Com ritmo de vacinação acelerado, Taboão da Serra não vai adotar ‘passaporte da vacina’, diz prefeitura
A Prefeitura de Taboão da Serra não vai adotar o ‘passaporte da vacina’, ou seja, o comprovante de vacinação contra a covid-19, para clientes entrarem em estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, cafés, academias e outros.
À reportagem do Portal O Taboanense, a Prefeitura informou que o município está com “os índices de vacinação acelerados” e projeta “atingir em breve o índice de 90% da população vacinada contra a covid-19, ultrapassando o coeficiente satisfatório para a imunidade de rebanho”.
Ainda segundo a administração “através do Comitê Municipal de Combate à Covid-19, estamos sempre atentos para o aumento do número de casos para implantar novas medidas. No entanto, neste momento, julgamos inadequado adotar tal medida, como o ‘passaporte da vacina’, pois isso prejudicaria o comércio local que já arcou com as consequências da pandemia e até este momento causa impacto na economia municipal. Por outro lado, mesmo incentivando adesão de todos os munícipes para a vacinação sabemos que, historicamente, esse percentual não é atingido por opções diversas a serem respeitadas”.
A prefeitura afirma que continuará desenvolvendo campanhas para incentivar moradores e comerciantes a seguirem os protocolos de prevenção, como o uso de máscaras de proteção facial, higienização das mãos e, se possível, manter o distanciamento social.
Vacinômetro
Taboão da Serra tem 89,93% da população geral vacinada com pelo menos uma dose contra covid-19. Entre os mais de 264 mil de vacinados, 77.492 estão com a imunização completa contra o novo coronavírus, o que representa 26,38% da população geral com a 2ª dose ou dose única.
2ª Dose
Segundo a Prefeitura de Taboão da Serra, a procura pela segunda dose da vacinação contra a covid-19 no município está “estável”. As equipes de saúde realizam busca ativa quando o munícipe perde o prazo.
“A procura pela segunda dose em Taboão da Serra está ótima, subiu bastante nas últimas semanas e seguimos numa situação estável. As Unidades Básicas de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, desde o início da Campanha da Vacinação contra a Covid-19, realizam a busca ativa das pessoas que estão com prazo vencido da segunda dose, entrando em contato através do telefone cadastrado e com os agentes de saúde indo até as residências, quando não há sucesso com o contato por telefone”, informou em nota ao Portal O Taboanense.
Vacinação
A Secretaria Municipal da Saúde de Taboão da Serra dá prosseguimento até dia 30 de agosto, a vacinação de adolescentes com comorbidades, deficientes, lactantes, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos, além de aplicação de segunda dose dos imunizantes.