Coluna Em Off: pré-campanha em Taboão da Serra ganha corpo e bastidores da política fervem
Fogo no parquinho: pré-candidaturas de Aprígio, Engenheiro Daniel e Fernando Fernandes tiveram grandes movimentações nos últimos dias
Ah, lelek, lek, lek
Aêêê, bem no meio do turbilhão, com o circo pegando fogo, com a lama até o pescoço… a Em Off tá de volta! Quentinha e cheinha de bastidores pra apimentar ainda mais o caldo que já está fervendo. Estavam com saudades? Nós também. Esteja você no olho do furacão, na ilha da fantasia, segura a peruca que lá vem a Em Off.
Começou
Demorou, mas a pré-campanha em Taboão da Serra finalmente começou. Os bastidores estão pegando fogo e até o fim da janela partidária muuuuitas novidades vão vir por aí. A Em Off conta tudo o que rola, desenrola e enrola de novo.
Um vice pra chamar de seu
O cargo de vice-prefeito está no foco de todas as disputas, com candidaturas bem consolidadas, o segundo cargo mais importante da cidade está em alta e nomes pipocam para todos os lados.
Aprígio
O atual prefeito de Taboão da Serra só tem uma certeza: o atual vice, Buscarini, está obviamente descartado. Surgem nomes e mais nomes, porém um assessor da ACA (Alta Cúpula Aprigiana) já deu a letra: “é hora de dar um aceno para a Câmara Municipal, tirar um vereador da disputa pelo Legislativo e trazer o time de volta a campo”.
Aprígio 2
O “aceno” seria convidar um vereador para ocupar o cargo de vice-prefeito na chapa de reeleição, uma forma de segurar parlamentares que andam descontentes. O presidente da Câmara Municipal, André Egydio ganhou força nesta semana, porém a ACA não descarta outras opções.
Aprígio 3
Uma das condições previstas seria que o vereador que pode ocupar a vaga de vice não lance nenhum nome ao Legislativo, principalmente parentes, abrindo a possibilidade de uma maior facilidade na reeleição dos atuais vereadores, além de contemplar o desejo dos candidatos do chamado “miolo”.
Aprígio 4
Nomes com dos ex-vereadores Olívio Nóbrega, Arlete Silva e Wagner Eckstein Pai ainda estão cotados, mas com muito menos força do que há 10 dias. Mas nada e ninguém está descartado no momento.
Aprígio 5
O deputado estadual Eduardo Nóbrega, que irá apoiar Aprígio, mantém o discurso que o candidato a vice deverá ser indicado pelo PSD por um acordo fechado com Kassab. Ou seja, independente de quem for o escolhido, deverá sair pela legenda do PSD.
Engenheiro Daniel
Outro nome forte na disputa da prefeitura de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel tem um leque enorme para escolher o nome que irá compor sua chapa. Muito se falou do atual vice, Buscarini e até mesmo do vereador Marcos Paulo, que declarou nos últimos dias apoio a Daniel. Porém o nome que vem ganhando força e simpatia é da deputada federal Ely Santos, irmã do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos.
Engenheiro Daniel 2
Assessores de Daniel juram que a decisão será tomada apenas no fim do processo de fechamento dos partidos. Buscar outro vereador da base para compor a chapa também segue no radar do grupo.
Fernando Fernandes
O ex-prefeito que sonha em voltar para seu quinto mandato é o que vem mantendo a maior descrição na escolha do vice. Ele aguarda possíveis e prováveis movimentações para dar o tiro certeiro e reforçar o time.
Fernando Fernandes 2
Mesmo jurando de pés juntos que não quer nenhum vereador disputando a eleição ao seu lado, pelo menos na disputa pela Câmara Municipal, alguns parlamentares da atual legislatura abriram conversas para uma possível chance de ocupar o cargo de vice ao lado de Fernandes.
Fernando Fernandes 3
O anúncio que o dentista Ronaldo Dias seria uma opção para a vaga de vice foi descartada por ele mesmo. “Não tenho cacife para isso”, disse a um jornalista. “Só estou ajudando”, confessou. Na campanha de 2012, Ronaldo Dias foi praticamente anunciado como vice de Fernandes, mas foi preterido na época por Laércio Lopes, o que causou mal estar entre ambos. Agora, seguem juntinhos na guerra que está por vir.
Acorda
E você, que está no mundo de Nárnia, anota aí, os pré-candidatos a prefeitura de Taboão da Serra já confirmados são: Aprígio (Podemos), Fernando Fernandes (PSDB), Engenheiro Daniel (Republicanos, mas leia a coluna até o fim), Nil Félix (Psol), Marcos Costa (Novo), Evilásio Farias (PSB), Najara Costa (sem partido) e Professor Moreira (sem partido).
Curtinha 1
Ainda sem revelar o partido, o ex-vereador Carlos Andrade promete lançar nos próximos dias sua pré-candidatura a prefeitura de Taboão da Serra. Um jornalista brincou: “é promessa ou ameaça?”.
Célebre frase
Da escritora Anaïs Nin: “Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”.
Selado
Atualmente no Republicanos, o pré-candidato Engenheiro Daniel deve deixar o partido em um acordo de uma composição regional. Ele irá disputar as eleições pelas fileiras do União Brasil.
Burburinho
Na semana passada a professora Nil Félix lançou sua pré-candidatura a prefeita de Taboão da Serra. Em um evento recheado de lideranças como Guilherme Boulos (pré-candidato a prefeito de São Paulo) e da deputada estadual Ediane Maria, ninguém roubou mais a atenção do que o ex-secretário de administração e ex-homem forte do governo Evilásio, Luis Antônio.
Burburinho 2
Dos políticos presentes, ninguém entendeu a presença de Luis Antônio no evento. Sem falar com a imprensa, causou furor sua aproximação com Nil e o ex-vereador Paulo Félix. Longe da política de Taboão da Serra há mais de 12 anos, sua presença levantou inúmeras conspirações. Para piorar, outro nome forte ligado a Evilásio, Marcos Vinícius, esteve no evento dando o ar da graça. Como diria o imortal colunista Mário Henrique: “sangue de Jesus tem poder”.
Burburinho 3
O ex-vereador Paulo Félix afirmou no evento que não será candidato a vereador. Recentemente ele deixou a presidência do PCdoB, que apoia Aprígio e irá se filiar ao Psol. Porém, nos bastidores, a informação é dada como natimorta. Se ele se recuperar dos problemas de visão, será sim candidato a vereador. Caso não tenha condições de saúde, sua esposa, Cida Félix, deverá ser lançada na disputa pelo cargo.
Curtinha 2
O atual presidente do Psol, o professor e sindicalista José Afonso ganhou uma nova alcunha: José Afonso Félix, graças ao apoio canino que vem dando a família do ex-vereador.
Curtinha 3
Quem deve assumir a presidência do PCdoB é o faz-tudo Érick Augusto Vaz, ponta firme do governo Aprígio.
Curtinha 4
O comunista e ex-ex-presidente do PCdoB, Toninho Gordurinha (com todo carinho) anunciou apoio a pré-candidatura de Fernando Fernandes, do PSDB. A política dá voltas, o mundo gira e a Lusitana roda (essa é antiga).
Curtinha 5
Falando de passado, Toninho foi o cidadão que mais apresentou pedidos de “impeachment” e afastamento quando Fernandes era prefeito de Taboão da Serra. Como ensinava o ex-prefeito Armando Andrade: “na política, até vaca voa”.
Curtinha 6
Olívio Nóbrega não é mais o presidente do Cidadania.
Curtinha 7
O vice-prefeito Buscarini, que atualmente apoia Engenheiro Daniel, confessou a essa coluna que em nenhum momento houve nenhuma briga, discussão ou mal entendido entre ambos. Sei!
Same vibes
Pesadelo de todo designer gráfico: a marca da casa do Pão de Queijo e a Medalha Laurita Ortega Mari
Célebre frase
Do poeta e filósofo libanês Khalil Gibran: “Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Quebra-cabeças
Na montagem dos partidos para a disputa das eleições proporcionais (leia Câmara Municipal) segue com força nos bastidores. O PT, que não crava nenhum vereador há dois mandatos, começa a se mexer e filiar novos nomes. A surpresa pode ser André Ribas, que vem namorando o partido. Confirmados estão Wagner Eckstein Pai (se não beliscar a vice), o coletivo Dinha e Carol, Professor Oderlan e talvez um secretário que já foi o PT e PSDB (sério) e hoje tem muita força no governo.
Quebra-cabeças 2
Fernando Fernandes arriscou e adotou uma tática interessantíssima. Disse, em vídeo público, que deseja renovação na Câmara Municipal e ao seu lado, nenhum dos atuais vereadores teriam espaço. Com isso ganhou o amor incondicional do miolo, daqueles que se sentem escada para os caciques da política taboanense.
Quebra-cabeças 3
Em poucos dias anunciou nomes de peso que estavam no governo Aprígio como Edson Helfstein, Donizete do Marabá, Dodô e Edna Trindade. A esperança é que novas lideranças acreditem no projeto de se elegerem em um partido sem grandes figurões, eternos puxadores de voto e façam a campanha decolar.
Cascou
Um dos assessores do prefeito Aprígio ironizou a montagem dos partidos de Engenheiro Daniel: “é como pão de padaria ruim, só tem casca, mas não tem miolo”.
Modus operandi
Até mesmo na tática de anunciar os novos apoios as pré-candidaturas de Fernando Fernandes e Engenheiro Daniel vem se diferenciando. Enquanto as lideranças que buscam Daniel fazem questão de procurar a imprensa para vazar os acordos, Fernandes aposta nas suas redes sociais.
Fight
Depois de passar quase dois anos apoiando o prefeito Aprígio, o pré-candidato a vereador Donizete do Marabá mudou de lado e anunciou apoio a Fernando Fernandes. Nesta quarta-feira, dia 13, os dois se encontraram em uma obra da prefeitura e foi um xingamento só, quase chegaram a via de fatos. A campanha promete ser quente.
Célebre provérbio
Da sabedoria árabe: “Os homens são como tapetes; às vezes precisam ser sacudidos”.
Separados no berço
O técnico Lisca Doido e o ex-vereador de Embu das Artes, Doda, que de doido não tem nada.
Mágoa
Ainda repercute a entrevista da vereadora Érica Franquini que deixou a base do governo Aprígio para apoiar Engenheiro Daniel. A parlamentar não poupou críticas aos principais secretários: Eckstein Junior, Mário de Freitas, Toninho e Olívio Nóbrega, foram só reclamações. Quem se safou das polêmicas foram apenas José Alberto Tarifa (Saúde) e Nilcio Regueira (Habitação).
Phebo
Sobre o secretário de governo, Érica definiu: “Mário de Freitas sempre foi meu amigo, mas é um sabonete… não atendia, não resolvia”.
Leão de Chácara
Já sobre José Vanderlei, responsável pelo Trânsito e Mobilidade Urbana, ela cravou: “Ele não atende, não responde whatsapp. Acho que não devia ser secretário de transporte, mas de segurança. 24 horas ao lado do Aprígio […] Vai almoçar o vereador não pode nem sentar ao lado do prefeito, que ele já está lá, não deixa chegar nem perto”.
Lozartana
Na entrevista icônica de Érica, ela disse que apoiar Aprígio estava fazendo mal para sua saúde. “Minha pressão estava alta, estava sofrendo muito com o governo. Agora que sai, minha pressão voltou ao normal”.
Amiguxos
Na mesma entrevista coletiva, Engenheiro Daniel, que atualmente é secretário de Ney Santos, disse que se pudesse, voltaria atrás nas suas falas durante a campanha, quando saiu candidato a prefeito com apoio de Fernandes em 2020. “Me arrependo de ter batido no Ney. Em 2020 bati muito no Ney, me arrependo. Depois que conheci ele, me arrependi e pedi desculpa para ele. Dizem que o Ney é um peso para o candidato, mas todos que ele apoiou aqui [Taboão da Serra], ganharam. 2016 Fernando ganhou, em 2020, Aprígio ganhou. Então espero que continue assim, que me dê a mesma sorte. Vou usar sim a imagem dele na minha campanha”.
O mundo capota
Quando Érica Franquini anunciou que deixaria o governo Aprígio, um dos motivos foi que o também pré-candidato a vereador, Gigante, estava “entrando” em sua área de atuação. O seu colega de Câmara, vereador Sandro Ayres, provocou e causou, na época, uma discussão enorme: “você tem um motivo gigante para sair do governo”, ironizou na sala de reuniões. Hoje, acreditem, os dois estão juntos, em um projeto “gigante” para Taboão da Serra.
Abraços
É meus amiguinhos, a Em Off chega ao fim. Voltamos em breve, muito em breve, já que o caldeirão da política está fervendo como um vulcão. Abraços para todos os nossos leitores fiéis, queridos e amados. Abraços para Everlan, o homem da multi-marcenaria. Abraços para Luis Rede Mídia Outdoor Navarro, o homem que mais ganha dinheiro com publicidade em Taboão da Serra.
Mais abraços
E abraços e mais abraços para os que cobram mais frequência da Coluna Em Off: Dr. Cândido Ribeiro “Fernandes”, ao procurador da TaboãoPrev Tomioka, ao querido Manoel Bady que completou 50ntão e a sempre simpática Marisa Reis “de Oliveira”. Abraços ao vereador Gallo, sempre atuante no esporte da cidade.
PS
Essa coluna é dedicada a linda Maria Eliza, filha da vereadora Joice Silva e do querido Fernando que desembarcou neste mundo louco nesta semana.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Na semana que vem tem mais.