Comunidade católica de Taboão da Serra celebra Corpus Christi com procissão, tapetes e missas
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Após um hiato de três anos causado pela pandemia de Covid-19, Taboão da Serra voltou a receber um dos mais tradicionais eventos da comunidade católica, os tapetes de Corpus Christi nesta quinta-feira, dia 8.
Diversas ruas da região central de Taboão da Serra foram enfeitadas para receber a procissão que terminou no Santuário Santa Terezinha que recebeu durante todo dia diversas missas atraindo milhares de fiéis.
Todos os anos a igreja católica escolhe um tema para a celebração e nesta edição foi eleita “Fraternidade e Fome”, em Taboão da Serra o tema foi “O pão da vida”. Mais de 50 0voluntários participaram da confecção dos 121 quadros (tapetes) no tamanho 5×2, com temas litúrgicos em serragem colorida.
Além da comunidade católica, o Grupo de Escoteiros de Taboão da Serra confeccionou mais de 700 metros de pinturas em tecidos que foram espalhados desde o pátio do Santuário Santa Terezinha, rua do Tesouro, rua Jovina de Carvalho Dáu e rua Ernesto Capelari.
De acordo com Waderson Sampaio, um dos organizadores do evento, foram utilizados três caminhões de serragem que vieram de Juquitiba e secaram no pátio da Usina, onde o material foi tingido em betoneiras, em parceria com a prefeitura de Taboão da Serra.
“É uma satisfação, depois de três anos voltamos os tapetes de Corpus Christi, que é um dos eventos mais tradicionais de Taboão da Serra e que atrai pessoas de toda a região. Agradeço ao prefeito Aprígio que deu o apoio que todos nós necessitamos e está pronto, o caminho de Jesus Cristo está aqui. ‘Preparai o caminho do Senhor’ e está aí, seu caminho preparado”, disse.
Segundo Lessandra, os tapetes de tecido feito pelo Grupo de Escoteiros de Taboão da Serra, a confecção durou duas semanas e foram produzidos por mais de 60 pessoas, e contou com o apoio dos Lobinhos. “Foi dado o tema para a gente, o Pão da Vida e começamos a pesquisar e saiu esse tapete lindo”.
Os voluntários começaram a confeccionar os tapetes de serragem ainda na madrugada e ficaram prontos próximo a hora do almoço. Às 15h teve início a procissão de Corpus Christi que culminou na maior missa do dia, realizada no Santuário.
Além da enorme logística e da grande participação de fiéis, o evento contou com o apoio de voluntários que serviram café da manhã para todos os participantes. Irene Gabriel Lopes, da pastoral Sagrado Coração de Jesus, foi uma das pessoas que auxiliaram no evento. “É uma emoção grande, até eu vim rezando, mas tudo isso acontece por conta desse casal, Ana Andréa e Alexandre Depieri, sem ajuda deles é impossível que isso aconteça”.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, o advogado Alexandre Depieri, um dos responsáveis pela montagem dos tapetes disse que “os tapetes ornamentais de Corpus Christi, que há mais de 25 anos são feitos na nossa cidade de Taboão da Serra, tem um significado muito especial. Primeiro o motivo de nós nos reunirmos para evangelizar através dos tapetes. Segundo, é um momento único que nós vivemos em nossa cidade, podendo através dos tapetes reportar o que a igreja vem passando, que vem dentro de uma proposta”.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.