10 de fevereiro de 2009
A concorrida posse de Arlete Silva só serviu para que o PT ficasse de antenas mais ligadas ainda. Nos bastidores o partido vem se sentido preterido pelo prefeito Evilásio Farias. Alguns filiados chegam a afirmar que a legenda não tem nenhuma secretaria, apesar de comandar a Habitação e Obras.
Aposta
A petezada anda realmente inconformada. Sem a secretaria da Assistência Social, o partido agora mira na divisão de cultura e também na secretaria de manutenção.
Indicados
O partido quer Oderlan cuidando da cultura e espera por uma vaga para o ex-vereador Moreira, que ainda não foi convidado pelo prefeito Evilásio Farias para fazer parte do governo.
Para amigos mais próximos, Arlete Silva disse que não pretende entrar em conflito com o PT, pelo contrário. Durante a solenidade de posse, a secretaria fez questão de mencionar o nome da vice, professora Márcia, como um dos nomes, ao lado de Evilásio, que ela fará questão de carregar.
Vaselina 2
Arlete também tem minimizado o mal estar que sua nomeação provocou dentro do Partido dos Trabalhadores. Segundo ela, o prefeito Evilásio Farias “tem um carinho especial pelo PT”.
Vaselina 3
Para um jornalista, Arlete Silva abriu o coração e disse: “eu vim para somar, eu não vim para dividir. Nós viemos para ajudar a administração, que tem uma estrela, que é o prefeito Evilásio. Ele é a estrela e é para ele que eu vou trabalhar”.
Reciclagem
Arlete Silva, recém empossada secretária da Assistência Social, não conta para ninguém, mas a partir do dia 28, ela começa um curso de pós-graduação na FTS-Anhanguera. Formada em Direito, ela irá se especializar em Direito Público e Administração Governamental. “Temos que reclicar, né?”, disse a loira para um jornalista.
Jabá
Sobre a sua matricula na pós-graduação, Arlete Silva disse que ficou sabendo do curso através de uma matéria publicada no Portal O Taboanense. “Sou leitora assídua do site, li a matéria e decidi me inscrever”.
Cara de um…
Para quem é fã da série Lost, a dúvida ainda permanece no ar: será que o secretário de assuntos jurídico, Dr. Antônio Rodrigues, anda fazendo uma ponta no seriado? Cá entre nós, ele tá a cara do cientista amalucado Daniel Faraday. Não tá não?
Xerox: O da direita, Toninho, é secretário do prefeito Evilásio. O da esquerda, é galã em Nova Iorque
Falecimento
Morreu na última quinta-feira, dia 5, a mãe do vereador Aprígio. Dona Tercília Josefa da Silva, de 84 anos, estava doente há um ano. Em Mirador do Negrão, cidade natal do parlamentar, a prefeita decretou luto oficial pela morte da ilustre moradora.
Pretensões
Não estranhe, mas o PT de Taboão da Serra já tem pelo menos dois nomes para a disputa de uma vaga para deputado estadual. Tanto a vice, prof. Márcia, como o vereador Wagner Eckstein, querem ser candidatos.
Célebre frase
De H. Jackson Brown “a oportunidade dança com aqueles que já estão no salão”.
Adiantado
A polêmica da reforma ortográfica passou longe de Taboão da Serra. Porém, bem antes de entrar vigor, um jornal da cidade já tinha feito uma reforma ortográfica por conta própria. Explico: é que para o periódico tornou comum publicar “sargeta”, “estrupo” e “Evilázio”. Entendeu, papudo?
E tem mais
E duas novas regras da reforma ortográfica: mocreia perde o acento, mas continua feia. E jamais trema em cima da linguiça! Anotou aí?
Ainda não foi bem digerida a tentativa de suicídio de um funcionário da prefeitura que ameaçou se jogar do terceiro andar por não receber, há dois meses, sua cesta básica. Assessores do prefeito andam espalhando que tudo não passou de um teatro orquestrado pela oposição.
Imbróglio
Após o governo federal ter passado a concessão da Régis Bittencourt para a empresa espanhola OHL, o trânsito piorou muito na região central. É que a empresa passou a comandar o tempo dos semáforos e, claro, privilegia a fluidez na sua pista. O trânsito na rua do Tesouro está deixando muito taboanense revoltado com a situação.
Imbróglio 2
No último sábado, dia 7, a prefeitura resolveu cuidar da jardinagem dos canteiros centrais, próximo ao Extra. Para a surpresa de todos, a polícia rodoviária federal proibiu os agentes da prefeitura de trabalharem, pois no contrato de concessão a prefeitura fica impedida até de tirar as ervas daninhas que crescem sem parar entre as duas pistas. Tai, é aquela velha história, eu não faço e não deixo ninguém fazer.
Célebre frase
Do poeta e escritor americano Mark Twain: “daqui a alguns anos estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Solte as amarras! Afaste-se do porto seguro! Agarre o vento em suas velas! Explore! Sonhe! Descubra!”.
Prolongado
O prefeito Evilásio Farias assinou o decreto que determina ponto facultativo nas repartições da prefeitura devido ao aniversário da cidade e também ao carnaval. O funcionalismo sai de folga no dia 19, quinta-feira, e só volta a batina na outra quarta-feira, dia 25. Ah, depois do meio dia, porque ninguém é de ferro, né?
Data venia
Prestes a se formar advogada, a jornalista e diretora de unidades de saúde, Miriam Barcellos, da Gazeta do Taboão, nem pensa em largar o jornalismo. Para ela, a advocacia será um complemento para sua formação.
Landau
A Polícia Civil de Taboão da Serra estima gastar 93.600 litros de gasolina comum e 15.600 litros de álcool etílico hidratado durante os 365 dias de 2009. O Governo de São Paulo terá que desembolsar R$ 254 mil para manter as viaturas rodando pela cidade.
Mais um
Na última sexta-feira, dia 6, o prefeito Evilásio comemorou mais um aniversário. Ao lado de amigos, assessores mais próximos, familiares e um ou outro puxa-saco, Evilásio cantou parabéns na churrascaria Poncho Verde.
Coelhinho da Páscoa
Se a Páscoa é uma data de reflexão, esqueça. Pelo menos na montagem da Paixão de Cristo deste ano as coisas degringolaram de vez. Um racha entre a turma do teatro com a divisão de cultura fez muita gente antiga abandonar o barco, quer dizer, a peça. Os dissidentes apostam que nem mesmo o elenco completo a encenação deste ano vai conseguir apresentar.
Se essa moda pega
Na entrada da cidade de Cabaceiras, terra natal do estimado prefeito Evilásio, algum maluco mandou colocar um enorme letreiro onde se lê: Roliude Nordestina. É que a cidade é considerada a Meca do cinema nordestino, uma espécie de Hollywood da Caatinga. Penso eu, quando tempo vai levar para algum assessor com muito tempo livre ter uma idéia brilhante e fazer algo igual em Taboão da Serra?
Cabaceiras, cidade natal do prefeito: coisa de cinema!
Passou
A fase rebelde de Paulo Félix passou de vez. Prova disso é que ele resolveu raspar o cavanhaque. O bigode, sua marca mais do que registrada, voltou a brilhar solitário.
Passou 2
Muita gente anda dizendo que Paulo Félix está em uma fase “Paz e Amor”. E parece que a máxima é verdadeira. Sua indicação para a medalha 19 de Fevereiro será o ex-prefeito, e ferrenho adversário político, Armando Andrade. “Cheguei a falar que se um dia eu o cumprimentasse, queria que caísse um raio em mim, mas isso já passou. Estou em uma fase de reconciliação. Reconciliação comigo mesmo”, filosofou o tucano.
Passou 3
Paulo Félix também contou que ligou pessoalmente para Armando Andrade. Quando o ex-prefeito atendeu, perguntou quatro vezes quem estava do outro lado da linha. A ficha demorou a cair e Armandão deveria estar pensando que era outra provocação de Paulo Félix. “Realmente eu fiz uma oposição encarniçada contra ele”, conta brincando.
Passou 4
Ah, Armando Andrade aceitou a homenagem. Parece que o ex-prefeito também está em uma fase “Paz e Amor”, né não?
Mais homenagens
Além de Armando Andrade, outros dois ex-prefeitos deverão ser homenageados na sessão solene que comemora os 50 anos da cidade. José Vicente Buscarini e Ary Dáu receberão o título de Cidadão Taboanenense.
Confirmada
O presidente da Câmara, José Luis Elói, confirmou nesta semana a data da sessão solene. Será na terça-feira, dia 17, às 19h no Cemur.
Vinagre
A festa de 50 anos de Taboão da Serra vai ter uma comemoração bem chinfrim. A grande atração que a prefeitura sonhava em trazer, Rio Negro e Solimões, não fechou contrato e já foi descartada. Para quem queria um showzão, terá que se contente com a bateria da escola de samba Vai-Vai. Viu, Viu?
Hora extra
O prefeito Evilásio Farias reserva pelo menos uma noite, a cada 15 dias, para cuidar da barba e do cabelo. O cabeleireiro de confiança Valdir anda preocupado com os horários do prefeito, ele sempre chega depois das 22h e não sai do salão antes das 23h.
Evilásio dando um “tapa” na cabeleira
Grana extra
A prefeitura deverá solicitar um empréstimo junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de até R$ 3.962.400. A grana extra será destinada para o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão de Setores Sociais Básicos. Quem está intermediando o empréstimo é a Caixa Econômica Federal.
Célebre frase
De Ed Howe: “quando um homem diz: ‘O dinheiro compra tudo’, a coisa fica clara: ele não tem dinheiro”.
Tem, mas acabou
Macacada, até semana que vem!