Coluna Em Off conta os bastidores da política taboanense
Aqui e agora
Aêêê, bem no meio do turbilhão, com o circo pegando fogo, com a lama até o pescoço… a Em Off tá de volta! Eba, eba, eba! E pela volta da Casa da Pamonha na praça Nicola Vivilechio, pelo aumento do recheio da coxinha de camarão na La Ville, pela retirada do radar da Avenida Vida Nova, pelo fim do trânsito na BR, a Em Off vota SIMMMMM… ou não? Sei lá não vale?
Clima quente
Se a temperatura em Taboão anda gelada, o climão entre os vereadores promete esquentar a Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 14. É que o vereador Eduardo Lopes cumpriu o que prometeu na última sessão da CEI que investiga a Cooperativa Vida Nova e protocolou o pedido de cassação do mandato do seu colega, Luis Lune, por quebra de decoro parlamentar.
Clima quente 2
Na reunião da CEI do dia 8, Lune acusou Lopes de tentar “extorquir” Aprígio e disse que tinha provas do crime. As palavras de Lune azedaram de vez a relação entre base e oposição, que não deve acabar bem, não importa que rumo a história caminhe. Como dizia o ex-vereador Paulo Félix: “o sangue vai dar na canela”.
Clima quente 3
Alguns vereadores da base aliada ao governo Fernandes vão questionar Lune antes da sessão, querem saber o motivo porque não foi feito, na época da suposta extorsão, um Boletim de Ocorrência com a denúncia do crime.
Clima quente 4
Segundo apurou a coluna, uma das provas que Lune diz ter em mãos é o registro de entrada e saída da catraca do prédio comercial, onde está instalado o escritório da Cooperativa Vida Nova. O vereador Eduardo Lopes teria ido diversas vezes ao local, registrando inclusive sua foto nas visitas.
Clima quente 5
Para amigos, Lune garante que um político de Taboão da Serra presenciou os pedidos feitos por Lopes e será sua testemunha. O imbróglio todo ainda vai dar muito pano pra manga…
Pra pensar
De um funcionário da Câmara Municipal sobre os desdobramentos da CEI da Cooperativa: “CPI é assim, a gente nunca sabe até onde o melado vai escorrer…”.
Diplomatas
O Baile dos Namorados do Santuário Santa Terezinha sempre é palco para conversas políticas. A tradição vem de anos. E na última sexta-feira, dia 10, não foi diferente. Os pré-candidatos a prefeito, Fernando Fernandes e José Vicente Buscarini prestigiaram o evento e não tiveram como escapar da protocolar foto, insistência da imprensa…
Diplomatas 2
Tanto Buscarini como Fernandes fizeram questão de se cumprimentar com um longo abraço. A impressão que eles quiseram deixar foi clara: sabem que serão adversários, mas não inimigos. E ao lado das esposas posaram para a alegria dos jornalistas de plantão.
Foto de R$ 1 milhão??? Manda o boleto pra quem?
Diplomatas 3
Após o disparo dos flashes, Buscarini se aproximou de um jornalista e falou no seu ouvido: “essa foto vale um milhão”. E rindo concluiu, “só não pago porque não tenho essa bala”.
Invejinha?
O vereador Professor Moreira, que vai disputar as eleições ao lado de Aprígio, disparou ao ver a foto de Fernandes ao lado de Buscarini: “estão do mesmo lado, nós somos a verdadeira oposição”.
Empolgado
Buscarini estava empolgado com a sua volta à política taboanense. Afastado dos “gramados” desde 1996, quando pendurou as chuteiras, ele foi “muito bem recebido” pela população, como ele mesmo faz questão de espalhar por aí. Vicente está filiado no PV e promete levar adiante sua pré-candidatura.
Contra gosto
Um jornalista avesso a políticos foi surpreendido no Baile dos Namorados. Elegante, exibindo um ternico pra lá de estiloso, o troca letras passava próximo da mesa do prefeito quando foi chamado por Arlete Silva. Sem saber das intenções da secretária, foi até ela. Ficou surpreso com o pedido: Arlete queria que ele saísse em uma foto ao lado do prefeito e da deputada Analice Fernandes. Mesmo corado, o jornalista topou. No Facebook de Fernandes, foi a foto mais curtida do álbum da festa!
Ausências
Durante o baile muitas lideranças comentavam a ausência do ex-prefeito Evilásio Farias, figurinha sempre carimbada na festa. Aprígio e Alexandre Depieri também não compareceram no evento.
A volta dos que não foram
E pra quem acha que os partidos já definiram seus times para a disputa das eleições não sabe o que anda rolando nos bastidores. Olha essa, Eduardo Rijo está deixando o time de Aprígio para encarar a campanha ao lado de Fernando Fernandes. O vereador Carlinhos do Leme anda intermediando as conversas e ambos foram “flagrados” em uma animada conversa na semana passada, na padaria La Ville.
A volta dos que não foram 2
Rijo já anda afinando o discurso. A seu favor pesa o fato dele ser filiado no PSDB há anos, mesmo na oposição a Fernandes, do mesmo partido, nunca deixou a sigla: “Era um tucano sem ninho”, brincavam seus colegas. Mas, Rijo terá mais dificuldades do que facilidades… criador do movimento de oposição “Reaja Taboão” ele terá que, como ele mesmo já afirmou, “desdizer algumas coisas que disse”.
“Flagrados”
Carlinhos do Leme e Eduardo Rijo em conversa pra lá de tucana na La Ville… segredo vazou antes da hora.
Vai, vem ou tanto faz?
Quem também deve conversar com o governo é Batista, fiel escudeiro de Aprígio, filiado e pré-candidato a vereador pelo PEN, partido de Luzia Aprígio. Segundo amigos próximos, Batista estaria “descontente” e já teria marcado um café com assessores de Fernandes. Informalmente, Batista lembra que nas duas primeiras eleições de Analice Fernandes como deputada ele fazia parte do time que ajudou a elegê-la. Já tá pavimentando o caminho da volta?
Pá de cal
O ex-vereador Aprígio tratou de botar uma pá de cal nos boatos que ele poderia desistir de concorrer as eleições municipais. Na coletiva de imprensa na última quarta-feira, ele foi direto ao ponto: “Eu coloquei meu nome a disposição do partido e vou até o final. Eu não tenho problema nenhum de perder. Vou disputar a eleição e todo mundo disputa para ganhar”.
Sem volta
Na coletiva, Aprígio falou pela primeira vez com a imprensa sobre a abertura da CEI que investiga o suposto desdobro do terreno feito pela Cooperativa. Mas quem chamou a atenção mesmo na conversa com a imprensa foi a diretora Marilene Trappel, que vinha mantendo uma postura diplomática sobre o assunto. Desta vez a advogada bateu o pé e foi para o ataque.
Preconceito
Durante uma sessão da Câmara um jornalista chegou com uma bela e vistosa camisa rosa. Um colega brincou, disse que achava aquela cor “muito estranha” e que nunca usaria rosa… Sem perder a oportunidade, se saiu com essa: “A camisa não é rosa, é azul gaúcho”.
Sonho meu
O dentista Ronaldo Dias deve ser confirmado como o vice na chapa do PSB, que será encabeçada por Evilásio Farias. Ronaldo que estava no Rede deixou o partido e se filiou no PSB, para que o partido saia “puro”.
Distante
O Rede de Taboão da Serra anunciou oficialmente que não faz mais parte do grupo que conversava com outros partidos para lançar mais uma frente de oposição na cidade. O motivo foi um veto a qualquer composição com o PT.
Agora vai!
O PT de Taboão da Serra deve definir a sua estratégia para as eleições municipais no dia 18, às 16h, no sindicato dos metalúrgicos na Vila Iase. O partido busca uma coligação para tentar eleger pelo menos um vereador. Atualmente a petezada não tem nenhum representante na Câmara Municipal.
Conversas
O presidente do PMDB, Carlos Eduardo de Toledo, disse que o partido anda mantendo conversas com o PT, para uma possível coligação. A pergunta que não quer calar: mas quais pré-candidatos o PMDB tem pra barganhar qualquer coisa em Taboão da Serra?
Em breve
O empresário Ali Sati, que chegou a ser cotado para lançar candidatura própria a prefeito, irá declarar o seu apoio a reeleição de Fernando Fernandes. É questão de dias.
Poesia
O poeta Sérgio Vaz lança seu novo livro, Flores de Alvenaria, em Taboão da Serra no dia 23, a partir das 20h. E o coquetel de lançamento promete nomes de peso da música, literatura e jornalismo do país. É aguardar pra conferir.
Aleluia
Um dos prédios mais cobiçados da cidade, às margens da rodovia Régis Bittencourt, do ladinho do motel Vitara, que já abrigou uma loja de móveis e até o ano passado dava guarida para o Shopping Rota 116, foi finalmente alugado. Uma igreja evangélica irá se instalar no local. Como dizia o mestre Mário Henrique, sangue de Jesus tem poder!
Dona Nenê
Fernandes era só sorrisos após o evento do PSDB que reuniu uma multidão no domingo, dia 5, em prol de sua pré-candidatura. Feliz da vida, foi o próprio prefeito que chamou a imprensa para a coletiva. Sentindo-se em berço esplendido, não fez cara feia para responder nenhuma pergunta. Sobre a rebelião de quatro vereadores da base, que reclamaram publicamente da “falta de atenção” aos seus mandatos, Fernandes resumiu: “isso é briga de família”.
Lineu
Fernandes procurou minimizar as críticas e deu a entender que a rebeldia dos seus pupilos se deu após uma crise de ciúmes, uma ciumerinha básica, comum em véspera de eleição. “Quem é pai e tem mais de um filho sabe como é. Se você compra um tênis pra um, tem que comprar pro outro. E o outro vai achar que do outro é mais bonito. É uma família, as coisas são assim. E quando chegam as eleições as coisas se exacerbam”.
Bebel
Sem nenhuma pretensão de retaliar os vereadores, Fernandes recebeu as críticas de uma forma paternal: “Eu tenho 64 anos, quatro mandatos. Eu sou como um pai… nesse sentido eu governo como um pai. Sei relevar, passo a mão na cabeça, puxo a orelha quando tem que puxar… Mas no final da tudo certo”. E encerrou a entrevista respondendo a última pergunta: “não, não vai ter castigo”.
Agostinho
Apesar da rebeldia da última terça, o líder do governo, Eduardo Nóbrega (um dos que mais reclamou na tribuna e fora dela), estava ao lado de Fernandes em toda a coletiva e não titubeou: riu a cada resposta do prefeito. E o mais divertido é que ao seu lado estava o secretário de comunicação, Daniel Borges, que ouviu inúmeros “elogios” de Nóbrega na tribuna… Coisas da política? Claro que não, mas sim de Uma Grande Família! Mas essa família é muita unida…
Expectativa
Na mesma entrevista, Fernandes quase garantiu o nome de Laércio Lopes como seu vice na chapa que tentará a reeleição. “Por ora, o nosso vice é o vice [o atual, Laércio Lopes]. Nós temos um compromisso com o PTB. Primeiro, para mudarmos o vice teríamos que ter uma discussão com o PTB porque compromisso é para ser honrado e temos um compromisso com eles”. Enfim, disse mas não disse nada.
Previsão
Fernandes também disse que pretende realizar apenas uma convenção com todos os partidos que o apoiam. “Queremos levar de quatro a cinco mil pessoas, nosso grupo é muito forte”, disse. Ao ser questionado por um jornalista em que local caberia tanta gente, Fernandes segurou a língua: “Eu não posso contar, porque você conta pros outros”.
Confirmado
Apesar de não ser mais segredo pra ninguém, muito menos para a oposição, Fernandes já deu o desenho de suas coligações. O PSDB, com um time fortíssimo, vai sair puro, sozinho, sem nenhuma coligação. Já DEM do presidente Cido vai se coligar com o PPS, do vereador Marcos Paulo. O PTB de Joice Silva se juntará ao Solidariedade, de Ronaldo Onishi. E o PRB não vai coligar com ninguém… Outros dois partidos que já declararam apoio a Fernandes devem se coligar: o PSC e o PR, de Olívio Nóbrega.
Desconfirmado
Do outro lado, a oposição mantém suas coligações em tanto segredo que tem pré-candidato que nem imagina pra que lado seu partido vai. “A tática é confundir mesmo, quem sabe mesmo como serão as coligações são dois ou três. É que nem time antes de clássico, o que der pra esconder, tem que esconder”, disse um mentor da oposição.
Negociando
Voltou a ganhar força nesta semana o nome de Luis Lune como candidato a vice na chapa encabeçada por Aprígio. O nome do vereador do PCdoB é o preferido da cúpula do PSD, mas o ex-prefeito Buscarini, que resurgiu do ostracismo de mais de 16 anos na política taboanense, também está cotado para a vaga.
Padoca
Um membro da oposição ironizou o evento do PSDB de Taboão da Serra, que aconteceu no último domingo, e reuniu, segundo a organização, mais de 1.500 pessoas: “É a maior estufa do Brasil, 1.500 coxinhas juntos”.
Aquele abraço
Tanto tempo longe de vocês… É isso aí, a Em Off tá mais sinistra que a seleção brasileira… Mas, sem churumelas, querido leitor, nossos abraços vão para todos que sempre aguardam ansiosos a coluna atualizada. Abraços e mais abraços para o poeta Sérgio Vaz, que lança em breve mais um livro de poesias. Abraços também pro fotógrafo Ricardo Vaz, pra secretária Laura Fávero e para a jornalista Williana Lascaléia.
Mais abraços
E mais abraços para o querido Boy, para o vice-prefeito Laércio Lopes, para Adiana Barcellos, primeira dama do coração de Buscarini… abraços e mais abraços para o secretário de obras Rogério Balzano e para sempre vereador, Orlandino, que desejamos melhoras imediatas!
PS
Essa coluna é dedica a Roberto Coletti, ativista e cidadão que se dedicou a transformar Taboão da Serra em uma cidade melhor.