Colégio SER, de Taboão da Serra, recebe o selo de Escola Referência Google for Education e se torna a 1ª da região a receber o prêmio
O Colégio SER de Taboão da Serra recebeu nesta quarta-feira, dia 19, o selo de certificação do Google for Education, um reconhecimento para instituições de ensino que utilizam de forma exemplar as ferramentas oferecidas pela plataforma do Google e que desenvolvem projetos inovadores e impactantes para educadores e alunos. Em todo o Brasil, apenas 10 escolas receberam esse certificado.
A entrega do prêmio aconteceu no próprio colégio. Tony dos Santos, da empresa Nuvem Mestra, levou o troféu do Google até o colégio Ser. “Hoje 97% de todo conhecimento do mundo já está digitalizado e 88% já está [disponível] na Internet, então veja como o mundo está mudando. Esse conceito do Google não é só ter ferramentas tecnológicas, mas uma mudança cultural”, lembrou.
O Google for Education é uma das maiores revoluções propostas pela empresa americana na área de educação. A plataforma de aplicativos é totalmente gratuita e transforma a sala de aula em um ambiente mais envolvente e dinâmico. O projeto já está presente em 190 países, possui mais de 50 milhões de usuários dos aplicativos e está presente em sete das oito melhores universidades americanas.
Implantado há um ano pelo Colégio SER, o projeto fomenta a inclusão digital e o aumento da produtividade no processo de ensino e no aprendizado dos alunos. “É uma experiência que ultrapassa as quatro paredes das salas de aula”, afirma Carol Tostes, uma das responsáveis pela implantação do projeto.
Para Nelson Teixeira, gerente de Tecnologia de Educação, essa experiência é inovadora, mas não substitui a experiência de aprendizado. “O Google For Education não é o fim, não substitui a função do professor, ele é o meio, mas ele trás um resultado no fim que é impressionante porque o aluno acaba se envolvendo mais, se envolvendo no estudo porque é uma forma é mais colaborativa”.
Atualmente 1.110 alunos do colégio SER utilizam a plataforma Google for Education. Para a conquista do certificado, existem vários requisitos técnicos, como a quantidade de Chromebooks disponíveis para os alunos e também requisitos educacionais, como a capacitação de professores para a utilização da plataforma.
Sandra Oliveira, mantenedora do grupo, lembrou que o Colégio Ser é a 10ª escola em todo o país a receber o prêmio. “São quase 37 mil escolas em todo o Brasil e apenas 10 delas possuem esse certificado, então é um orgulho par todos nós”. No Estado de São Paulo, apenas sete escolas receberam o certificado, na região da Taboão da Serra, o Colégio SER é o único a exibir o título.
O certificado vem de encontro com a a proposta pedagógica apresentado pelo Colégio SER, que é fundamentada em três pilares principais: Acadêmico, Socioemocional e Inovação. Neste último, o colégio busca oferecer, além do projeto Google For Education, o uso de metodologias ativas de ensino. “Aqui o aluno é o agente principal do seu aprendizado”, afirma Tostes.
Veja fotos da entrega do certificado