Combater os ‘bota-fora’ ainda é desafio em Embu e Itapecerica
Ao lado do cemitério Memorial Paulista, em Embu das Artes, é possível encontrar restos de construção, móveis usados, lixo e até peças de automóveis
Matheus Herbert
Evitar os pontos de descarte irregular de entulho ou lixo tem sido um desafio para as prefeituras da região sudoeste da Grande São Paulo, porém em algumas cidades a situação parece não ter uma solução. Em Embu das Artes e Itapecerica da Serra, os ‘bota-fora’ como são conhecidos os pontos de descarte de entulho, são um problema há muitos anos. Os pontos são sempre os mesmos e recebem todo o tipo de material descartado irregularmente por empresas de caçamba ou por moradores. As prefeituras alegam que monitoram os pontos e realiza limpezas periódicas, mas a situação não muda.
A ‘Gazeta’ acompanha alguns locais em Embu das Artes e Itapecerica há ao menos três anos. Esta semana, a reportagem voltou aos locais conhecidos como ‘pontos viciados’.
Em Embu das Artes os pontos visitados ficam no Jardim dos Moraes e no Jardim das Oliveiras. No primeiro ponto, o local fica as margens da rodovia Régis Bittencourt e é possível ver sacolas de lixo e resto de material de construção.
Já no Jardim das Oliveiras, ao lado do cemitério Memorial Paulista a situação é ainda pior. No local é possível encontrar restos de construção, móveis usados, lixo e até peças de automóveis. Enquanto a reportagem fotografava as pilhas de entulho, um caminhão se preparava para descartar o material, mas abortou o serviço.
Questionada, a Prefeitura de Embu das Artes assumiu que o ponto de entulho ao lado do cemitério tem sido um desafio. Através de uma nota oficial, a assessoria disse que “o recolhimento de entulho é feito constantemente, porém há pontos viciados de descarte de lixo. No Memorial Paulista, já foram feitas várias autuações. O que agrava a deposição de entulho é que esta ação é feita por moradores e transeuntes, além de caminhões clandestinos. A fiscalização é diária nos pontos de descarte, bem como o monitoramento noturno pela Guarda Municipal”, informou.
Ainda segundo a prefeitura, denúncias podem ser feitas através dos telefones 0800 773 0005 ou (11) 4785-3521.
Já em Itapecerica da Serra, a reportagem visitou pontos de entulho no Jardim Marilu, Jardim Valo Velho e no Parque Paraíso. Em alguns locais, empresas foram instaladas e nas áreas que ainda estão vazias, a prefeitura realizou a limpeza.
Procurada, a administração de Itapecerica da Serra disse que reforçou neste ano os mutirões de limpeza em todos os bairros da cidade, com o objetivo de acabar com os bota-fora. Além disso, informou a reportagem que “orienta a população em matérias no portal oficial e página oficial da prefeitura, os cuidados com o meio ambiente e também instalou placas educativas em pontos estratégicos”.