Cats sonha retornar a Série A-3 depois da punição do Batatais
Por Valente Cão Pastor
O TJD da Federação Paulista de Futebol, em seção deliberativa do dia 09/09/2019, decidiu punir a equipe do Batatais F. C. (o Fantasma da Mogiana), por manipulação de resultados no Campeonato Paulista de Futebol Série A-3 de 2019, com suspensão de 240 dias, além de multa de R$ 70.000,00.
A equipe do interior paulista já havia sido suspensa preventivamente da Copa Paulista 2019, por 30 dias por essa mesma infração, e por isto tinha amargado a desclassificação na competição, agora o time pode ser rebaixado para o Campeonato Paulista Sub – 23, (a 2ª Divisão do Estadual).
Apesar do Clube do interior paulista ter o direito a recorrer da decisão do TJD; a notícia causou furor em Taboão da Serra; a punição foi comemorada pelo torcedor de Taboão da Serra, já que o rebaixamento da equipe do Fantasma, para a 2ª Divisão 2020, favoreceria o time da Grande São Paulo.
O CATS, que foi a 2ª equipe rebaixada no Campeonato Paulista Série A-3 de 2019, com esta queda automática do Batatais para a Bzinha 2020, seria reconduzido de volta à Série A-3 2020 no lugar da equipe interiorana.
Porém os termos “favoreceria” e “seria”, aparecem sublinhados neste texto, por que não está tão clara esta recondução automática do clube Serrano de volta a série A-3, mesmo por que o próprio C. A. Taboão da Serra foi favorecido em 2016 numa situação bastante semelhante.
Na ocasião, o C. A. Sorocaba, abriu mão da disputa da Série A-3 2017, alegando dificuldades de ordem financeiras e a vaga em aberto foi disponibilizada para o clube Taboanense, em detrimento dos protestos do São José E. C. o último clube a cair na competição de 2016.
Em entrevista concedida ao Portal O Taboanense; em 11/09, o presidente do CATS, sr. Anderson Nóbrega viu justiça na decisão do TJD da Federação Paulista de Futebol; comentou o dirigente:
“Se essa decisão permanecer o Cats, que foi duramente prejudicado esse ano em não poder utilizar o estádio da sua cidade terá a oportunidade de continuar na divisão que lutou tanto pra ter o acesso em 2016. E manter a cidade de Taboão entre a elite do futebol… O Cats foi prejudicado esse ano, mas nós cumprimos a lei, não utilizamos nada que fosse contrário ao regulamento da competição. Espero Justiça e que o resultado de vitória ou derrota no campo seja dentro da disputa leal e não de armações. Fico feliz em poder ter esperança de um 2020 melhor para o profissional do clube”
Na mesma matéria, Nóbrega, enalteceu a conduta da FPF :
“Conhecendo o presidente da Federação Paulista de futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, ele como um homem íntegro jamais vai permitir que um clube que cometeu diversos crimes continue a sujar o nome da Federação Paulista de Futebol, instituição séria e que preza pelo cumprimento das leis e que não aceita armações de qualquer clube, seja grande ou pequeno”
Porém, o Blog Valente Cão Pastor consultou os Regulamentos do Campeonato Paulista Série A-3, do Campeonato Sub- 23 a 2ª Divisão e o Regulamento Geral das Competições da Federação Paulista de Futebol-FPF e apenas um artigo nestes regulamentos abordam a situação em analise.
Trata-se do Artigo 15; § 1º do regulamento do Campeonato Paulista de Futebol Sub-23 a 2ª Divisão – 2019, que diz textualmente o seguinte:
§1º – Em caso da não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A3 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a melhor campanha no Campeonato Paulista Sub23 de Futebol Profissional – Segunda Divisão 2019, dentre os perdedores que disputaram a fase semifinal.
O Blog Valente Cão Pastor Falou com o Anderson Nóbrega, mandatário Taboanense, sobre o assunto e ele alegou que por tratar-se de manipulação de resultados, fraude que prejudicou diretamente a equipe do Cão Pastor, ele entende que é legítima a reintegração do Cão Pastor na Série A-3 2020 e que enviara requerimento ao jurídico da FPF nesse sentido. .
Lembrando, que o clube Serrano já havia acionado a equipe do Batatais, por escalar o zagueiro Marcão, de forma irregular em 4 rodadas da Série A-3 2019, processo que ainda aguarda julgamento do TJD. Então vale aguardar