Conflito interno pode tirar Taboão da Serra do Conisud
O prefeito Aprígio irá comunicar que Taboão da Serra está se desvinculando do Conisud, consórcio que reúne os oito municípios da região. O anúncio será feito agora, durante reunião do Conisud no hotel Terras Altas, em Itapecerica da Serra.
O motivo ainda não é claro, mas a falta de apoio do consórcio no pedido de municipalização do trecho da rodovia Régis Bittencourt, que corta Taboão da Serra, é um dos motivos.
Boatos que circulam desde o início da semana, que alguns prefeitos da região são contra a municipalização e já deixaram claro para os órgãos federais que a municipalização teria impacto em toda região, seria um dos motivos da ruptura.
Aprígio se sentiu traído na luta pela municipalização da rodovia, que segundo ele, traria grande benefícios e investimentos para Taboão da Serra. A ideia de transformar o trecho que corta a cidade em uma grande avenida abriria inúmeras possibilidade para a cidade.
Fazem parte do Conisud as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra,São Paulo, Cotia, Vargem Grande Paulista.
Fundado em 2001, o Conisud atua em defesa dos interesses da região que abrange uma população de quase um milhão de habitantes e cujo território está mais de 90% em Área de Proteção de Mananciais. A associação civil ganhou força e importância em 2006, com a aprovação da Lei Federal nº 11.107 que reconhece os conselhos intermunicipais.
A matéria será atualizada assim que novas informações forem apuradas.