Conheça a história da avenida Francisco Morato, que liga a capital à Taboão da Serra
Avenida Professor Francisco Morato no final da década de 1960
Uma avenida que faz parte da história de Taboão da Serra e de todo taboanense, sem dúvida é avenida Professor Francisco Morato, que corta importantes bairros da capital. A principal ligação com nossa cidade é cheia de histórias e homenageia um jurista que auxiliou na criação da Ordem dos Advogados do Brasil.
A Avenida sempre teve um papel importante na história de São Paulo. Antigamente, ela era conhecida pelo nome de Estrada de Itapecerica e ligava a cidade de São Paulo ao então município de Santo Amaro, que mais tarde daria origem a Itapecerica da Serra e todas as cidades da nossa região.
› Leia nossa seção especial sobre a história de Taboão da Serra e região
Ainda hoje é possível ver o marco histórico da divisa entre São Paulo e Santo Amaro, próximo ao número 5.100, perto do parque Chácara do Jockey. Recentemente o marco passou por uma restauração realizada pela subprefeitura do Butantã, para preservar o seu valor histórico.
Em 1955, quatro anos antes da emancipação de Taboão da Serra, foi promulgada na capital a Lei Municipal nº 4.773 e a via passou a homenagear o jurista e político brasileiro Francisco Antônio de Almeida Morato.
A avenida Professor Francisco Morato é uma das vias mais importantes da região do Butantã. A via possui 6.500 metros de extensão indo até a Rodovia Regis Bittencourt, em Taboão da Serra, até a avenida Eusébio Matoso, na região de Pinheiros em São Paulo. Ela cruza três distritos da região: Butantã, Morumbi e Vila Sônia.
Hoje a Avenida Professor Francisco Morato está moderna com duas estações de metrô próximas (Butantã e São Paulo-Morumbi) e uma quase pronta (Vila Sônia), corredor de ônibus em todo seu percurso, escolas e universidades no seu entorno, comércios e diversas opções que geram maior conforto e comodidade ao cidadão.
Quem foi Francisco Morato?
Francisco Morato foi um importante jurista, advogado, membro do instituto histórico geográfico e político brasileiro, auxiliou na criação da Ordem Dos Advogados do Brasil e foi professor e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
O Professor Francisco Morato, nasceu em Piracicaba, estado de São Paulo, em 17 de outubro de 1868. Bacharelou-se em Direito, no ano de 1888. Exerceu cargos importantes, tais como: promotor público, inspetor escolar e provedor da Santa Casa de Misericórdia.
Foi um dos fundadores do Instituto da Ordem dos Advogados de São Paulo e seu presidente em 1927. Foi professor da Faculdade de Direito de São Paulo e deputado federal por São Paulo em 1930. Colaborou em diversos jornais e revistas especializadas e arquivos jurídicos.
Faleceu em São Paulo – Capital, em 12 de maio de 1948.
Fonte de pesquisa
Arquivo Histórico de São Paulo
Site da subprefeitura do Butantã