Com mais de 600 mil habitantes, região recebeu delegacia seccional na década de 80
Viatura da Polícia Civil de Taboão da Serra na década de 1980
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 161 do Jornal O Cidadão, publicada em maio de 1986. Na época repercutimos a informação que Taboão da Serra estava sendo cotada para ser a sede de uma nova delegacia seccional.
Na época, as delegacias de Taboão da Serra e de todas as cidades da região respondiam apenas ao comando do Departamento das Delegacias Regionais de Polícia da Grande São Paulo, Degran. Com o aumento populacional da região metropolitana, delegacias seccionais começaram a ser criadas.
Na época o Cidadão publicou que a pedido do delegado chefe do Degran, Dr. Márcio Prudente Cruz, um estudo para a instalação de três delegacias regionais na Grande SP. O estudo apontava as regiões do ABCD, de Guarulhos e Osasco (que englobaria duas delegacias seccionais, uma delas para Taboão da Serra e região) como prioridade.
Na época, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande viviam um crescimento populacional muito grande. A região possuía na época 609 mil habitantes e 555 indústrias de pequeno, médio e grande porte, como salientou a matéria publicada no O Cidadão.
A possível chegada da delegacia Seccional para Taboão da Serra “traria muito mais segurança para Taboão da Serra, pois teríamos a seccional instalada em uma nova sede, que não o atual prédio da nossa delegacia, e junto viriam mais delegados, investigadores, escrivães e outros funcionários”, destacou a matéria.
“Além do mais, todas as delegacias destes municípios estariam subordinadas a seccional de Taboão da Serra, o que, em outras palavras, significa dizer que Taboão da Serra seria o centro de controle da segurança na região”.
A Seccional de Taboão da Serra só seria realmente inaugurada em 1987. Atualmente a delegacia funciona no Centro de Taboão da Serra, próximo ao cartório e é responsável por seis municípios: Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra.