Coluna Em Off, editada no dia 7 de abril de 2010
Por água abaixo
A candidatura de Maruzan Corado ao Congresso Nacional naufragou. O pupilo de Evilásio Farias, que seria o candidato apoiado pela administração, repensou e decidiu adiar seu projeto político. Para amigos, Maruzan confessou que estava disposto a encarar a disputa. O que pesou pela desistência é que ele teria que deixar o governo e largar mão da tarefa de modernização da administração, meta que persegue desde 2007.
Novidade
Apesar da desistência, Maruzan garante que o PSB terá candidatos da cidade a deputado estadual e federal. Dois nomes estão sendo cogitados pelo partido e devem receber o aval do prefeito Evilásio ainda em abril. Especulasse que os vereadores Arnaldinho e Alexandre Depieri sejam os escolhidos para encarar essa bomba.
Apoio
Maruzan também garantiu que o deputado estadual Marco Porta, que também é do PSB, terá o apoio da legenda na cidade. Portanto, o prefeito Evilásio deverá apoiar pelo menos dois candidatos a deputado estadual.
Apoio 2
Quem também tenta busca o apoio de Evilásio Farias é a deputada federal Luiza Erundina. O prefeito deverá pedir uns votinhos para sua colega socialista.
Parabéns
Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em todo Brasil neste dia 7 de abril, as “célebres frases” desta semana são todas relacionadas a imprensa.
Célebre frase
Do escritor e jornalista austríaco Karl Kraus: “O que a sífilis poupou será devastado pela imprensa”.
De volta para o futuro
O ex-prefeito Buscarini anda mais feliz do que pinto no lixo. Disse para amigos que a vontade de concorrer a um cargo público voltou e que pelas conversas que anda tendo, sente que seu nome ainda é forte em toda a cidade. Buscarini deixou a prefeitura em 1997, ou seja, há mais de 13 anos. Apesar desse vácuo político, afirma que muita gente diz sentir saudades de sua administração.
Atualmente filiado no PSL, Buscarini já anda conversando com diversas lideranças políticas de Taboão da Serra. Na semana passada, jantou com o vereador Aprígio, que também não esconde de ninguém a vontade de se candidatar a prefeitura em 2012. Quem acompanhou o encontro disse que surgiu “uma forte sinergia” entre os dois.
Buscarini vem ensaiando sua volta na política taboanense desde 2000, quando saiu candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Luis Lune. Em 2008, seu nome foi cogitado como vice de Fernando Fernandes, mas a parceria morreu na mesa de um restaurante no Morumbi. Agora, Buscarini está mais decidido do que nunca e deve se lançar a algum cargo e para isso já anda se articulando politicamente.
De volta para o futuro 4
Quem também anda se movimentando, buscando apoio para Buscarini, é o seu fiel escudeiro Betinho, presidente do PSL. Onde vai, faz questão de lembrar das qualidades do ex-prefeito. Clayson Latotrre, do Jornal O Cidadão, também é uma das lideranças que encabeça o movimento pró-Buscarini. Ambos estiveram no jantar com o vereador Aprígio.
Rumo a Assembléia?
Um assessor muito próximo do prefeito Evilásio Farias jura de pé juntos que Aprígio será candidato a deputado estadual.
Célebre frase
Do político Americano Adlai Stevenson: “Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo – e publica o joio”.
Um estranho no ninho
Como prometemos na última coluna, vamos revelar os bastidores da visita de Geraldo Alckmin à Etec do Embu. Chico Brito, petista vermelhaço, parecia perdido ao lado de tanto tucano. De um lado Analice, do outro Fernando Fernandes e, claro, Alckmin, além dos assessores. Um jornalista sacana perguntou: “Tá perdido, Chico?”. Com uma sagacidade incrível para um político e esbanjando bom humor e simpática, o prefeito se saiu com essa: “Não, estou muito à vontade”. Gente fina é isso.
Cotovelada
Analice Fernandes era só sorrisos. Até que apareceu o deputado Said Mourad que começou a dividir os flashes das dezenas de fotógrafos que cobriam o evento. Rápida, esperta, Analice grudou em Alckmin e deixou bem claro: quem mandava ali era ela. E ponto final.
A mulher é o cara
O vereador Olívio Nóbrega está diante de um dilema. Ele vem mantendo conversas com o Governo Estadual para a implantação de mais uma delegacia em Taboão da Serra e acabou estreitando os laços com os assessores de José Serra, candidatíssimo a presidência. Acontece que o seu partido, o PR, já fechou questão e vai apoiar a Dilma.
A mulher é o cara 2
Olívio Nóbrega desfruta de grande prestígio no PR, e é amigo pessoal do deputado federal Valdemar da Costa Neto, que pediu pessoalmente ao parlamentar o apoio a Dilma. Segundo Olívio, a decisão já está tomada: “estou em um time e time é time”. Até para um entendedor médio, a explicação já diz tudo.
Dança das cadeiras
Mesmo faltando muito tempo para as próximas eleições municipais, as especulações já começaram. O sempre calmo e nada polêmico Celsinho deve deixar o PTB. Recebeu um convite do PSC para integrar o novo time que a legenda sonha em montar na cidade.
Dança das cadeiras 2
Por outro lado o PTB anda se reforçando. Depois da filiação dos empresários Laércio Lopes, Zé da Lotesp e Amir Javarini, o partido ganhou a força de outro empresário. Apesar de já ter assinado a ficha em segredo há alguns meses, o empresário Márcio, da auto escola que leva seu nome, passou a engrossar as trincheiras petebistas, mas não havia divulgado nada pra ninguém. Arlete Silva, presidente da legenda, não confirma (e também não nega), mas o PTB se prepara para lançar candidatura própria em 2012.
Explicação moderna
Um leitor da Coluna Em Off manda uma conversa travada por ele e por seu filho de quatro anos. O garoto perguntou: “Pai, como é que eu nasci?”. E o nosso querido leitor, buscou a forma mais moderna para explicar: “Eu e sua mãe nos conhecemos e nos encontramos num chat desses da Net, que existem para se conversar. O papai marcou uma interface com a mamãe num cybercafé e acabamos plugados no banheiro. A seguir, a mamãe fez uns downloads no joy stick do papai, e quando estava tudo pronto para a transferência de arquivo, descobrimos que não havia qualquer tipo de firewall conosco. Como era tarde demais para dar o Esc, papai acabou fazendo o upload de qualquer jeito com a mamãe. Nove meses depois, o vírus apareceu”.
Célebre frase
Do jornalista Marcos Losekan: “Alguns jornalistas são filhos da pauta”.
Apesar das comemorações (há o que comemorar?) pálidas do Dia dos jornalistas, com as novas regras que dispensam o diploma para o exercício da profissão de jornalista, tememos que um dia ainda veremos cenas como essa aí, logo abaixo. Jesus, apaga a luz!
E a educação, ó!
Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Olívio Nóbrega pediu um minuto de silêncio em memória do jornalista Armando Nogueira. Alguns moradores que acompanhavam a sessão deram um show de falta de educação. Alguns permaneceram sentados e outros continuavam falando no celular, mesmo com o silêncio que tentava reinar no plenário.
Carlos Andrade estava inspirado na terça-feira. O vereador subiu na tribuna para criticar o PAC do Governo Lula, que acaba de lançar a segunda fase do programa de crescimento. Ele reclamava que as verbas para infra-estrutura não chegaram para Taboão da Serra. “Que seja PAC 1, PAC 2 ou qualquer paquidérmio. O importante é o dinheiro chegar”, afirmou.
A audiência pública da educação no último dia 31, contou com a presença do assessor da reitoria da Unifesp, conhecido como Cazuza. Já no meio da reunião, dois jovens chegaram na Câmara com o panfleto convite na mão. Eles perguntavam se teria um show com músicas do cantor morto.
Querido ouvinte
Tem mais uma sobre o Celsinho e essa ninguém sabia. Ela anda fazendo uns freelas em um programa evangélico da Musical FM (105,7). De segunda a sexta-feira, o empresário Ney Santos e o deputado Lelis Trajano mantêm uma programação de mais de uma hora na rádio. O curioso é que Celsinho entra ao vivo nas transmissões dando pitacos e lendo e-mails enviados para os apresentadores. Aleluia, né não?
Separados no berço
Um dos novos proprietários do “Portuga”, o mítico bar que fica na esquina da Praça Nicola Vivilechio, em frente ao Cemur, ganhou o carinhoso apelido de Marquinhos. É que o Gaúcho é a cara do meia-atacante da seleção santista. Vê só, quando alguém pede uma cerveja, ele manda ela de trivela para a mesa, só pra ficar mais parecido ainda com o craque do Peixe (que vai ser campeão).
Marketing
A empresa mais fechada de Taboão da Serra, a viação Pirajuçara, finalmente saiu do ovo. Tentando melhorar sua imagem, publicou dezenas de outdoores por toda a cidade, dizendo que como Taboão é uma empresa que não para de crescer. Uma boa sugestão? Mandar limpar os ônibus, aumentar o número de carros na rua e um atendimento mais simpático é o melhor marketing que uma empresa de transporte público pode ter.
Game Over
Acabou a brincadeira. Seis meses depois de terem sido proibidos de circular em Taboão da Serra, os perueiros já mostram sinais de desgaste. A sede da Coopertab, onde funcionava um posto de gasolina, um lava-rápido, além da parte administrativa e de venda de passes, está pra lá de endividada. O dono do local já pediu o despejo. Os cooperados devem deixar o local ainda em abril.
Às escuras
Dia desses, a vice-prefeita, professora Márcia, chamou alguns perueiros para uma reunião. Animados, pensaram que ela daria alguma boa notícia sobre a licitação que ainda não tem uma definição. Ao chegarem ao encontro, os perueiros tomaram um susto. Professora Márcia tinha chamado os cooperados exatamente para saber como anda a licitação.
Célebre frase
Do advogado Rui Celso Reali: “A liberdade de imprensa é irmã siamesa da democracia. Uma sem a outra não vive”.
She Bangs
Depois que Rick Martin saiu do armário e assumiu ser menina-moça, alguns jornalistas da cidade, machistas de doer, foram para um bar, comemorar. Um deles disse: “é a vingança dos ‘barrigudus’” e outro foi com uma camiseta: “eu já sabia”. Um dono de jornal pensou em estampar a notícia na capa do jornal. Exagero, né? Beira a viadagem.
Falando em armário…
Uma ótima oportunidade para os taboanenses que ainda são enrustidos seguirem os passos de Rick Martin é a festa promovida pela Ong Gay Diversitas. O evento, que acontece no Cemur, será um ato de apoio da comunidade LGBT de Taboão da Serra ao projeto que criminaliza a homofobia em todo o território brasileiro. A entrada custa apenas R$ 3,00. Mais informações pelos telefones: 9239-9687e 4788-9312.
Vendas
A forte indústria moveleira de Taboão da Serra anda comemorando: em abril o armário teve grande saída. Ok, piadinha machista… Não resistimos, sorry!
Célebre frase
Do jornalista Narciso Kalili: “Repórter na redação, que não gosta de rua, de gente, da vida, é como trapezista com medo de altura: não funciona”.
Fogo amigo
No final da audiência pública sobre educação, promovida pela Câmara Municipal, o presidente da comissão, vereador Cido, foi agradecer a presença de todos. Ao elogiar a presença do professor Ordelan, o parlamentar se empolgou: “obrigado pela participação. Você um forte candidato a ser nosso secretário de educação”. Sem graça e meio constrangido, Oderlan se saiu com essa: “Poxa, Cido. Assim você me derruba”.
Lixarada
A Operação Cata Bagulho, promovida pela Prefeitura de Taboão da Serra e coordenada pelo elegante Carlos Senna, foi um sucesso. Em três sábado foram recolhidos 131 caminhões de entulho em 24 bairros percorridos. Ao todo, a prefeitura recolheu 106 sofás, 11 geladeiras, 9 fogões, 34 televisores, 29 mesas, 23 armários, 78 colchões e 24 aparelhos de som. Tudo isso vai pro lixo, porque o estado de conservação está um nojo só.
Jabá
Olha, o Portal O Taboanense anda bombando também no Twitter. Para nos seguir é simples: http://twitter.com/otaboanense. Pelo micro-blog você fica sabendo tudo o que acontece em Taboão da Serra antes de todo mundo.
Célebre frase
Do escritor argentino Jorge Luis Borges: “Para a imprensa o agora é o ápice do tempo”.
Fiéis
Um montão de gente reclamou que na última edição não publicamos os nomes de todos os nossos fiéis leitores. Calma, com o tempo a gente publica todo mundo. Magrão, assessor de primeira, disse que lê todos os dias a mesma coluna esperando ser citado, então está aí. A colunista mais lida da cidade, Leonor Lachi, também é fã da Em Off, assim como o Manoel Rocha, o bonitão do um Novo Jornal. O jornalista Cesário Oliveira, exemplo de elegância e humildade, também lê. Os secretários Luis Lune, do Esporte e Arlete Silva, da Assistência Social, também não vacilam, e se mantêm por dentro do que rola na cidade lendo a nossa coluna. Para todos eles, nosso muitíssimo obrigado pela audiência e fidelidade!
Macacada, na semana que vem tem mais. Segura a peruca!