Comando Tático Ambiental autua cinco pessoas após flagrar corte de vegetação nativa em Embu-Guaçu
Delito foi cometido em uma área de proteção e recuperação de mananciais e de preservação permanente, em Embu-Guaçu
A Polícia Militar, por meio do Comando Tático do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), autuou cinco pessoas por infrações ambientais após flagrar uma supressão de vegetação nativa em Embu-Guaçu. A ação ocorreu no domingo passado(4).
Os PMs ambientais realizavam patrulhamento quando foram informados sobre o ocorrido e foram até o local verificar. No terreno, na Estrada do Freitas Pombo, um homem foi flagrado realizando o corte de madeira com o uso de um motosserra sem licença de porte e uso, e localizados quatro proprietário de lotes que tiveram sua vegetação nativa suprimida – o que é proibido pelo fato do local se encontrar dentro de uma Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais (APRM) e de Preservação Permanente (APP).
Diante do delito, foram elaborados cinco Autos de Infração Ambiental (AIA) de acordo com os artigos 43, 49 e 55 da resolução de nº 5 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima): destruir ou danificar floresta em área considerada de preservação permanente sem autorização do órgão competente/ uso de fogo; destruir ou danificar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa, objeto especial de preservação, sem autorização; e portar ou utilizar em floresta ou demais formas de vegetação, motosserra sem licença ou registro da autoridade ambiental competente. A Polícia Civil foi cientificada do ocorrido para demais providências.
Nathalia Pagliarini, com informações da Polícia Militar