Coluna Em Off conta os bastidores da política em Taboão da Serra e região
Claunir Lins e Fernando Fernandes: a oposição não oposiona mais? (Foto: Eduardo Toledo)
Tudo novo
Eita! “Tanto tempo longe de vocês”… É, a coluna voltou! E voltamos com tudo novo: novo Portal, nova plataforma, novos leitores, e, claro, nova coluna em um novo formato. Nessa nova fase, a Em Off pretende ser mais curtinha, mais direta, menorzinha, mas, em compensação, com maior frequência. Então, segura a peruca que lá vamos nós.
Tudo quase novo
Olha só, com a coluna fechadinha, prontinha pra ir para o prelo, surgem novas e quentes movimentações na política… E? Bom, tá tudo aqui, mas a coluna ficou enorme, tudo bem pra vocês? Então, taca-lhe o pau!
Tucanato
Pela primeira vez o prefeito Fernando Fernandes falou abertamente sobre a sua sucessão. Após o evento de encerramento do Outubro Rosa, o prefeito conversou com alguns jornalistas e ao ser questionado se o PSDB terá candidatura própria, Fernandes foi enfático: “um partido do tamanho do PSDB tem que ter candidatura própria, isso não resta a menor dúvida”.
Tucanato 2
As palavras do prefeito afastam, pelo menos no discurso e momentaneamente, qualquer intenção de jogar a máquina para apoiar um candidato de outro partido, mesmo que esse (ou essa) seja da base e reze sua cartilha. Mas, como frisou o prefeito no início da entrevista, “2020 ainda está muito longe”.
Tucanato 3
Fernandes, mais uma vez, mostrou porque ganhou cinco eleições ao Executivo. Mesmo dando um duro recado para parte da base, ele deixou escancarado um caminho pavimentado para qualquer candidatura: “Qualquer vereador pode vir pro PSDB e ser candidato, não pode? Quem quiser ser pode vir pro PSDB. Se tiver alguém [candidato] que seja a preferência de toda a base, seja referência nas pesquisas, tenha um bom desempenho, pode vir pro PSDB e ser candidato”.
Tucanato 4
Fernandes, no fim da entrevista, fez questão de deixar claro que não existe um nome que já esteja escolhido. “Temos que construir isso”.
Tucanato 5
A repercussão da entrevista de Fernandes foi imediata. O vereador Cido (DEM) que já se colocou como pré-candidato a prefeito foi claro ao encontrar um jornalista 15 minutos após a entrevista. “Se esse for o caminho [para ser o candidato da máquina], então vamos para o PSDB”.
Tucanato 6
O fim das coligações partidárias para a eleição de 2020, aprovada pelo congresso na pífia reforma política, também deve pesar na decisão de Fernandes de lançar seu sucessor de dentro do PSDB. Na leitura do prefeito, só partidos fortes terão chances de atingir o coeficiente eleitoral.
Tucanato 7
Assessores próximos a Fernandes garantem que depois de 2018 as mudanças de partidos, principalmente de vereadores e lideranças, será intensa. Quem errar a mão, ou deixar muito para o fim, pode penar em um partido sem força para fazer o coeficiente eleitoral e dar adeus a Câmara Municipal.
Novo tucano
Doriana, braço direito de Fernandes e assessor de confiança do grupo, se filiou ao PSDB na última convenção do partido, no início do mês.
Célebre frase
De Fernando Sabino: “Quem, toda vida, saberá o que significa a viagem de cada um?”
Reagiu
E olha essa: Claunir Lins, um dos responsáveis pelo movimento Reaja Taboão, uma das principais vozes da oposição, dá pistas sobre o seu futuro político. Depois de anos martelando a administração de Fernando Fernandes, não ficou nem um pouco vermelho ao ser clicado ao lado do prefeito após o evento de encerramento do Outubro Rosa, no Parque das Hortênsias.
Reagiu 2
Aliados de Aprígio já estavam incomodados com a aproximação de Claunir com o vereador André Egydio e também com a presidente da Câmara Municipal, Joice Silva, com quem vem trocando confidências constantemente. Agora, será que ele pedirá a desfiliação do PCdoB? Que isso, companheiro?
Liga no meu celular…
Na última semana o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) ligou para o ex-vereador Wagner Eckstein (PT) e os dois trocaram confidências pelo telefone. Nada demais, apenas afagos que aproximaram antigos rivais. Um café não está descartado para os próximos dias. Aliás, enquanto você lê essa coluna, o café já pode ter sido servido. Açúcar ou adoçante?
PT Saudações?
No próximo dia 26 de novembro o PT de Taboão da Serra realiza uma grande plenária, com a presença do eterno senador (e atual vereador de SP) Eduardo Suplicy. Acontece que na reunião do diretório, para organizar o evento, Wagner Eckstein não apareceu, não deu as caras e nem mandou um zap justificando o chá de sumiço. Para bom entendedor, meia falta é quase um adeus.
PT, saudades?
Quem anda pra lá de queimado dentro do PT é Wanderley Bressan, que deixou a militância e hoje apoia a deputada tucana Analice Fernandes. Quer deixar um petista brabo em Taboão da Serra? É só elogiar o Bressan, o bicho pega!
De cara limpa
Apesar de ter virado persona non grata dentro do PT, Bressan anda arrancando suspiros de muitos tucanos. Em pouco tempo ao lado de Analice, o rapaz conquistou fãs que não poupam elogios a sua inteligência e poder de articulação.
Célebre frase
Do escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano: “Se caí era porque estava caminhando, e caminhar vale a pena mesmo que caias”.
Padoca
Anota aí, o empresário Adalberto Camelo inaugura no próximo dia 9, uma quinta-feira, mais uma Belas Artes em Taboão da Serra. A região do Pirajuçara recebe uma padaria de grife, pra lá de caprichada. A unidade irá funcionar na Kizaemon Takeuti, no antigo prédio do supermercado Faixa Azul. Essa é a terceira loja inaugurada por ele só neste ano na região.
Esquentando
Recentemente cortejado por parte dos vereadores da base do governo, o petista raiz, Professor Oderlan, recebeu os políticos em seu bar, o Manacá, no Jd. São Miguel. Apesar da visita, Oderlan garantiu que o encontro foi apenas “institucional” e que serviu “para discutir Taboão da Serra”. Para um amigo, jurou: “nunca faria parte desse governo”. Eita!
Previsão
Anota aí, em 2020 o PT terá candidatura própria a prefeito e o nome da vez é Oderlan.
Sangue novo
Ainda no lado esquerdo da força, o Psol de Taboão da Serra elegeu seu novo presidente. O jornalista Rodrigo Martins, que já desafinou seus textos aqui no Portal, foi eleito para levar a legenda de volta para o futuro. “Saiu o vovô Stan e entrou o meninão bonitão”, brincaram as esquerdalhas.
Articulação
Fernandes trabalha para aproximar aliados e até mesmo adversários em uma coalizão em torno do nome da deputada Analice Fernandes, que disputa a reeleição no próximo ano. O argumento principal para tal feito é um só: Analice é a deputada da região que viabiliza recursos e investimentos para a cidade, nada mais justo do que cacifar a reeleição dela.
Futuro
Apesar de conseguir trazer quase a totalidade de vereadores para a campanha de Analice, alguns parlamentares só conseguem enxergar a sucessão de 2020. Um assessor de Fernandes anda dando o recado: “em que calendário 2020 vem antes de 2018?”.
Declarados
Fernando Fernandes e Analice não escondem o jogo e já declararam publicamente o apoio a candidatura de Geraldo Alckmin a presidência da república.
Xadrez
Com já dito antes nessa coluna, até outubro de 2018 praticamente nada e nenhuma peça do xadrez político taboanense deve mudar de posição. Mas, porém, é certo que após os compromissos cumpridos, muitas mudanças irão acontecer.
Xadrez 2
Quem anda esquentando dos bastidores da política são três ex-vereadores, que estão conversando muito com o PTB. Arlete Silva anda articulando a chegada dos figurões para o partido.
Xadrez 3
Ainda falando de ex-vereadores, os nomes de Luis Lune, Maurício André, Macário e Elói andam em alta, apesar de afastados do dia a dia da política taboanense, seus nomes não saem da boca de dois pré-candidatos a sucessão.
Tapetão
Em campo o Cats fez, no início deste ano, um campeonato paulista irrepreensível, conseguindo bons resultados e se manteve na terceira divisão, mesmo lutando contra clubes tradicionais e poderosos do Estado. Agora vem a ducha de água fria: o conselho arbitral determinou que o campo do estádio José Feres tenha a mesma medida que o Pacaembu, que o Morumbi, que a Vila Belmiro…
Tapetão 2
Uma das penas para o Cats, caso não consiga ‘remendar’ o campo em duas semanas, é o rebaixamento, no tapetão, para a quarta divisão. Aos olhos da Federação Paulista de Futebol, parece que o que vale não é dentro de campo, mas o campo em si. Há anos a FPF vem prejudicando o Cats, é hora da diretoria criar coragem e dar um basta nesses desmandos de cartolas, munidos apenas de interesse, que nunca calçaram uma chuteira na vida, que fazem política ao invés de futebol.
Célebre frase
Do gênio Millôr Fernandes: “Se canalhice matasse ia ter muita gente botando quatro pontes de safena no caráter”.
Ascendente
Quem anda com a moral lá em cima é o ex-vereador Paulo Félix que retornou ao grupo de Fernandes depois de amargar quatro anos na oposição. A influência dele é tão grande que assessores próximos do prefeito já demonstraram insatisfação com a presença constante nas mesas de debate sobe os rumos do governo.
Biitinho
Mas, fala sério, como pode alguém ficar bravo com essa figura icônica de Taboão da Serra, ainda mais nesse momento, tão, tipo, Maluco Beleza?
Chupa…
Na última sessão da Câmara de Embu das Artes o nível do debate desceu a estaca zero. A discussão girava em torno da eleição dos conselheiros municipais de saúde, que, pasmem, são apoiados declaradamente pelos parlamentares, que buscam encaixar, ao seu bel prazer e interesse, peças no tabuleiro político.
… que é de uva!
Bom, até aí, a questão é ‘apenas’ moral e ética. Vá lá, palavras que nem sempre cabem na discussão política. Porém, o vereador do PT, Edvânio Mendes, recém-alçado a oposição, perdeu as estribeiras. Em se discurso se enfezou, disse que durante a eleição, foi xingado por assessores da situação. “A política não é pra vacilão… Um assessor de vereador gritou ‘chupa Edvânio’. Eu não chupei nada! Meus candidatos ganharam em todos os lugares, tô de alma lavada”.
Aportando
Depois de Inaugurar a Daiso Japan, o Shopping Taboão se prepara para a chegada de outra grande rede, a Livrarias Curitiba. A expectativa é que a mega loja seja inaugurada ainda em novembro.
Se liga
Outra novidade do Shopping Taboão é a esperada decoração de Natal, que neste ano terá como destaque os personagens do desenho Bob Esponja. A caprichada inauguração será revelada ao público já no dia 4 de novembro, às 11h. Todos os sábados, até 16 de dezembro, personagens como Patrick e Lula Molusco estarão no shopping para tirar fotos com a criançada.
Adiós
Aprígio já decidiu, vai deixar mesmo o PSD de Kassab. De olho nas eleições de 2018, pretende concorrer a um cargo de deputado. O PR, do manda chuva Antônio Carlos Magalhães, deve ser o destino. Detalhes separam o anúncio da sua filiação.
Mudo
O ex-vereador Olívio Nóbrega anda evitando falar publicamente sobre a situação de Aprígio no PR, prefere tratar o assunto internamente com um cacique do partido, que lhe garantiu poder absoluto nas decisões da legenda na região.
Célebre frase
Do escrito Victor Hugo: “Não imites nada nem ninguém. Um leão que copia um leão torna-se um macaco”.
Que balanço…
Quando assumiu a prefeitura de Itapecerica da Serra, em 2014, por cerca de 40 dias, Erlon Chaves foi acusado pelos seus detratores que ele não tinha “jogo de cintura”, que lhe faltava um “suingue a mais” para ser prefeito. Mas, aí surge um vídeo pra calar a boca de todos que não sabem o que falam… Está aí, Erlon Chaves mostrando ao que veio nesse mundo! Sobe o som, DJ!!
Anos 80 tudo de bom!!!
Posted by Confraria Nacionalista II on Wednesday, October 18, 2017
Zica
E parece que enterraram um sapo no plenário da Câmara de Embu das Artes. Essa nova legislatura registra uma série de vereadores que ficaram doentes, muitas vezes em estado grave. Na última terça-feira, dia 24, foi a vez do jovem Gerson Olegário ter um princípio de infarto. O presidente Hugo Prado, católico que só ele, bem que poderia mandar benzer a bagaça toda! Haja água benta!
Malandramente
No evento de encerramento do Outubro Rosa, o prefeito Fernando Fernandes fez um discurso em homenagem as mulheres. Em certo momento, começou a chamar as mulheres secretárias, esposas de vereadores, enfim, aquela média toda. Para contemplar o vice-prefeito Laércio Lopes, pediu para que a sua esposa, Vilma, fosse para frente do palco…
Malandramente 2
Louco por um holofote, Laércio foi junto com a esposa para ponta do palco, já até acenava para o público quando foi interrompido pelo prefeito: “você não, Laércio. Só sua esposa”. Rápido no gatilho, o vice mandou essa: “eu sei prefeito, como bom cavalheiro só vim trazer ela até aqui na frente”. E saiu de mansinho arrancando risadas.
50tão
Quem completou aniversário essa semana foi o vereador Moreira, que inexplicavelmente anda muito feliz para quem chega a casa dos cinquenta.
Abraços
E depois de meses fora do ar, a Em Off tem abraços acumulados. E são tantos leitores e amigos, que vamos mandando aos poucos nossas saudações a todos. E nossos abraços vão para Eduardo Rijo, para o sempre divertido Lelê, para a competente Dra. Raquel Zaicaner e para a secretária de assistência social, Arlete Silva.
Abraços e mais abraços
E tem mais. Abraços para os vereadores André Egydio, o homem do sorriso, e para Carlinhos do Leme, nossas saudações. Abraços para brava imprensa de Taboão da Serra, em nome do persistente Claysson Latorre, do jornal O Cidadão, nossa deferência a todos os profissionais da área. Abraços ao polêmico Santão, ao seriíssimo diretor da Cooperativa Vida Nova, Hélio Tristão e, pra encerrar, abraços para a habilidosa Sueli Amoedo, Coordenadora do Direito das Mulheres.
The End
Rapaziada, por hoje é só! Daqui a pouco tem mais.