e 10h. Apenas a faixa de ônibus estará preservada para a passagem dos coletivos, viaturas em serviço e prestadores de serviço da área da saúde.
O ponto de bloqueio da avenida Francisco Morato será agora com a avenida Morumbi, além de um bloqueio complementar na Rua Sapetuba com a Rua Martins. A restrição ao fluxo de veículos visa colaborar para a ampliação da taxa de isolamento social no município, que está abaixo de 50%.
Segundo o Governo do Estado, o ideal para combater a propagação do Coronavírus, de acordo com as autoridades de saúde, é de 60% a 70%. Os motoristas de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região que precisarem trafegar pela avenida Francisco Morato durante o bloqueio devem priorizar a circulação pela a avenida Eliseu de Almeida. O transporte público intermunicipal não será afetado pela restrição.
Além da avenida Francisco Morato, outros bloqueios serão montados no sentido bairro/centro nos seguintes locais:
-Zona Sul: Av. Moreira Guimarães x Av. Jurema (interditando a Rubem Berta em direção ao centro);
Bloqueio complementar na Rua Luís Góis.
-Zona Norte: Av. Santos Dumont x Av. do Estado (jogando tráfego para a pista lateral somente);
-Zona Leste: Av. Radial Leste x Vd. Bresser (jogando para pista lateral);
-Zona Oeste: Av. Francisco Morato x Av. Morumbi (somente faixa de ônibus na Francisco Morato e carros desviados para Av. Morumbi);
(Bloqueio complementar na Rua Sapetuba X Rua Martins)
A CET vai monitorar os bloqueios definitivos e orientar o tráfego nas regiões, visando preservar a segurança dos usuários das vias.
Balanço
Na manhã desta segunda-feira (4/5), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), realizou bloqueios de limitação de fluxo em quatro importantes avenidas da cidade de São Paulo:
-Zona Sul: Av. Moreira Guimarães (B/C) x Av. Miruna;
-Zona Norte: Av. Santos Dumont (B/C) x Av. do Estado;
-Zona Leste: Av. Radial Leste (B/C) X Rua Pinhalzinho;
-Zona Oeste: Av. Francisco Morato (B/C) x Rua Sapetuba.
A Av. Moreira Guimarães apresentou, durante a execução do bloqueio, 2,2 km de congestionamento; a Av. Santos Dumont, 1 km; a Av. Radial Leste, 1,8 km; e a Av. Francisco Morato, 400 m; de acordo com o critério de formação de filas da CET. Na cidade, como um todo, o índice de congestionamento ficou em 11 km entre 8h e 9h.
Quanto ao índice de lentidão, a cidade apresentou pico de 21 km às 8h, de acordo com a metodologia de medição realizada pela CET a partir de parceria com o Waze. As maiores lentidões, entre as 7h e 9h, foram registradas nas avenidas Washington Luís (11,76%), Raimundo Pereira de Magalhães (10,54%), Radial Leste (9,85%), Carlos Caldeira Filho (8,10%) e na Estrada de Itapecerica (7,39%).
Além dos bloqueios de restrição de fluxo de veículos, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e também com apoio da GCM e do CPTran, a CET realizou bloqueios educativos nas avenidas Dr. Vital Brasil e João Paulo I. Apenas a avenida Dr. Vital Brasil apresentou congestionamento (300m).