CMDCA anula eleição do Conselho Tutelar em Taboão da Serra e irá marcar nova votação
A polêmica eleição do Conselho Tutelar de Taboão da Serra, ocorrida no último dia 6, foi anulada pelo próprio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente após uma série de denúncias e reclamações. A expectativa é que um novo pleito aconteça no próximo dia 24.
Após a eleição, quando foram eleitos os conselheiros Raquel Fernandes (1.066 votos), Léa Reis (892), Pastor Paulo (654), Nalva Lúcio (550) e Tamiris Vaz (528 votos), surgiram diversas incongruências no número de eleitores e o número de votos.
O Ministério Público ordenou que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) refizesse a recontagem dos votos, uma vez que havia indício de irregularidade, já que 5.515 pessoas votaram e assinaram a lista de presença, porém a soma dos votos de todos os candidatos totalizou 5.606.
“Tendo em vista a documentação encaminhada a esta Promotoria nesta data, informando que 5.515 pessoas votaram e assinaram a lista de presença na eleição para o Conselho Tutelar realizada no último dia 06/10/2019, solicito uma recontagem dos votos, COM A MÁXIMA URGÊNCIA, na presença da Comissão Eleitoral, candidatos ao Conselho Tutelar e respectivos fiscais, notificando-os a comparecer, por escrito”, escreveu a promotora Maria Júlia Cury.
A recontagem ocorreu no dia 21, no CRAS do Jd. Monte Alegre e após a constatação que o número de votos e eleitores não batiam, alguns candidatos apresentaram um petição pedindo que a eleição fosse anulada.
Rodrigo Martins, um dos candidatos, publicou em uma rede social a decisão do cancelamento: “A justiça foi feita. Nova eleição do Conselho Tutelar em Taboão da Serra. Vamos à luta! Pelas nossas crianças, por garantias de diretos! Só a luta muda a vida!”.
Ao todo, 16 candidatos disputaram cinco vagas e todos passaram por uma prova de conhecimento específico, além de avaliações médicas e psicopedagógica. Os eleitos receberão receber salário mensal de R$ 3.500, além de estabilidade de quatro anos.
Além dos cinco eleitos, a votação outros candidatos foi a seguinte: Flávia Faria (471 votos), Lê Morais (387), Renata Ribeiro (263), Jaciara do Clementino (155), Carmem Leocadio (155), Rodrigo (131), Sueli Santos (123), Alba do Vale Martins (117), Josi Macedo (55), Marcos (39) e Silvana Bonini (20 votos).
O Portal O Taboanense tentou contato com a justiça, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e candidatos, mas pelo horário do fechamento da matéria não conseguiu ouvir todas as partes, mas o espaço continuará aberto s aos interessados.
Erramos
O Portal O Taboanense publicou no início na manhã que a eleição teria sido cancelada pela justiça, quando na verdade foi cancelada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente após reunião na noite da última quinta-feira. A matéria foi corrigida às 9h31