Coluna Em Off: tudo sobre os bastidores da política regional está aqui e agora
Estamos aí
Promessa é dívida e a Em Off já está no ar, mais rápida que a velocidade da luz, com os bastidores da política regional. E segura a peruca que aí vem o pacotão de informação da semana.
Lá vem ele
O ex-prefeito e atual prefeiturável (sacaram?) José Vicente Buscarini finalmente quebrou o silêncio. Pouco mais de um ano após o pleito onde recebeu aproximadamente 25 mil votos, Busca recebeu a reportagem do Portal O Taboanense e falou de peito aberto sobre tudo. Sempre reservado, desta vez ele abriu o jogo sobre o seu futuro na política, o resultado das eleições, os caminhos que deve tomar nos próximos três anos…
Lá vem ele 2
A entrevista será publicada no Portal O Taboanense na próxima terça-feira, dia 21, mas Em Off destaca agora alguns trechos. Sem delongas, Buscarini confirmou que será candidato a prefeito em 2020 e que promete vir com “força total”.
Afastou
Os boatos que colocavam Buscarini como potencial candidato a deputado em 2018 foram descartados por ele durante a entrevista. “Acho que não dá pro cara querer ser tudo, sai candidato a deputado, a prefeito. O político tem que saber o que ele quer”.
Aproximou
Se por um lado Buscarini afasta a possibilidade de sair candidato a deputado, por outro deixa claro que sua estratégia é apoiar um nome forte agora que depois venha a apoiá-lo em 2020. Segundo ele confessou, ainda não iniciou as conversar com nenhum cacique, mas garante que já foi procurado por muito político.
Tucanada
Sobre seus adversários em uma futura eleição, Buscarini fez um balanço de que faltam “lideranças” no mercado. Sobre o PSDB lançar um nome para suceder Fernando Fernandes, ele desdenhou da questão partidária. “Não é o partido, é o cidadão. Aqui em Taboão tem uma vaga pra [candidato a] prefeito no PSDB, mas o candidato que quiser sair [concorrer] precisa ter luz própria. Mostrar que ele é capaz de administrar a cidade sem estar pendurado em ninguém”.
Regras
Para Buscarini é cedo discutir o processo eleitoral agora, uma vez quem as regras não estão totalmente claras, como o financiamento público das campanhas. Mas, um detalhe chama a atenção: o fim das coligações. “Temos que ver como vai ficar essa questão partidária, porque coligação para essa eleição (2018) ainda vai ter, mas para próxima não. Vamos articular, temos que conversar, porque a eleição [de 2020] vai começar a se desenhar depois da campanha de deputado”.
Pegadas
Mesmo com os caminhos já traçados, Buscarini garante que irá fazer uma ampla discussão até a campanha. “Vamos estar estruturando, vamos conversar com todo mundo, mas tenho respeito pelo meu grupo, meu grupo tem direito a voz e voto. Agora é hora da gente firmar as alianças par ano futuro poder”. Buscarini continua no PV.
Novos tempos?
O ex-prefeito lembra que a política atualmente é bem diferente da época em que governou Taboão da Serra por duas vezes. “Esse tipo de política de agora, não tem espaço pro Buscarini. Eu não sei fazer essa política onde todo mundo recebe ou todo mundo cobra. Um governo de participação, tudo bem, mas não é troca de emprego. Sei que não se governa sozinho, se governa com um grupo, com os partidos aliados, mas a que preço?”
Conectado
Buscarini anda sendo elegante com seu eleitorado. Quando foi informado que trechos da entrevista sairiam antes nessa coluna, abriu o sorriso e elogiou: “ainda bem, sempre leio, sou fã da Em Off. Acordo, ligo meu ‘lentium’ e vou me informar sobre o que acontece em Taboão”.
Célebre frase
Do livro O Mundo de Sofia: “A vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos”.
Implodiu
Não caiu bem a publicação da foto de Claunir Lins com o prefeito Fernando Fernandes na última Coluna Em Off. O grupo de whatsapp da “voz da oposição” perdeu muitos integrantes que cobraram Claunir sobre a foto.
Em tempo
Claunir Lins elogiou a foto, disse que ficou bonito nela, mas pediu uma correção: Desde o ano passado ele não é mais filiado do PCdoB. Taí, feita a errata!
Boas novas
E tem jornal que tava meio esquecido desde a eleição voltando a circular. É semanário? Não, dizem os proprietários: “é vezquandário”… De vez em quando sai!
Sério?
E um jornalista renomado anda acusando outros trocas-letras de serem “garotos de recado” do atual prefeito, revelando até mesmo antigas alcunhas. O problema é que o redator nem sabe que seu apelido na sala 109 era “pombo correio”. ‘Porque ele leva e traz recados pro Aprígio’, pergunta o incauto leitor? Segundo dizem os muy amigos é porque ele só fez cag*da nas últimas eleições.
A volta dos que não foram
E Wagner Eckstein tem evitado a imprensa. Não fala com jornalistas para evitar mais boatos que poderia deixar o PT. No jornal Hoje, a coluna Bastidores do Poder, publicou que ele “nem morto” iria pro governo. Quem garantiu, dizem, tem uma certa proximidade com o ex-vereador. Então tá, deve ser verdade, né?
Célebre frase
De Júlio Dantas: “Plagiar, é implicitamente, admirar”.
Máquequeéissobrasil?
E para quem achava que a ex-vice-prefeita Márcia Regina andava meio sumida, uma surpresa… Ela foi fotografada trabalhando na escola José Maria Antunes Ferraz, onde é diretora.
Calma garotada, é só a festa de halloween, aquela tradição bem Venezuelana… Ah, e vai dizer que você não sabia que a Malévola também é Chavista, relaxa companheira!
Estreia
Olha aí, o evangelista e motivador Fabio Teruel irá realizar o primeiro show da Arena Multiuso, em Taboão da Serra. A data será confirmada nos próximos dias, mas a expectativa é grande desde já. Desde que foi inaugurado o local recebeu apenas eventos como o 7 de Setembro e o Quentão do Taboão, mas show mesmo, ainda não.
Vem que tem
E o Portal O Taboanense terminou a sua primeira fase da migração de sua plataforma. Você, querido leitor, deve ter reparado no novo layout, mas o chamado back end, ou seja, a parte de trás do site, onde as revoluções tecnológicas acontecem, ficam invisíveis aos seus olhos.
Vem que tem 2
Mas porque é tão importante essa mudança? É importante porque a internet está em constante desenvolvimento. Por exemplo, desde 2016 os celulares se tornaram a principal ferramenta para os internautas navegarem na web. O Taboanense recebe hoje quase 64% de todas as suas visitas através de smartphones.
Vem que tem 3
E aí que está, hoje os sites precisam ser responsivos, se adaptarem as diferentes ferramentas de navegação, como celulares, desktops, tablets e até a TV. O Taboanense, pioneiro em jornalismo digital na região, também passa a ser pioneiro nessa revolução, é o primeiro site 100% responsivo com todo seu acervo já preparado para o acesso através dessas novas tecnologias.
Vem que tem 4
E tem muitas novidades vindo por aí. Pra quem gosta de pesquisar a história das cidades da região, o Portal está recolocando no ar todo o seu acervo, todas as matérias publicadas desde 2002 estarão acessíveis aos internautas. A migração do nosso legado já começou, um trabalho minucioso de tageamento e classificação das matérias está em curso.
Vem que tem 5
Até agora já foram disponibilizadas mais de 250 notícias do ano de 2003. A expectativa é que todo o acervo esteja disponível entre seis e nove meses. É muito trabalho, mas o resultado final vale a pena, afinal são 15 anos de jornalismo. E 15 anos não são 15 dias, né não?
Vem que tem 6
E para facilitar o acesso a todo esse conteúdo uma nova e potente ferramenta de busca personalizada foi desenvolvida por uma empresa de Santo André, especializada nessa nova plataforma. Agora o que você procurar dentro do Portal, vai achar em um clique. É a história da cidade, escrita por quem viveu os fatos mais importantes, disponível para todos.
Vem que tem 7
E toda essa mudança que passa o Portal O Taboanense já gera reflexos positivos no número de acessos. Em menos de 60 dias da nova plataforma no ar, a página inicial, a famosa “home”, recebeu um incremento de quase 27% no número de acessos. E olha, vem muita coisa bacana (que não dá pra revelar agora), acreditem!
Célebre frase
De Millôr Fernandes: “Se canalhice matasse ia ter muita gente ai botando quatro pontes de safena no caráter”.
Nome posto
Quem anda garantindo que será candidato a deputado federal é Batista, ele já conversa com partidos para garantir uma legenda para 2018.
Filosofia
E o ex-vereador Paulo Félix anda gastando toda sua intelectualidade. Dia desses, depois de ouvir os planos de um politiqueiro, soltou essa: “de onde menos se espera é de onde não se sai nada mesmo”.
Chama a polícia
E o Vovozão do Forró, conhecido também como ex-vereador Macário, anda sentindo na pele a a ganância do mercado informal. Andando pela cidade encontrou seu CD pirata, sendo vendido por apenas R$ 3.
Abraços
Que bacana a recepção dos nossos leitores, muita gente parabenizando pela volta da coluna. Então aproveitamos para agradecer a todos que nos seguem, que nos leem e que gostam dessa maledeta Em Off. Abraços e mais abraços para Dr. Cândido, o secretário mais festejado da região. Abraços para Marília Domingues Ferreira, para o construtor José Pereira e para o sempre polêmico Hugo Abud.
Mais abraços
Abraços também para o querido Dr. Acácio Cleto, ex-presidente da OAB Taboão da Serra, para a procuradora (e leitora) Simone Lima e para Gérson Tavares, ex-presidente do PT e atual quiroprata(?!?). E os últimos abraços pro ragazzo advogado Paulo Pereira!
C’est fini
Amiguinhos, por hoje é só!