Corpo de Ruy Ohtake é cremado em cemitério de Itapecerica da Serra
A cerimônia de cremação do corpo do arquiteto Ruy Ohtake, que morreu neste sábado (27), aos 83 anos, em São Paulo, aconteceu no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. A cerimônia foi acompanhada por familiares. Ruy era filho da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake.
Ruy Ohtake foi um arquiteto e designer brasileiro. Foi responsável por mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no exterior. Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Católica de Santos.
Filho primogênito da artista plástica Tomie Ohtake (falecida em 2015) e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961), Ruy estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na qual se formou em 1960.[3]
Ruy Ohtake foi casado com a atriz Célia Helena, falecida em 1997, com a qual teve sua primeira filha, Elisa, diretora de teatro e dança. Depois, se casou com a arquiteta Sílvia Vaz e teve seu segundo filho, Rodrigo, também arquiteto.
No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.
Em junho de 2012, Ohtake recebeu a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo, através do político Chico Macena, como homenagem e reconhecimento por toda sua obra na Cidade de São Paulo, principalmente as obras voltadas para projetos sociais no bairro de Heliópolis.
Com informações do G1 e do Wikipedia