Conseg Pirajuçara usa tecnologia para trocar informações sobre segurança com mais rapidez
Nos grupos formados por membros do Conseg, Policiais Militares, Guardas Civis, Policias Civis, líderes comunitários, representantes do governo e claro, moradores, o único assunto deve ser sobre segurança
Idealizadora do projeto, Solange Alves de Souza, presidente do Conseg Taboão Pirajuçara
A segurança pública é uma das maiores preocupações da população e tem crescido a cada dia. Pensando em agilizar a comunicação entre a comunidade e a polícia, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Taboão Pirajuçara cria grupos no WhatsApp para troca de informações com mais rapidez. O integrante passa a ser amigo do Conseg e os olhos da polícia, por isso é muito importante o uso consciente da rede.
Os grupos envolvem membros do Conseg, Policiais Militares, Guardas Civis, Policias Civis, líderes comunitários, representantes do governo e claro, moradores.
Nos grupos a população consegue comunicar roubos e furtos de motos, de carros, a transeuntes, a residências no momento que acontecem, alertar sobre situações suspeitas, pedir ajuda em casos de pessoas desaparecidas e também receber orientações de como proceder em cada caso.
Após checar os pedidos de ajuda e alertas no grupo, as forças policias solicitam que as informações sejam transmitidas às autoridades competentes e que a pessoa vá até uma delegacia registrar o boletim de ocorrência.
O aplicativo também contribui com problemas relacionados aos bairros como falta de energia em via pública, mato alto, poda de árvore, descarte ilegal de entulho, buraco nas ruas, entre outros. Nestes casos os representantes do governo auxiliam na tentativa de solucionar o problema do morador ou bairro.
A idealizadora do projeto, Solange Alves de Souza, presidente do Conseg Taboão Pirajuçara, cria um grupo após cada reunião mensal do Conselho. Por isso eles são separados por bairros e tem um geral, com pessoas de várias localidades.
A troca de mensagens instantânea tem contribuído para agilizar o atendimento, como explica Solange. “É uma política do Conseg Pirajuçara montar grupos de WhatApp formando amigos do Conseg. Porque acreditamos que a união entre os civis, junto às forças policias e até mesmo o poder público vai contribuir para que as demandas sejam atendidas com maior prioridade, visto que as necessidades com a circulação da informação chegará mais rápido àqueles que tem que chegar”.
Nos grupos o único assunto deve ser sobre segurança. “Nestes grupos nós tratamos única e exclusivamente de segurança, não tem outro assunto. Segurança não apenas no quesito viatura e policial na rua, mas todas as situações que implicam numa maior sensação de segurança”, pontua a presidente do Conseg.
Para fazer parte do grupo Amigos do Conseg basta acessar o link do WhatsApp ou entrar em contato com a presidente do Conseg Pirajuçara Solange pelo telefone/WhatsApp 11 94719-6996.