Ciretran de Taboão da Serra só foi inaugurado em 1988
O Diretor do Detran, Dr. Cyro Vidal ao lado do prefeito da época, José Vicente Buscarini
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 255 do Jornal O Cidadão, publicada em abril de 1988. Entre os destaques da semana, a inauguração do Ciretran de Taboão da Serra.
“Taboão da Serra, a partir do dia 23 de março [de 1988] conquistou sua independência no setor de trânsito. Nesta data foi inaugurada a Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito – do município, na rua José Soares de Azevedo, 223, Centro, trazendo para a população facilidades na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação, que até então eram tiradas em Itapecerica da Serra”.
Foi assim que o Jornal O Cidadão iniciou a matéria sobre a inauguração do Ciretran em nosso município, uma antiga reivindicação da população, que precisava se deslocar até Itapecerica da Serra para serviços básicos, como a realização de exames médicos e psicotécnicos, emplacamento de veículos e até mesmo “zelar pelo cumprimento da legislação de trânsito, bem como promover a sinalização” passaram a ser de responsabilidade da prefeitura de Taboão da Serra. Antes, quem cuidava de tudo isso, era o órgão da cidade vizinha.
Na época o prefeito José Vicente Buscarini disse ao Cidadão: “Esse é um sonho muito antigo, a independência adquirida hoje nesses serviços, ainda é pequena, mas é o primeiro passo, o início. O prédio é pequeno, adaptado, mas atenderá as necessidades do município”, disse.
A inauguração contou com a presença do Dr. Cyro Vidal Soares da Silva, delegado chefe do Detran na época. Ele afirmou que os Ciretrans eram, na verdade, mini-Detrans a serviço da população “pois prestam todos os serviços que lá funcionam com exceção da habilitação para deficiente e registro de carro importado”.
O jornal lembrou que “a instalação do Ciretran não é fácil, tanto que a portaria de criação é de outubro de 87 e, ainda assim, só foi possível graças a solicitação do prefeito”, escreveu o jornal. Durante a inauguração, Dr. Cyro entregou a carta número 0001 de Taboão da Serra para Buscarini.
Participaram da inauguração os Delegados de Polícia André Cassiano Pirozzi, José Ademir Jaques, além do tenente Rizzi, da Polícia Militar. O vice-prefeito Joaquim Ferreira e o vereador Rogério Fernandes também prestigiaram o evento.