Coronavírus: Colégio Ser e Faculdade Fecaf usam tecnologia para aulas longe das classes
Aluno e professora agora estão conectados fora das salas de aula. Colégio investe em tecnologia para manter aulas
O coronavírus definitivamente mudou a vida de todos. Escolas e faculdades fechadas, shoppings, comércios e serviços baixaram suas portas e até igrejas cancelaram cultos e missas. Mas, dentro desse cenário assustador, a vida segue e a tecnologia está aí para ajudar a minimizar o afastamento social imposto para conter essa pandemia.
Em Taboão da Serra o Colégio Ser e a Faculdade Fecaf, ambas do mesmo grupo, estão utilizando plataformas on-line para manter as aulas e a aprendizagem dos alunos remotamente. Uma parceria com a gigante Google permite que os professores se conectem com os estudantes e as atividades continuem dentro de uma certa normalidade.
De acordo com Sandra Simões, Diretora Geral, foram tomadas diversas medidas para diminuir o impacto causado pela suspensão das atividades escolares. “Na educação infantil e no ensino fundamental, os professores criaram blogs onde publicam as atividades que devem ser feitas, como devem ser feitas e qual material utilizar para desenvolver essas atividades e a família poderá tirar dúvidas, mandar foto do material também”, diz.
A rede de ensino já utiliza o aplicativo Iscool para enviar mensagens para os pais. Nesse momento, as informações acabam chegando mais rápido e com mais frequência. “Estamos enviando pelo APP diariamente boletins com as medidas que estão sendo tomada, esse é um canal muito bom de comunicação”.
Sandra Simões ainda destaca que para o Ensino Integral foi montado um planejamento com as principais atividades diárias. A equipe de marketing reuniu uma série de indicações de livros, filmes e seriados que serão enviados para os alunos.
Já o Ensino Fundamental e Médio, as aulas acontecem via on-line pela plataforma Google Meet, onde os professores, de suas casas aplicam as atividades para todos os alunos que seguem conectados ao vivo, tirando dúvida e fazendo exercícios.
“Os nossos professores estão treinados e aptos para darem essa aula on-line, com a mesma qualidade que daria presencialmente. É algo muito novo, diferente do que estamos acostumados, mas vai ser um aprendizado gigante para todos nós”, garante Sandra.
Além das atividades de cada matéria, ainda existe outro tipo de conteúdo. O Colégio Ser mantém parceria com alguns aplicativos de Matific onde são realizadas atividades de matemática e redação. “Buscamos fazer com o que cenário seja o mais parecido com o presencial e que a escola continue viva nesse período de isolamento”.
Fecaf
O ensino superior também precisou se adequar. A Faculdade Fecaf passou a utilizar a plataforma do Google Meet, uma espécie de sala virtual, com aulas on-line e ao vivo, em que o professor tem total interação através do chat, respondendo as perguntas e questionamentos dos alunos
“Todos os cursos já estão sendo nessa plataforma e os alunos aprovaram, estão interagindo bastante e temos que trabalhar assim nas próximas semanas até a volta normal das aulas presenciais”.
A preocupação com os funcionários e aluno pesou na decisão de suspender as atividades presenciais. “Temos poucos funcionários no local, mas a grande maioria está trabalhando em casa, em home office, usando todas as plataformas possíveis para manter contato e continuarmos da melhor maneira com as atividade on-line”.
Sandra Simões disse que toda a equipe entendeu o momento delicado que o mundo vive e como vem lidando para continuar a levar a educação para todos os alunos do Colégio Ser e da Faculdade Fecaf. “Estou muito orgulhosa da equipe toda. Todos se organizaram muito rápido para dar conta das aulas on-line ou pelo blog”.