Coluna Em Off: os bastidores do rompimento entre Aprígio e Buscarini
Curtinha
Ah, essa Em Off deveria ter pelo menos 10 laudas… Mas, pra você que quer saber os bastidores do rompimento entre o prefeito Aprígio e o vice Buscarini, vamos publicar agora o que conseguimos apurar nessa segunda-feira que mudou o cenário político de Taboão da Serra.
Fogo na peruca
É, quem diria que a política taboanense iria de 0 a 100 em menos de uma semana. Na terça-feira passada a saída de Wanderley Bressan do grupo da família Fernandes já deu o que falar, mas o rompimento (de novo) entre Aprígio e Buscarini com certeza irá render muitas notinhas e novas colunas.
Vem aí
Falando no novo vereador de Taboão da Serra, Bressan concedeu uma longa entrevista ao Portal O Taboanense em vídeo. Ela vai ao ar nessa quarta-feira, dia 22.
Segredo
O prefeito Aprígio disse a essa coluna que vem “matutando” por 90 dias a situação com Buscarini e que sua decisão foi mantida em sigilo até a hora da conversa com o vice, que aconteceu na frente de 12 vereadores. O rompimento surpreendeu até mesmo o alto escalão da administração. Nem mesmo sua esposa, Luzia Aprígio, sabia da decisão.
Segredo 2
Segundo Aprígio, a decisão de romper veio após ele ter recebido informações que Buscarini estaria armando para “tomar” sua cadeira. Aprígio garante que além das informações recebidas, algumas atitudes do seu vice, que passaram a bater com o que ouviu, o fizeram tomar a decisão.
Sangue nos olhos
Durante a coletiva Aprígio se mostrou irredutível na sua decisão de romper com Buscarini. Em certo momento chegou a chamar o ex-aliado de “inimigo político”, mesma alcunha que usa para se referir ao ex-prefeito Fernando Fernandes.
Climão
Para se ter ideia do clima que ficou durante a conversa no gabinete, Buscarini argumentava com Aprígio sobre a decisão, quando pediu ao prefeito que o olhasse nos olhos. Aprígio se saiu com essa: “pra que? Eu tenho dois ouvidos, estou te escutando muito bem”.
Célebre frase
De autor desconhecido: “A expectativa é a mãe da frustração”.
Sem perdão
Aprígio decidiu que não irá manter no governo nenhum cargo indicado por Buscarini. Alguns cargos do baixo clero já foram avisados que não precisam voltar a bater ponto nesta terça-feira. Betinho Buscarini, secretário de planejamento, e Magrão, seu adjunto, terão o mesmo caminho dos colegas. Josué, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico também está na mira.
Aluga-se
No final da tarde Aprígio teria mandado que a sala de Buscarini fosse totalmente esvaziada. O espaço ficará vago nos próximos dias, mas já tem muita gente de olho no local.
Piada pronta
Um jornalista que aguardava a coletiva foi até a sala de Buscarini para colher algumas informações preliminares. Ao chegar ao local onde o vice despachava, deu de cara com o capacho aí debaixo.
Insatisfação
Apesar de não ser o motivo principal da desavença de Aprígio, uma atitude que o incomodava muito era Buscarini dizer que o PSD, seu partido, não era valorizado no governo. Em uma reunião esvaziada no começo da noite da segunda-feira no gabinete, Aprígio dizia que “não se conformava” com essa posição, uma vez que a legenda tem (ou tinha) quatro secretários: Adriana Barcellos, Alexandre Depieri, Wagner Eckstein e Binho, além de três adjuntos.
Quer de volta
Aprígio irá começar nessa terça-feira os contatos para trazer de volta o PSD para as mãos de Alexandre Depieri, que foi presidente do partido durante anos. Atualmente Adriana Barcellos, esposa de Buscarini, é a comandante da legenda em Taboão da Serra.
Sem interrupção
Aprígio garantiu para essa coluna que a sub-prefeitura do Pirajuçara, antigo sonho de Buscarini, será criada apesar do rompimento. Claro, outro nome irá ocupar a vaga. O local já está definido, será em um prédio na Kizaemon Takeuti, próximo ao ginásio Zé do Feijão. Ah, ali também irá funcionar uma nova unidade do Atende, mas tudo isso só em 2022.
Célebre frase
Do letrista Humberto Gessinger, Engenheiros do Hawaii: “Não procure paz onde paz não há, não procure alguém onde não há ninguém, não procure o céu azul no mar vermelho, não procure outras pessoas no espelho”.
Renascimento
O ACA (Alto Conselho Aprigiano) tentava entender, até o final da noite, a decisão de Aprígio. Um dos membros soltou essa: “Está chegando a primavera, época de renovar, pode ser um bom sinal”.
Mudança de posição
Um nome do governo fez uma avaliação sobre o rompimento partindo, desta vez, de Aprígio: “Ele estava sempre na defensiva, até pelo seu jeito, agora ele partiu para a ofensiva”. É, nessa ele acertou.
De volta…
Único vereador que não estava presente na reunião foi André Egydio, que teve algumas rusgas com o governo. Na semana passada, ele anunciou que estaria voltando a base aliada após 30 dias de “férias”. Tudo indica que nos próximos dias ele volte a fazer parte do governo.
Novidade
A prefeitura de Taboão da Serra prepara a troca das placas de rua de toda a cidade. Um modelo mais moderno, com uma tecnologia reflexiva, deve ganhar os bairros nos próximos meses. O anúncio oficial será feito pelo prefeito Aprígio, mas a Em Off já flagrou o novo modelo que (deve ser) aprovado em breve.
Célebre frase
Da sabedoria popular: “O cupinzeiro está dividido sobre qual dos tamanduás apoiará na eleição de hoje”.
Ligeiro
O secretário de manutenção, Eduardo Nóbrega, discursava no posse do novo vereador Wanderley Bressan quando passou a elogiar Junior Eckstein, secretário de finanças e homem forte do governo. Ao procurar o colega, foi avisado que Junior teria saído para fumar:
– “Bressan, talvez esse seja o único defeito desse grande secretário”, disse Nóbrega, exagerando. “Mas nós vamos ajudá-lo a parar”.
– “Mas eu também fumo”, interrompeu Bressan em meio a risadas do público.
– “Bom, então eu vou fazer os dois a largar o cigarro”.
Elogiado
Em seu discurso a vereadora Joice Silva disse que Bressan foi o melhor secretário de cultura que já passou por Taboão da Serra.
Tabelinha
No próximo dia 25 o Unidos do Morro fará um jogo comemorativo, já tradicional no mês de setembro, durante a sua festa. Escalados para o ataque estão os secretários de manutenção Eduardo Nóbrega (Taboão da Serra) e Daniel Bogalho (Embu das Artes). Os dois foram adversários nas eleições passadas.
Parabéns
A Papelaria Alves completa 50 anos, a mais tradicional de toda a região. As comemorações começam agora e se estendem até o ano que vem. E vem muita novidade por aí. Então, nossos parabéns e muitos anos de sucesso!
Abraços
Curtinha a Em Off desta semana, né não? Mas quem sabe não vem outra por aí? Logo logo. E nesta semana nossos efusivos abraços vão para o poeta Sérgio Vaz que se apresenta no 2º Festival de Arte e Cultura do Shopping Taboão nesta terça-feira, dia 21, às 19h. Abraços e mais abraços para Mariuche Ismerim, o publicitário Saulo Freitas e o jornalista Clayson Latorre. A todos nossos leitores, nosso cordial obrigado.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Nos vemos em breve.