Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência chegou a 5ª edição em Taboão da Serra
Evento reuniu mais de 100 pessoas que discutiram propostas para ampliar a inclusão na cidade
Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Taboão da Serra aconteceu na TaboãoPrev
Mais de 100 pessoas participaram da 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência que aconteceu dia 20 de outubro, no auditório da TaboãoPrev. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra.
O tema proposto foi “O Cenário atual e o futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O encontro teve a finalidade e compromisso de garantir a ampla participação social, oportunizando que o governo e a população civil possam estruturar, desenvolver propostas ativas e implementar políticas públicas.
Apoiado pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a ocasião contou com palestras, leitura e aprovação do regimento interno, discussão de eixos temáticos, votações e a escolha dos delegados para representar a cidade na etapa Estadual.
Ana Paula Roque dos Santos, mãe de um filho com deficiência, enalteceu a Conferência. “É uma melhoria para tudo e para todos, não só para os nossos filhos, mas para a população como um todo. No caso do meu filho que participa do CRS (Centro de Reabilitação Social), o desenvolvimento dele foi muito bom, agora ele interage e fala muito mais. Estou muito satisfeita com esse trabalho”, disse.
O secretário de Assistência Social e Cidadania (SAS) Wagner Eckstein, falou da relevância do evento na cidade. “Depois de um longo período sem conferências, o Governo as retomou e nos estamos realizando a 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência em nossa cidade. A participação do Conselho e da população é de fundamental importância, o avanço da acessibilidade e da inclusão pode se dar na medida em que o Governo apoia a participação popular, para que daqui saiam propostas que a gente consiga a garantia de direitos, sendo essa a determinação do Prefeito Aprígio”.
Na conferência, foram elaboradas propostas e debatidos cinco Eixos Temáticos:
I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
IV – Cidadania e Acessibilidade;
V – Os desafios para a comunicação verbal.
“Neste Governo temos um suporte importantíssimo do Secretário Wagner Eckstein e o Prefeito Aprígio, que são pessoas comprometidas e preocupadas com tudo o que precisamos. Hoje saímos dessa Conferência com as propostas retiradas para levar à etapa Estadual, onde podemos ver o quanto estamos crescendo e buscando mais avanços” explicou Sueli Aparecida dos Santos, presidente do CMPD.
Para Marcel Joaquim Simões, vice-presidente do CMPD, reconhecer a ajuda já é uma grande conquista. “Queria agradecer a todo o Conselho Municipal que através do grupo de trabalho, fez acontecer a 5ª Conferência, ninguém faz nada sozinho e se a gente não tiver o poder público nos orientando e nos acolhendo as dificuldades serão sempre maiores, por isso eu quero deixar claro, o agradecimento a todos que apoiam tudo isso”, afirmou.
Propostas Aprovadas
No final da Conferência com os cinco Eixos Temáticos debatidos e os delegados escolhidos, foram aprovadas 19 propostas, entre elas estão:
Eixo 1. O sistema de mapeamento das pessoas com deficiência, a partir das coletas de dados (saúde, educação pública, e privado), Municipal, Estadual, Federal a cada seis meses;
Eixo 2. Capacitação Profissional, voltado para o público PCD;
Eixo 3. Criação da secretaria municipal da pessoa com deficiência;
Eixo 4. Programa para acessibilidades nas Escolas/Equipamento;
Eixo 5. Comunicação Física: Faixas, cartazes, panfletos e faixas, contemplando todos os tipos de deficiências, nos equipamentos e Espaços públicos, assim como as escolas e faixas em pontos estratégicos da cidade levando a comunicação para a população geral.
No site da Prefeitura (prefeitura.ts.sp.gov.br) você consegue ver o documento na íntegra com todas as propostas aprovadas para a Etapa Estadual.