Cinpal irá conceder licença remunerada para funcionários, diz sindicato
Licença remunerada foi aprovada pela maioria dos trabalhadores
Após negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, responsável por Taboão da Serra, e provação dos trabalhadores nesta segunda-feira, 23, em assembleia, a fabricante peças automotores, Cinpal, vai conceder licença remuneradas aos trabalhadores devido ao coronavírus.
A medida, de acordo com o sindicato, é uma proteção aos trabalhadores contra o coronavírus. Taboão da Serra apresenta dois casos confirmados da doença, 68 suspeitos e uma morte. Cerca de 200 trabalhadores já entraram em licença nesta terça-feira, e passará a ser progressivamente até sexta-feira.
A empresa que é a maior fabricante de autopeças da região, vai manter apenas um pouco mais de 10% do seu quadro de funcionários para atender pedidos urgentes. O acordo negociado entre Sindicato e empresa, com o aval dos trabalhadores, é uma medida urgente e necessária para barrar o avanço do Coronavírus no país, que a cada dia registra o aumento de casos e, inclusive, de mortes.
“Os companheiros têm clareza dos riscos da pandemia e a exposição que estão submetidos. Por isso lutaram por seus direitos, pela sua saúde e pela de seus familiares. A antecipação das férias é uma das medidas defendidas por autoridades da saúde para evitar aglomeração e manter a população segura”, explica do diretor Everaldo dos Santos.
O acordo, segundo o sindicato, “vai na contramão de medidas antidemocráticas e precipitadas anunciadas pelo governo federal, que ignora a importância e a segurança jurídica que um acordo coletivo garante para empresa e trabalhadores”.
Outras metalúrgicas da região vão pelo mesmo caminho: adotam o acordo coletivo, como principal instrumento de legalização de decisões para conter o avanço do Coronavírus na região. Em Osasco, a Meritor, por exemplo, vai conceder férias coletivas a partir de 30 de março. Em Cotia, empresas do grupo Elubel também entrarão em férias coletivas a partir de 26 de março.
“A luta do Sindicato é para que o maior número de trabalhadores fique em isolamento domiciliar, para que o, quanto antes, o nosso país retorne ao normal e toda a população esteja protegida contra este vírus”, enfatiza o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan.
A Cinpal é uma das maiores indústrias de Taboão da Serra e uma das maiores forjarias do Brasil, atendendo quase todas as montadoras de veículos instaladas no país.
Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região