Coordenador do curso de Educação Física da UniFECAF assume cargo como Delegado do CREF em São Paulo

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Por Viviane Sousa Lhacer
O professor Solival Filho, atual coordenador do curso de Educação Física da UniFECAF, recebeu a nomeação como Profissional Delegado do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF/SP). Com essa responsabilidade, ele assume o compromisso de representar os profissionais de Educação Física de Taboão da Serra e região, atuando como um elo entre os Conselho, Profissionais e Comunidade.
O CREF é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação do Profissional de Educação Física no Brasil e faz parte do Sistema CONFEF/CREFs (Conselho Federal de Educação Física), entidade nacional que supervisiona os conselhos regionais.
O coordenador Solival Filho iniciou sua trajetória profissional como estagiário de musculação em 2008. Após sua primeira especialização, passou a ministrar aulas no ensino superior em 2012. Em 2015, assumiu a coordenação de um curso presencial, e em 2020 passou a coordenar cursos na modalidade EAD. Desde julho de 2024, assumiu a coordenação do curso de Educação Física da UniFECAF.
A nomeação de Solival como Delegado do CREF reconhece sua experiência de 15 anos na área e sua contribuição para a formação de profissionais de Educação Física. Como delegado, o coordenador destaca que, além da fiscalização, seu cargo promove ações para beneficiar a categoria. “O Delegado do CREF visa estreitar a relação entre o conselho, os profissionais e a comunidade”, afirma.
O papel como coordenador da UniFECAF e Delegado do CREF possibilita um contato mais próximo com as demandas acadêmicas e profissionais, facilitando a adaptação do ensino às exigências do mercado. Essa conexão também permite a atualização constante da grade curricular, alinhada às necessidades do setor.
A UniFECAF mantém parcerias com a prefeitura de Taboão da Serra e instituições privadas para incentivar a prática de exercícios físicos na comunidade, com participação ativa dos alunos. Segundo Solival, há novas colaborações em andamento. “A UniFECAF tem no seu DNA ensinar o que o mercado exige. No curso de Educação Física, entendemos que a prática na comunidade é uma das melhores formas de desenvolver habilidades e competências”, explica.
De acordo com pesquisas e orientações do CREF, o futuro da profissão de Educação Física estará cada vez mais integrado às novas tecnologias. A utilização de ferramentas como a realidade aumentada e a inteligência artificial promete revolucionar o modo como os profissionais da área interagem com os alunos e acompanham sua evolução física. Essa evolução tecnológica exige dos futuros profissionais uma constante atualização e adaptação, preparando-os para as demandas de um mercado cada vez mais conectado e dinâmico.
Sobre o futuro da profissão, Solival destaca a importância da atualização constante e da capacidade de adaptação. “Entendo que uma das principais soft skills para nossa área, no atual momento, é a adaptabilidade. Quanto ao futuro da profissão, a conscientização sobre a importância e responsabilidade do nosso trabalho deve crescer, garantindo nossa relevância no mercado”, conclui.
A UniFECAF segue com seu compromisso referente a qualidade dos seus cursos de graduação, garantindo que seus alunos estejam sempre atualizados e em conformidade com as diretrizes do CREF, essenciais para a prática profissional na área de Educação Física.
Acesse o site da UniFECAF e faça sua matrícula.