Coluna Em Off revela a formação dos partidos para a eleição municipal de Taboão da Serra
Engenheiro Daniel fechou com o MDB na última terça-feira
Marcha no Progresso
Depois de uma temporada de mini-férias, com direito a estadia na embaixada da Hungria, a coluna Em Off está de volta. E como aqui nós somos homens e não ficamos mocozados com medo da PF tocar a campainha às seis da matina, vamos contar tudo. Segura a peruca que estamos chegando.
Vai e vem
Faltando menos de uma semana para o fechamento das frentes que irão apoiar os candidatos a prefeitura de Taboão da Serra, um enorme receio toma conta dos prefeituráveis. Acontece que os partidos estão trocando de lado, alterando a configuração e a montagem partidária. A loucura é tão grande que os pré-candidatos a prefeito evitam falar quem está do lado de quem.
Vai e vem 2
A Em Off coloca agora a situação momentânea de como estão as frentes. Claro, que fique bem explicado, amanhã tudo pode mudar. Nunca se viu tamanha preocupação com os partidos, uma situação inédita que não deve acabar no dia 6 de março, fim da janela partidária. Depois disso, será necessário abrir o guarda-chuva para nenhuma legenda ser “sugada” por cima.
Daniel
Engenheiro Daniel trabalha com precaução, prefere povoar os partidos que já tem nominatas na cidade, o que garante, pelo menos em tese, que não haverá mudanças. As legendas de confianças são o Republicanos, Agir, MDB e PP. Além desses, conta com os fiéis Solidariedade e União Brasil, partido que deverá disputar as eleições majoritárias.
Daniel 2
O MDB, que historicamente esteve sempre na mão de Ali Sati, aliado de Fernando Fernandes, fechou questão em uma reunião nesta terça-feira, dia 2, e será uma das principais legendas da sua (pré) candidatura. O partido pode indicar o vice, mas concorre com o Republicanos. E nele estarão filiados nomes importantes da política taboanense, entre eles a vereador Érica Franquini e o ex-vereador Professor Moreira.
Daniel 3
O MDB está umbilicalmente ligado a partir de agora com Engenheiro Daniel. A vereadora Érica Franquini será a presidente do partido em Taboão da Serra e o nome de André Egydio, que anunciou o rompimento com o governo Aprígio nesta quarta-feira, dia 4, está cotadíssimo para ser o futuro candidato a vice-prefeito na chapa, porém não pelo MDB, mas sim pelo Republicanos.
Aprígio
Já o atual prefeito Aprígio, que busca a reeleição com a força da máquina, tem fechado diversos partidos. A ACA (Alto Cúpula Aprigiano) não acredita em nenhuma debandada. Podemos, PSD, PL, PDT e a federação composta por PT, PV e PCdoB são a base sólida da pré-candidatura a reeleição. O PMB também aderiu ao governo.
Aprígio 2
E o prefeito Aprígio conseguiu o que ninguém poderia imaginar: o apoio do PL e PT na sua chapa. Aproveitando a onda do BolsoDória, já pode lançar as marcas BolsoPrígio e ApríLula que, os marqueteiros acreditam, irá dar certo. Taí, fica a dica de marketing. De graça.
Fernando
O ex-prefeito Fernando Fernandes é o que se mantém mais discreto na composição partidária e não revela quem são os partidos que o apóiam, nem mesmo sendo espremido por quatro jornalistas na última terça-feira, em um café com a imprensa local. Claro, PSDB (federação com o Cidadania) é o único que o time anunciado com pompas. Mas o PRD (ex-PTB), Mobiliza e PRTB deverão estar ao seu lado na campanha. O PMN também conversa com Fernandes.
Fernando 2
Nesta terça-feira, dia 2, seu grupo ganhou mais um apoio, o DC, que até então estava com Engenheiro Daniel. O presidente da sigla, Eymael, chegou a gravar um vídeo ao lado de Daniel, mas a decisão final pendeu para Fernandes. Trabalho de convencimento da deputada Analice Fernandes e da professora Mara Barros.
Nil Félix
Com uma campanha mais enxuta, após anunciar a ex-petista Dinha como sua vice, o partido deverá lançar apenas 14 candidatos a vereança, em uma federação com o Rede Sustentabilidade. O partido sonha com uma grande votação de legenda e um puxador de votos (alguém da família Félix) para finalmente fazer pelo menos uma cadeira no parlamento taboanense. Seria inédito.
Marcos Costa
O Novo nunca teve grande participação na política de Taboão da Serra, mas agora pretende deixar um legado. Marcos Costa mantém firmemente sua pré-candidatura e o partido deverá lançar candidatura solo nessas eleições.
Evilásio Farias
Após abrir mão de sua pré-candidatura, o ex-prefeito atendeu aos pedidos da executiva nacional e deve se lançar mais uma vez a prefeito da cidade. O PSB, que já foi o maior partido de Taboão da Serra, chegou a ensaiar apoio a Engenheiro Daniel, mas não vingou e deverá sair sozinho nas eleições municipais. A luta agora é rechear o partido com candidatos a vereador, tarefa difícil a poucos dias do fim da janela partidária.
Professor Marco Guerreiro
É a pré-candidatura mais recente e mais frágil, mas pode se firmar como opção para a esquerda de Taboão da Serra. Filiado ao PSTU, o visionário Marco Guerreiro luta para montar um time e manter o partido em evidência na cidade. Não é fácil, porém, vontade não falta para o ex-assessor de Professor Moreira, que justifica o sobrenome.
Célebre frase
Da poetisa Cecília Meireles: “Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve…”.
Jabá
E nesta quarta-feira, dia 3, às 20h, o Podcast do Portal O Taboanense, o Em Off Cast, entrevistou, ao vivo, o secretário de habitação, Nilcio Regueira, que explicou todo o projeto de intervenções na nova avenida. Tim tim por tim tim. Tudo bem esmiuçado. Tem interesse em saber como será essa drástica mudança no dia a dia de todo taboanense? Assiste aqui:
Seria beeeeeem legal você se inscrever no nosso canal, ativar o sininho para ser avisado de todas as lives da gente. Dá uma moral aí, pô!
Vice? Só depois do dia 6
Uma das maiores incógnitas dessa montagem partidária é o segundo cargo mais importante da cidade. A única confirmação é do Psol, a professora Nil Félix anunciou oficialmente o nome da ex-petista Dinha como sua pré-candidata a vice. Todas outras (pré) candidaturas estão em conversações, mas as variáveis já vazaram.
Vice
Fernando Fernandes aguarda a definição partidária, mas nomes como dos empresários Ali Sati e Ronaldo Dias seguem no radar. Já Engenheiro Daniel tem inúmeras possibilidades, a deputada federal Ely Santos foi cotada, e mesmo não descartada ainda, tem outras opções como o atual vice-prefeito Buscarini (rachado com Aprígio) e do vereador André Egydio que são nomes estudados pela frente.
Vice 2
O atual prefeito Aprígio tem várias opções, mas nada definido. O ex-vereador Olívio Nóbrega, pai do deputado estadual Eduardo Nóbrega, continua na briga. A ideia de acenar para a Câmara Municipal e escolher um vereador, está quase descartada. Uma mulher, jovem, seria o plano ideal, mas encontra resistência.
Vice 3
Já Evilásio Farias e Marcos Costa seguem negociando, sempre no maior sigilo. O recém-pré-candidato Professor Marco Guerreiro convidou o ex-vice de Fernando Fernandes, Laércio Lopes e espera uma posição para seguir sua campanha Quixotesca.
Variáveis
Uma das maiores preocupações dos “montadores” de partido é o número de cadeiras da Câmara Municipal para a próxima legislatura. Atualmente com 13 vereadores, Taboão da Serra pode, pela legislação, chegar até 21 parlamentares. Mas existem conversas para aumentar o número de representantes para 15, ou manter o número de 13. Outra opção é 17 vagas, mas essa está praticamente descartada.
Variáveis 2
O número de cadeiras é tão importante porque determina quantos candidatos a vereador cada partido poderá lançar. Por exemplo, na atual configuração, com 13 cadeiras, cada legenda pode lançar 13+1. Se passar para 15 vagas, serão 15+1. Mas, a principal mudança é a barreira do quociente eleitoral. Quanto mais cadeiras na Câmara Municipal, menor o número obrigatório de votos para se fazer um vereador.
Variáveis 3
Os atuais vereadores fazem contas e mais contas, mas todas só trazem um resultado: quanto menor o quociente eleitoral, mais os partidos pequenos serão beneficiados, que podem fazer uma cadeira nas primeiras sobras, mesmo se atingir o quociente. Viu, por isso que sua professora mandava você, pré-candidato, a estudar matemática no ensino básico.
Célebre frase
Do poeta taboanense Sérgio Vaz: “Não confunda briga com luta. Briga tem hora para acabar, luta é para uma vida inteira”.
A amizade é linda
Olha que registro histórico. Os dois atuais secretários de cultura juntos, sem inveja, sem ressentimentos. José Aparecido Alves, o Cido, que deixará o cargo no dia 5 e Wanderlei Bressan (preposto da Cultura até quando deixarem). Em Tempo, na segunda-feira, assume Joilson Guespires que irá comandar (parte) da Cultura. Aviso: a nota contém ironia.
Provocações
Durante o evento de municipalização da Rodovia Régis Bittencourt, Aprígio foi só provocações, a um adversário político, sem citar nomes, soltou essa: “Vou mostrar que eu não sei só construir prédio, mas avenida também. Já mora no meu prédio e vai andar na minha avenida”. Entendedores entenderão.
Vintage
No mesmo evento, quando soltaram um vídeo sobre a municipalização, ele entrou sem som. O cerimonialista, entregando sua idade, pediu: “por favor, dá pra rebobinar o vídeo?”.
Mobilidade
Aproveitando a deixa, os responsáveis pelo estudo e projeto da nova avenida Aprígio Bezerra da Silva já decidiram: terá uma moto-faixa e o limite de velocidade será 60 km por hora.
Pega pra capar
A montagem dos partidos segue desgastando os “jênios” da política. Nunca o miolo esteve tão alvoroçado, buscando chances reais de serem eleitos, em vez de servir de escada para os figurões da política taboanense. A conta não fecha, porém, além da matemática, só vai ganhar quem tiver o mais importante: voto. É o reconhecimento popular, e nada mais.
Pega pra capar 2
O boato que Wanderlei Bressan poderia deixar a base de governo e se filiar a um partido de oposição a Aprígio foi tratado como brincadeira por políticos importantes da cidade. Um dos mais importantes prefeituráveis soltou essa: “Ele não vai. Nunca. O que o Junior [Eckstein] fez por ele, nem eu faço pela minha mulher”.
Pega pra capar 3
Mesmo com a desfiliação de nomes tradicionais (Dinha e Geru), o PT, espera voltar a ter um representante na Câmara Municipal. Será uma das poucas frentes de Aprígio sem um vereador com mandato. Najara Costa (PCdoB, que faz parte da federação), Wagner Eckstein pai, Professor Oderlan e, sério, Binho da Saúde, irão compor a chapa.
Pega pra capar 4
Nas frentes desenhadas por Aprígio, o Podemos deverá ter três vereadores, além de um miolo “grosso” para a disputa. Todas as outras frentes (PSD, PL e PDT) terão dois vereadores por partido, acirrando a disputa na Câmara Municipal. Ao todo, nove dos atuais vereadores apóiam sua reeleição.
Pega pra capar 5
Fernando Fernandes deverá lançar pelo menos cinco frentes, dessas, três robustas, brigando para fazer pelo menos um vereador cada. Mantendo sua palavra, o ex-prefeito não terá nenhum vereador eleito encabeçando suas frentes e espera, até o dia 6, trazer mais algumas lideranças que estão, até agora, com outros adversários.
Pega pra capar 6
Já Engenheiro Daniel trabalha com sete ou oito partidos que estão sendo montados para que todos tenham chances de eleger cadeiras na Câmara Municipal. Quatro vereadores estarão ao seu lado: Sandro Ayres, Érica Franquini, Marcos Paulo e André Egydio. Além deles, nomes como dos ex-vereadores Luis Lune, Professor Moreira e Jonathan Noventa estão sendo escalados para a disputa. A Igreja Universal, que sempre teve representantes no legislativo de Taboão da Serra, e tem peso de “vereador eleito” estão sendo realocados nas suas frentes.
Pega pra capar 7
As outras candidaturas não possuem vereadores eleitos. Tanto Evilásio Farias, Professora Nil Félix, Marcos Costa e Professor Marcos Guerreiro montam suas frentes únicas sem candidatos que possuem mandatos. Todos prometem surpreender com nomes novos.
Pega pra capar 8
E um vereador que ainda não sabe que partido irá incorporar na próxima eleição fez um paródia da música Não Vou de Adaptar, do Titãs, aquela que diz “eu não caibo mais nas roupas que eu cabia… Eu não encho mais a casa de alegria (e por aí vai)”. A versão dele, cantada para amigos, na última sessão, era assim:
“Eu não caibo mais no partido que eu cabia,
Eu não encho mais minha legenda de alegria
Todos se filiaram, enquanto eu dormia
E o prefeito que eu queria bem, me esquecia…”
Sucesso total, todo mundo cantou junto. Alguns assessores choraram! Muita emoção, né?
Célebre frase
De Belchior, maior compositor brasileiro: “No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais”.
Adeus, PT
A saída de Dinha e Geru, filiados históricos do PT de Taboão da Serra, foi revelado pelo Blog do Toledo na semana passada e causou uma implosão dentro do partido. Até mesmo Professor Oderlan, sempre simpático, pegou pesado com o furo de reportagem, tentando desmentir a publicação.
Adeus, PT 2
Dinha foi ser (pré) vice na chapa de Nil Félix. Já Geru, que estava filiada há 44 anos no PT, deixou o partido por divergências internas. “Nossa principal divergência foi a possível adesão do partido ao governo Aprígo por vários motivos que nos levaram a entender que esse governo não nos representa”, disparou em entrevista a essa coluna.
Adeus, PT 3
Geru desmentiu que houve desentendimentos com a direção do partido e explicou que a sua saída foi natural por motivos de posicionamento político. “A pré-candidatura da Nil Felix e agora composta com a pré-candidatura da Dinha Sousa é a única chapa realmente de esquerda e com o compromisso com os movimentos sociais e surge como alternativa de poder depois de mais de 60 anos que nossa cidade é governada por homens e que nunca esteve a serviço do nosso povo taboanense”.
Célebre frase (outra)
Do poeta Lau Siqueira: “Dentro de mim morreram muitos tigres. Os que ficaram, no entanto, são livres”.
Paixão
Sem dúvida nenhuma, a encenação da Paixão de Cristo deste ano foi a mais bonita (opinião do editor) da história desse evento que é o maior e mais tradicional de Taboão da Serra. Vamos aqui fazer pequenos recortes, com todo respeito, com nosso humor peculiar, mas que roubaram a cena no último dia 29.
Cristo São Paulino
O talentoso Cido Júnior, que interpretou pela segunda vez o papel mais importante do espetáculo, Jesus Cristo (claro), ganhou aplausos quando era chibatado pelos soldados romanos. Mas acontece que em um dos seus bicípites estava estampada uma tatuagem enorme do escudo do São Paulo Futebol Clube. Até agora o time de Jesus era um segredo, mas foi revelado no ato. Quando foi crucificado, um pano escondia a tatuagem. Se fosse do Santos, maior time da terra, a gente até apoiava. Mas logo do SPFC? Poxa, pegou pesado.
Acorda Landiva
O enorme telão de led que mudou a concepção do espetáculo foi um dos charmes da encenação. Porém, poderia ter sido usado a favor do governo. Quando a filha de Herodias dançava diante de todos, poderia fazer um pedido, qualquer um. E foi (olha o spoiler): a cabeça de João Batista em uma bandeja de prata. Nesse momento, trazendo o contexto para Taboão da Serra, ela deveria ter pedido a municipalização da Régis Bittencourt. Pausa dramática e no telão poderia ter aparecido: “A BR é Nossa”. Seria mais um ponto pro governo. Faltou marketing. Calma gente, sem cancelamento. É brincadeira. Foi tudo lindo.
Sósia
Um dos atores da Paixão, ao entrar em cena pela primeira vez, arrancou aplausos efusivos da população. Muitos cantaram “Oh chicleteiro eu, Chicleteira ela, Oh chicleteiro eu, Chicleteira ela, Oh chicleteiro eu, Chicleteira ela, Libera, libera, libera, libera” pensando que se tratava do cantor Bell Marques. Mas não, era apenas uma feliz coincidência de dois grandes artistas.
Célebre frase
Do poeta russo Anton Tchekhov: “Nada une tão fortemente como o ódio – nem o amor, nem a amizade, nem a admiração”.
Abraços
É isso aí amiguinhos, nossa coluna chega ao fim mais uma vez. Cheios de garra, porque amanhã, redobrada a força, pra cima que não cessa, há de vingar… Abraços queridíssimos para a Dama de Ferro da Imprensa Taboanense Dona Miriam Barcellos, ao vereador e presidente da Câmara Municipal André “todo” Sorriso e ao Betinho Sumido Buscarini (pode usar essa alcunha ainda?).
Mais abraços
Abraços efusivos para a linda e radiante Arlete Silva, ao vereador “ciumento” Anderson Nóbrega, que sempre defende o esporte da cidade (paga a breja). Abraços ao amigão Jorge “Fernandes” Gomes, cinegrafista e videomaker de primeira, que nos “trai” lá na TV Taboão em Foco. Parabéns pelo trabalho, editor.
E tem mais
Abraços e beijos nunca são demais, né? Então abraços apertados para Ricardo da Hora, Zé Maria, Walter Lins e Eddie Ferraz, responsáveis pela linda Encenação da Paixão de Cristo, vocês arrasaram, parabéns. E o último abraço, prometemos, vai para o ex-vereador Paulo Félix, referência na cidade, inteligente e resiliente. Que você, Paulo, supere logo essa doença nos olhos e nos ajude a enxergar um futuro melhor para Taboão da Serra.
PS
Essa coluna é dedicada a todos vocês, leitores assíduos da nossa coluna. Obrigado pela confiança e carinho.
PS2
Essa coluna foi escrita, reescrita e reeeeeescrita ao som do AC DC, rock na veia.
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só. Na semana que vem (achamos) tem mais.