Cidades da região expandida contabilizam mais de 260 mortes por coronavírus
Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
A região sudoeste da Grande São Paulo, que reúne os municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista contabilizava até a tarde desta terça-feira (9) 264 óbitos e 3.544 casos confirmados do novo coronavírus (veja ranking abaixo). Os dados são do governo estadual e podem ser acessados no site seade.gov.br/coronavirus.
Os números podem ser maiores, já que muitos pacientes morrem sem ter a confirmação da doença por exames. Sem contar que muitas vezes existe uma demora na notificação entre prefeitura e o governo estadual.
A cidade de Taboão da Serra, a que tem maior densidade populacional do País ocupa a primeira posição do ranking. Com cerca de 289 mil habitantes, em uma área de 20.478 km², o município tem uma média de 14 mil moradores por quilômetro quadrado. De acordo com o governo estadual, Taboão registra 1.119 casos confirmados e 80 óbitos. Jáos dados da prefeitura divulgados na manhã desta quarta-feira (10) apontam 589 casos confirmados e 98 mortes.
O município de Embu das Artes ocupa a segunda posição do ranking. A cidade contabilizava 62 mortes e 711 casos confirmados. Ainda de acordo com o balanço estadual, a cidade de Cotia, na terceira posição, registrava 744 casos confirmados e 57 óbitos.
Itapecerica da Serra registrava 609 casos confirmados da doença e 42 mortes. No balanço da prefeitura, que pode ser acessado no site (www.itapecerica.sp.gov.br), a Autarquia Municipal de Saúde diz que o município contabiliza 450 casos confirmados e 38 óbitos. Outras quatro mortes ainda são investigadas.
O quinto lugar do levantamento é ocupado pelo município de Embu-Guaçu, com 10 mortes e 161 casos confirmados. Vargem Grande Paulista contabilizava sete mortes e 119 casos confirmados.
Fechando o ranking as cidades de Juquitiba e São Lourenço da Serra registravam quatro e duas mortes respectivamente.
RESPIRADORES.
Na segunda-feira a cidade de Embu das Artes recebeu cinco respiradores para atendimento a pacientes graves contaminados pelo coronavírus. Ainda na região, Itapecerica da Serra já havia sido contemplada com outros cinco equipamentos.
Até o dia 30 de junho, o governo de São Paulo vai repassar mais mil respiradores para as demandas regionais, onde Taboão da Serra poderá ser beneficiada com novos equipamentos.
Na segunda-feira, além de Embu das Artes, receberam equipamentos similares cidades como Ferraz de Vasconcelos (10), Guarulhos (5), Itapevi (5), Mauá (5), Mogi das Cruzes (10), Osasco (5) entre outras da Grande SP.