Chuva intensa causa enchente e deixa Taboão da Serra em estado de atenção
Região do Largo do Taboão foi a mais atingida pela forte chuva; Piscinção transbordou inundado ruas e avenidas
Foram mais de três horas de chuva e intensa na madrugada desta segunda-feira, dia 10, em Taboão da Serra. Todas as obras de prevenção não conseguiram conter a força da água que deixou diversos pontos de alagamento e destruição, principalmente na região do Largo do Taboão. A cidade está em estado de atenção, pois a previsão é de mais chuva durante todo o dia.
› Frente fria traz mais chuva e temperatura deve cair em Taboão da Serra nesta semana
Segundo o engenheiro Edson Galina, da Defesa Civil, a chuva durou quase quatro horas, uma precipitação pluviométrica de 140mm, o que representa 65% do esperado para todo o mês de fevereiro. “O rio Tiête e o rio Pinheiros transbordaram, fazendo com que o córrego Pirajuçara também transbordasse, voltou muita água”.
Galina disse ainda que toda região foi atingida pela forte chuva. “Lembrando que nossa cidade recebe toda a água das chuvas que vêm de Itapecerica da Serra e Embu das Artes, o que complicou ainda mais a situação”.
Diversas ruas e avenidas ficaram intransitáveis, o trânsito na manhã foi um verdadeiro caos, potencializado pelos estragos que a chuva causou também na capital. Os córregos Pirajuçara e Poá inundaram, causando prejuízo que há anos não se via em Taboão da Serra. Os pontos mais afetados foram rua Getúlio Vargas, rua do Carmo, rua João Santucci, rua Luciana Mari, travessa dos Manacás, travessa das Mimosas e rua Paulo Portman.
Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. Diversas casas e comércios foram inundados e o prejuízo foi grande. A 4ª Cia do 36º Batalhão da Polícia Militar, na rua José Soares de Azevedo foi inundada pela água, pelo menos três viaturas e duas motos foram atingidas pela enchente.
Outro ponto crítico foi a rodovia Régis Bittencourt que ficou totalmente bloqueada por mais de três horas. No km 272, sentido Embu das Artes, próximo ao Assaí, em Taboão da Serra foi registrado a interdição total da rodovia, devido a alagamento. No sentido São Paulo, na antiga Seccional, o alagamento bloqueou todas as pistas.
Interdição
A Defesa Civil trabalhou durante toda madrugada atendendo diversas ocorrências. Pelo menos 10 casas foram interditadas em Taboão da Serra por risco de desabamento. Segundo apurou a reportagem do Portal O Taboanense, as residências afetadas são três na rua Henrique Roba, quatro na rua Neusa Demétrio e outras três na Nicolau Gentile.
São Paulo
A intensa chuva que atingiu a cidade de São Paulo na madrugada de hoje (10) causou alagamentos em vias importantes como as marginais Tietê e Pinheiros. O Corpo de Bombeiros registrou 16 desabamentos, 192 enchentes e 113 quedas de árvores. Os bombeiros recomendam que os paulistanos fiquem em casa nesta manhã.
Houve transbordamento do Rio Tietê na Ponte do Piqueri no sentido Castelo Branco e Ayrton Sena. Os córrego Perus, na altura da Praça Inácio Dias, Ipiranga na Avenida Professor Abraão de Morais, Pirajuçara, próximo ao Hipermercado Extra, Morro do S, na rua Joaquim Nunes Teixeira, e Zavuvus, na Praça Tuney Arantes, também transbordaram.
Trânsito
O rodízio municipal de veículos está suspenso para carros e caminhões, o dia todo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) colocou todo o efetivo em campo para auxiliar motoristas e organizar o trânsito.
As linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), operam parcialmente devido ao alagamento nos trilhos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria se aproxima do sul de São Paulo e desloca-se para a Região Leste, onde chove forte, com queda acentuada na temperatura.