Convenção do PSB confirma candidatura de Evilásio Farias a prefeitura de Taboão da Serra
Com a praça Luiz Gonzaga lotada por cerca de 15 mil pessoas, segundo os organizadores, o Deputado Federal Evilásio Farias (PSB-SP) foi apresentado oficialmente como o candidato à prefeito de Taboão da Serra na convenção do PSB, na noite do último sábado. O Deputado terá como vice-prefeita em sua chapa a Professora Márcia, ligada ao PT. A grande surpresa do evento foi a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, o petista João Paulo Cunha, que compareceu para confirmar seu apoio à candidatura de Evilásio.
Compareceram à convenção também líderes municipais de partidos aliados, como o presidente nacional do Partido Verde José Luiz Penna, Deputados Estaduais do PT como Vicente Cândido, Carlos Zaratini, Ênio Tato, e Ítalo Cardoso, além dos vereadores municipais que apoiam a candidatura do Deputado Evilásio, como Maurício André, Jair Cardoso e Carlos Andrade. Os presentes citados representaram os partidos (PMDB, PV, PT, PDT, PTN, PSL, PSDC, e PC do B) que formam a aliança de oposição à atual administração, que por sua vez está representado nas eleições pela candidatura da vereadora Arlete Silva.
Após muita expectativa dos presentes, o candidato à prefeito Evilásio Farias, a vice Márcia do PT e o deputado João Paulo Cunha, foram recebidos com muitos fogos de artifícios assim que subiram ao palco, por volta das 21 horas. A Profª Márcia foi a primeira a discursar. Muito emotiva, a vice-prefeita não economizou críticas ao mandato de Fernando Fernandes (“Falta administração à cidade”) e relembrou a manchete de um jornal que acusa a filha da candidata Arlete Silva de ser funcionária fantasma da Câmara Municipal. Márcia não se esqueceu de falar da importância dos vereadores que apóiam a aliança oposicionista para que “a mudança seja realizada no município”.
Logo depois foi a vez de João Paulo Cunha. O Presidente da Câmara dos Deputados não poupou elogios ao colega do Poder Legislativo Federal. “O Dr. Evilásio Farias será um prefeito digno, sério. Pois em Brasília, onde é meu companheiro na Câmara, ele nunca se esqueceu de colocar as necessidades de Taboão da Serra em seus projetos”. João Paulo terminou falando do orgulho de ter o PT, do qual é filiado, na chapa que “mudará os rumos da cidade”.
Por último ficou o discurso mais esperado pelos presentes. Falando pela primeira vez como candidato oficial às eleições, Evilásio Farias iniciou agradecendo os companheiros da aliança e principalmente à presença de João Paulo Cunha ao evento. Citando mais uma vez a administração do Prefeito Fernando Fernandes, o deputado federal citou os problemas encontrados na saúde pública dando o exemplo de um idoso que foi mal atendido nos postos do município. “(No posto de saúde) não tinha nem um AAS para dar ao senhor doente”, afirmou.
O desemprego foi outro tema no qual Evilásio baseou seu discurso. “A atual Prefeitura não tem programas para empregar as pessoas que mais necessitam. Ela só emprega a família dos administradores”, criticou o candidato, citando denúncias de que há nepotismo no atual governo de Taboão. O Deputado encerrou seu pronunciamento dando seis itens que serão realizados logo no primeiro dia de trabalho caso seja eleito para assumir a Prefeitura, como pôr fim à corrupção no município, acabar como os marajás que governam Taboão, e reduzir o salário do prefeito. “Os recursos das secretarias servem apenas para pagar a folha dos atuais funcionários”, afirmou.
Além da presença dos políticos que formam a aliança oposicionista, a festa contou com várias atrações musicais que animaram o público presente desde às 15 horas, sendo encerrada com o grande show da sambista Leci Brandão por volta das 23 horas.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigentes na época da sua publicação