Conheça quem são os 11 secretários anunciados por Aprígio para compor seu governo
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein
O prefeito eleito Aprígio anunciou nesta segunda-feira, dia 21, parte do seu secretariado que assumirá o governo de Taboão da Serra no próximo dia 1º de janeiro. Os nomes confirmados já faziam parte de uma lista divulgada pela imprensa regional e até agora, Aprígio divulgou 11 secretários, faltando ainda sete pastas, entre elas cultura, esporte, obras e segurança.
Alguns nomes são conhecidos do grande público e outros são novos. A expectativa é que até o fim do ano todo secretariado seja divulgado. Segundo apurou o Portal O Taboanense, ainda nesta semana Aprígio deverá divulgar pelo menos mais quatro nomes que irão trabalhar em sua administração.
Veja quem é quem no novo secretariado divulgado por Aprígio
Dirce Nakano, secretária de educação – Pedagoga formada pela PUC trabalhou durante oito anos como diretora da divisão de educação no governo Evilásio, cuidando dos cursos e da “linhagem” pedagógica. Tem experiência educacional no terceiro setor e foi também coordenadora do colégio Sidarta, na Granja Viana.
Nascida no Paraná, sempre foi moradora de Taboão da Serra. Trabalhou com cursos de formação em outras cidades da Grande São Paulo e cuidou, recentemente, na prefeitura de Guarujá da reformulação pedagógica de todas as áreas, inclusive do Fundamental 1. Mãe de duas filhas é casada com um engenheiro civil.
Uma das maiores vantagens de Dirce no cargo é que além de conhecer bem os meandros da secretaria de educação, é querida por grande parte dos professores e diretores. Sua escolha foi elogiada no meio.
Eduardo Nóbrega, secretário de manutenção
Vereador em Taboão da Serra por dois mandatos, Nóbrega concorreu nas últimas eleições ao cargo de prefeito, ficando em terceiro lugar, com mais de 31 mil votos. No segundo turno declarou apoio a Aprígio, ajudando a eleger o novo prefeito. Com espaço no governo que inicia no dia 1º de janeiro, Nóbrega pode buscar voos mais altos com apoio do novo aliado. Ele é advogado, casado, pai de três filhos e tem 44 anos.
Antônio Rodrigues, secretário de finanças
O advogado Antônio Rodrigues tem uma grande experiência no poder público. Foi secretário de assuntos jurídicos da gestão Evilásio e atualmente é assessor na Assembleia Legislativo, no gabinete do próprio deputado estadual Aprígio. Seu trabalho ganhou destaque nas eleições e ele foi nomeado um dos membros da equipe de transição. Recentemente lançou um livro de contos sobre a vida na pandemia.
Wagner Eckstein, secretário de assistência social
Ex-vereador em Taboão da Serra por dois mandatos, Wagner é uma das pessoas de confiança do prefeito eleito Aprígio. Funcionário concursado na prefeitura há 26 anos, trabalhou na secretaria de saúde e na escola Amor Perfeito.
Em 2012 chegou a disputar o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Aprígio, mas saíram derrotados para o prefeito Fernando Fernandes. Atualmente trabalha na secretaria de assistência social e trabalhou durante um curto período como ouvidor da prefeitura de Embu das Artes na gestão do ex-prefeito Chico Brito.
Matheus Mota, secretário de assuntos jurídicos
Outro nome novo no secretariado anunciado até agora por Aprígio. O jovem advogado já trabalhou no Tribunal de Justiça e é sócio no escritório M&T de advocacia. Não tem experiência no Poder Público.
Betinho, secretário de planejamento
Nome automaticamente associado ao vice-prefeito José Vicente Buscarini, Betinho é figura conhecida em Taboão da Serra seja por suas duas passagens na prefeitura ou pelo conhecido despachante, um dos mais antigos da cidade.
Aos 60 anos Betinho volta a ocupar um cargo público de relevância. Já foi administrador da usina da prefeitura , chefe de gabinete do então prefeito Buscarini entre 1993 e 1996, além de administrador regional do Pirajuçara. É formado como técnico em transação imobiliária e despachante documentalista.
José Alberto Tarifa, secretário de saúde
A pasta mais criticada por Aprígio durante toda campanha volta para as mãos do dentista José Alberto Tarifa, que ocupou o cargo na gestão Evilásio durante quatro anos, entre 2008 e 2011. Experiente, Tarifa também comandou por pouco mais de dois anos a secretaria de saúde de Embu das Artes, entre 2017 e 2018.
Funcionário de carreira da prefeitura de Taboão da Serra há 26 anos, e muito querido na área, terá muito trabalho para colocar em prática todas propostas apresentadas durante a campanha.
Graduado em Odontologia pela USP, ele é especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em Vigilância Sanitária pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Saúde da Família pela UNIFESP.
Mário de Freitas, secretário de governo
O jornalista Mário de Freitas é figura conhecida, e muitas vezes polêmica, em Taboão da Serra. Proprietário do jornal Hoje em Notícias, que já não circula mais na cidade, passou a trabalhar nos bastidores da política nos últimos oito anos e é homem de confiança de Aprígio.
Casado, pai de dois filhos, Mário de Freitas é um dos responsáveis pela interlocução entre o novo governo e a Câmara Municipal, sendo um dos principais articuladores de Aprígio nos últimos anos. Foi, durante três anos, secretário de comunicação do governo Evilásio.
Wagner Eckstein Júnior, secretário de administração – O advogado é o principal articulador de Aprígio nos últimos anos. Toda estratégia das campanhas e até mesmo do seu mandato como deputado passar por Júnior, como é conhecido no meio político. Filho do ex-vereador Wagner Ekstein, tem, apesar de novo, uma grande experiência no direito administrativo e compõem a equipe de transição de governo.
Ao que tudo indica será um dos secretários com mais “poder” de decisão dentro da administração de Aprígio.
Adriana Maia Barcellos, secretária de Desenvolvimento Econômico – Adriana tem uma história rica com Taboão da Serra. Filha de Miriam Barcellos, diagramou durante ano o jornal Gazeta do Taboão, que não circula atualmente, mas é considerado o mais antigo da cidade. Apesar da sua inclinação para comunicação, nos últimos anos desenvolveu trabalhos academicos.
Adriana é professora universitária na Faculdade Polis, em Embu das Artes e trabalha com consultoria para trabalhos acadêmicos. “Acho que é um momento muito oportuno da minha vida, me sinto amadurecida na minha vida. Através da administração pública, podemos atender, não só o emergencial, mas também capacitar as pessoas para que elas possam gerir a vida delas”, disse ao Portal O Taboanense
Arnoldo Landiva, secretário de comunicação – O publicitário é um dos nomes menos conhecidos dos secretários anunciados. Sua empresa, com sede sem Taboão da Serra, foi um dos responsáveis pela campanha de Aprígio, principalmente na área de vídeo e marketing digital.
Arnoldo ainda é professor universitário e fundador da Agência Landiva, essa será sua primeira experiência no setor público. Já desenvolveu trabalhos na área de designer gráfico e foi diretor de criação de outras agências de publicidade. Ele é formado em Gestão de Marketing na instituição de ensino ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), é casado e pai de um filho.