Corpus Christi será celebrado com tradicionais tapetes e procissão em Taboão da Serra
Fiéis ajudam a confeccionar as imagens há mais de 25 anos no município
Uma das maiores celebrações do calendário católico, o da de Corpus Christi será festejado dia 30 de maio, quinta-feira. Em Taboão da Serra, o Santuário Santa Terezinha realizará a confecção dos tradicionais tapetes ornamentais que conta com a importante participação de voluntários.
Este ano serão confeccionados 121 quadros (tapetes) no tamanho 5×2, com temas litúrgicos em serragem colorida e 700 metros feitos com TNT que servirão para a passagem da procissão com o ostensório.
Os tapetes serão espalhados em um espaço de mais de 1km, que começa no pátio do Santuário Santa Terezinha.
O advogado Alexandre Depieri, um dos responsáveis pela montagem dos tapetes, falou com a reportagem do Portal O Taboanense sobre a celebração da procissão de Corpus Christi e o tema escolhido para o ano de 2024.
“Logicamente, após a pandemia será o segundo ano que retomamos a fazer os tapetes, e sentimos um forte crescimento no envolvimento das pessoas, pastorais e movimentos”, disse Depieri.
Segundo Depieri, “o tema escolhido foi a comemoração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da campanha da fraternidade”.
O tema escolhido é inspirado no trecho bíblico do Evangelho de São João, “Eu vos chamo amigos” (João 15:15), em referência à Campanha da Fraternidade 2024, que tratou sobre “Fraternidade e Amizade Social”.
Ostensório ou custódia
Ostensório ou custódia, é uma peça de ourivesaria usada em atos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para transportar solenemente em procissão.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.