Chuva faz prefeitura de Taboão da Serra cancelar desfile de 7 de Setembro
Avenida Fernando Fernandes estava pronta para receber os alunos das escolas municipais; chuva atrapalhou planos
A forte chuva que cai em Taboão da Serra na manhã desta quarta-feira, dia 7, levou a prefeitura a cancelar o desfile cívico de 7 de Setembro, que aconteceria na avenida Fernando Fernandes, na região do Pirajuçara. A informação foi confirmada pela secretaria de comunicação.
A prefeitura de Taboão da Serra estuda ainda adiar o evento para outra data, mas a informação ainda não foi confirmada pelas autoridades. Por volta das 8h, após queima de fogos, a chuva aumentou impossibilitando o desfile dos alunos, muitas delas crianças menores de seis anos.
Mesmo com o cancelamento do desfile, a prefeitura chegou a abrir o evento e manteve uma cerimônia com a GCM em homenagem ao bicentenário da Independência.
Pelas redes sociais, o prefeito Aprígio lamentou o cancelamento do evento. “Infelizmente, devido à chuva, nosso desfile foi cancelado nessa manhã. Optamos por prestigiar quem já estava no local para o desfile com a cerimônia oficial, porém decidimos resguardar a segurança e saúde dos alunos das nossas escolas e por isso cancelamos o desfile dos pequenos”, publicou.
O desfile planejado pela prefeitura contaria com a participação de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Taboão da Serra, profissionais das redes de Educação e de Saúde, alunos da secretaria de Esportes e Lazer, da secretaria de Cultura e Turismo, GCMs e agentes da Defesa Civil
Além dos servidores municipais e alunos, o desfile em Taboão da Serra teria convidados como o Corpo de Bombeiros, a Ong Sementes do Amanhã, Banda Racional Universo em Desencanto, Grupo de Escoteiros de Taboão da Serra (GETS), Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Clube de Desbravadores Monte Líbano da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entre outros.
“O Desfile Cívico de 7 de Setembro faz parte da história de Taboão da Serra. Resgatar essa tradição que não ocorre há dois anos por conta da pandemia, é algo sem palavras, é valorizar o nosso povo, nossa gente, nossa história”, afirmou o prefeito Aprígio na última semana.
De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Dirce Takano, para fazer um evento deste porte, a comissão organizadora planejou o evento por mais de quatro meses. “O Desfile Cívico de 7 de Setembro é um evento que movimenta não só a comunidade escolar, mas toda cidade. Os alunos estão empolgados em participar, afinal dois anos da pandemia deixaram sem a comemoração”, afirmou a secretária Dirce Takano.
Nas escolas municipais os preparativos para o Desfile Cívico mantiveram em ritmo acelerado, principalmente nas unidades em que os alunos se apresentariam com fanfarras. Uma delas era a EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis que chegou a realizar um ensaio aberto pelas ruas do Jd. Saint Moritz. A comitiva da escola seria formada por 84 estudantes, sendo 50 da comissão e 34 da fanfarra, além de professores da rede.