Conheça as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Taboão da Serra para a Saúde
Semanalmente O Portal O Taboanense entrevista os cinco candidatos que disputam a eleição para a prefeitura de Taboão da Serra. No fim de semana, dias 21 e 22, os políticos saíram às ruas para cumprirem agendas da campanha eleitoral: Engenheiro Daniel (União Brasil), Aprígio (Podemos), Marcos Costa (NOVO), Fernando Fernandes (PSDB) e Nil Félix (PSOL) apresentaram suas propostas para saúde.
Entre as propostas dos candidatos estão a construção do hospital municipal, uso da tecnologia para melhorar o atendimento, construção de novas unidades básicas de saúde, laboratório de análises clínicas, entre outras ações.
Veja abaixo algumas das propostas de cada candidato para a área da Saúde.
Fernando Fernandes (PSDB)
O candidato Fernando Fernandes reforçou que na área da saúde ele irá criar um Centro de Referência e Atendimento a Crianças com Deficiências, Centro de Especialidades Médicas, além do hospital municipal.
Centro de Referência e Atendimento a Crianças com Deficiências
“O diagnóstico com crianças com autismo, num passado muito recente, a cada 300, 400 crianças nascidas, você tinha uma com autismo. Hoje, cada 36 crianças que nascem, uma faz parte do transtorno do espectro autista. Então, veja como é importante ter no seu programa de governo algo que contemple essa necessidade. Nós vamos criar um Centro de Referência e Atendimento a essas crianças , não só essas crianças, as crianças com deficiências, que requer um tratamento multidisciplinar, não só de uma especialista mas de vários especialistas”.
Centro de Especialidades Médicas
“Como médico, como gestor, tendo a vivência que eu tive já na saúde, eu vejo o seguinte, o grande gargalo é a Especialidade. Como que nós vamos resolver isso? Especialidade é uma coisa que você só consegue trazer para a cidade quando você der suporte para esse profissional. Você não vai trazer aqui um gastroenterologista que precisa fazer uma endoscopia, uma colonoscopia, e você não tem. Você não vai trazer para cá um neurologista que vai precisar de uma ressonância magnética, outros exames, se não tem. Então, não adianta falar em especialidade se você não der suporte”, disse o candidato.
Hospital Municipal
Fernando Fernandes disse que irá o futuro hospital municipal vai dar suporte para os médicos especialistas.
“Vamos construir um hospital municipal com leitos de todas as especialidades, com um centro diagnóstico que contemple ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom, todos os exames de imagem, enfim, exames laboratoriais, para que esse especialista seja atraído e venha trabalhar para cá, trabalhar em nossa cidade. Aí nós vamos resolver um grande gargalo da nossa saúde e vai desafogar tanto as UBS quanto os pontos de atendimento”, afirmou Fernando Fernandes.
Nil Félix (PSOL)
Nil Félix falou que por onde anda as pessoas reclamam da saúde de Taboão da Serra, e que, se eleita, pretende melhorar os equipamentos que já existem na cidade e trazer um laboratório de análises clínicas para Taboão da Serra.
Ampliar o atendimento nas UBS’s
“A gente quer ampliar o atendimento, tanto das especialidades, quanto na UBS, tanto na UPA, quanto no pronto-socorro antena, no pronto-socorro infantil. Então a gente tem que cuidar da nossa saúde, cuidar melhor da nossa população, porque realmente nós temos ouvido muitas reclamações”.
Tecnologia
“Se eleitas prefeita e vice, nós vamos cuidar da saúde, vamos trazer a tecnologia a nosso favor”.
Laboratório de Análises Clínicas
“Vamos trazer o laboratório próprio, que também é um absurdo, Taboão da Serra não ter laboratório próprio”.
Novas Unidades Básicas de Saúde
A candidata falou em construir unidades básicas de saúde em, pelo menos três bairros, onde, segundo Nil Félix, existe uma demanda “que é no Sítio das Madres, no Parque Albina e no Pazzini também, que é uma região que está totalmente desassistida. Então nós temos propostas para que a nossa saúde melhore, para que as pessoas sejam atendidas, não fiquem mais nessas filas quilométricas, sem atendimento”.
Hospital Municipal
A candidata disse que não descarta a construção de um hospital municipal, mas antes, vai cuidar dos equipamentos que já existem na cidade.
“Nós somos a favor da criação do Hospital Municipal, porém, nós temos a ciência de que temos que ver a questão orçamentária, temos que estudar melhor essa proposta para que a gente não faça uma promessa vazia e que a gente crie um hospital de paredes, sem atendimento adequado. Porque nós precisamos ter médicos para atendimento da nossa população. Então não podemos ser levianos e fazer propostas vazias e depois a gente não entregar. Nós somos a favor, mas primeiro vamos cuidar do que a gente tem, nós vamos ampliar o nosso atendimento e priorizar os novos equipamentos de saúde para depois a gente pensar no hospital municipal que tenha um atendimento de qualidade para o nosso povo”.
Engenheiro Daniel (União Brasil)
Engenheiro Daniel disse que se for eleito pretende ampliar o horário de atendimento das unidades básicas de saúde e falou que irá construir um hospital municipal.
UBS aberta até às 20h
“Nosso compromisso: Unidade Básica de Saúde vai funcionar até 8 horas da noite. A gente já prometeu isso em 2020 e a gente vê que em 2024, infelizmente, não se tornou realidade. Algumas até ficam abertas, mas sem atendimento. Então não adianta estar aberto se não tem atendimento”, disse o candidato.
Unidade de Pronto Atendimento no Jd. São Judas.
“Vamos criar o terceiro Pronto Atendimento dentro de Taboão da Serra que é na região do São Judas, na UBS do Margaridas”, prometeu.
Hospital Municipal e Centro de Diagnósticos
“Vamos também criar o tão sonhado Hospital Municipal de Taboão da Serra com o nosso Centro Diagnósticos, que é uma clínica de exames, onde as pessoas vão ter a oportunidade de saber de fato, seu verdadeiro diagnóstico com pouco tempo, que hoje demora seis meses, um ano, às vezes até dois, três anos, né? Infelizmente, isso não pode mais acontecer na nossa cidade. Nós não podemos mais permitir com a estrutura que nós temos hoje”, garantiu o candidato.
Aprígio (Podemos)
Aprígio reforçou que irá construir o Hospital Municipal, esta é uma das principais propostas para os quatro próximos, caso seja reeleito.
Hospital Municipal
“O primeiro projeto do ano que vem é construir um hospital municipal aqui ao lado do [PS] Antena. Já tem o terreno que é da Prefeitura. Nós reformamos todas as unidades básicas de saúde, e nós queremos investir no hospital municipal para melhorar mais a saúde de Taboão”.
Marcos Costa (NOVO)
Para a área da saúde, o candidato Marcos Costa falou que pretende trazer para Taboão da Serra a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para administrar as unidades de saúde.
Melhorar o atendimento
“Olha, de imediato, o que nós vamos fazer. Quem utiliza os serviços da UPA Akira Tada e do pronto-socorro do Antena, sabe o calvário que tem sido, É em 8 horas de espera, o atendimento não está bom e não é simplesmente dizer que os funcionários não trabalham bem. É muito mais profundo o problema… E é isso que eu quero trazer para Taboão da Serra. Virar a página desse atendimento horrível que tem na saúde aqui, não só no pronto atendimento, mas também nas UBSs”,
Nova administradora das unidades de saúde
“Os contratos precisam ser revistos e vou lutar, como já falei, para substituir essas empresas pelo hospital Albert Einstein… que também administra algumas unidades em São Paulo e as pessoas consideram o atendimento excelente. Inclusive, eles utilizam no serviço público materiais que eles utilizam no próprio hospital Albert Einstein”.
Reformar os equipamentos de saúde
“Alguns adversários estão dizendo que vão construir um hospital municipal. Eu sou o único que não estou aqui com promessa falaciosa para enganar você eleitor. O que nós vamos fazer, é reformar tudo o que nós temos, melhorar, e muito a qualidade de entrega e estender um tapete vermelho para você, quando você for atendido nas nossas unidades de saúde”.
Sistema unificado
“Nós vamos unificar o sistema de modo que, quem é atendido pelo médico da família em uma unidade de uma UBS, ao passar no plano de atendimento, o médico vai ter todo o histórico de saúde da pessoa. Isso, inclusive, salva vidas”.