Coronavírus: Taboão da Serra tem 43 casos confirmados e 4 mortes, diz Secretaria da Saúde
O boletim foi divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 3. Duas novas mortes aconteceram no Hospital Geral de Pirajussara (HGP), dois homens, de 39 e 50 anos
Na manhã desta sexta-feira, dia 3, o boletim oficial divulgado pela Prefeitura, apontou mais seis casos de coronavírus confirmados, além de dois novos óbitos em consequência da doença, em Taboão da Serra nas últimas 24 horas. Os números totais da Covid-19 na cidade são, agora, de 43 testes positivos e 4 mortes. Seguem em investigação 227 pacientes, enquanto 63 casos já foram descartados.
Os dois novos óbitos foram registrados no Hospital Geral de Pirajussara (HGP), um homem de 39 anos, obeso; e outro homem de 50 anos era cardiopata, eles estavam internados. As mortes anteriores foram de uma mulher de 84 – cardiopata e um senhor de 77, que era dialítico. Esses óbitos aconteceram em hospitais particulares, Santa Maggiore, na capital, e em São Bernardo, respectivamente.
Medidas protetivas
O prefeito Fernando Fernandes anunciou nesta semana a criação de um Centro Médico de retaguarda com 40 leitos para o combate ao coronavírus no SER (Serviço Especializado de Reabilitação). O local está sendo adaptado e irá funcionar na estrada das Olarias no Jd. Guaciara, já nos próximos dias. A prefeitura também informou que o local irá abrigar outros 17 leitos de divãs clínicos para observação de casos menos graves.
Fernandes anunciou várias medidas de enfrentamento ao coronavírus em Taboão da Serra. Todo comércio e prestação de serviço, inclusive bares e casas noturnas, deverão permanecer fechados até segunda ordem. Os comerciantes que abrirem seus estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados.
A exceção serão os supermercados, farmácias, restaurantes, feiras livres, padarias, lanchonetes, lojas que vendem produtos para animais, açougues, postos de combustíveis, lojas de conveniência e serviço de entrega.
Fernandes lembrou que mesmo esses comércios que ficarão abertos deverão evitar aglomerações e fornecer proteção para seus funcionários e clientes, oferecendo álcool em gel e realizando limpeza redobrada. A cidade teve declarada situação de calamidade pública.