Covid: 177 casos foram registrados em Taboão da Serra nas últimas 24 horas
Taboão da Serra registrou nesta quarta-feira, dia 12, 177 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 17.152 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. O número é maior que o registrado na terça-feira (11), quando 29 casos novos foram notificados no boletim epidemiológico. Nenhum óbito foi divulgado no período. Os dados foram divulgados pela Prefeitura.
No total, Taboão da Serra já perdeu 915 vidas para a doença. Nesta quarta, cinco pessoas estão sendo monitoradas pela secretaria de saúde. Três pacientes estão internados na UPA Akira Tada, unidade de referência para a covid-19 no município.
A cidade de Taboão da Serra tem até o momento, 16.237 moradores recuperados da covid-19.
Novas restrições
O Governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira, nova recomendação para enfrentamento da pandemia do coronavírus. A medida recomenda que eventos, shows e atividades esportivas devem seguir medidas rígidas de controle sanitário. Não haverá restrições de funcionamento para estabelecimentos dos setores de comércio e serviços.
Governo reforça que eventos em geral devem disponibilizar álcool em geral e exigir o uso de máscaras dos participantes. A recomendação ainda prevê que os organizadores exijam do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única).
Há ainda recomendação específica para que as prefeituras de todo Estado reduzam em 30% a capacidade de público em eventos esportivos, musicais e atividades em geral que possam provocar aglomerações. Cada município possui autonomia para editar regras de restrição.
As recomendações foram amparadas em orientação científica do Centro de Contingência do Coronavírus e são necessárias para contenção da evolução das taxas de contaminação do coronavírus, provocada especialmente pela variante ômicron que é considerada mais transmissível.
O coordenador do Centro de Contingência, João Gabbardo, informou que o Estado registrou aumento de 58% das internações em leitos de UTI e de 99% nas enfermarias, nas duas últimas semanas. Apesar do número de pacientes em unidades de tratamento intensivo ser duas vezes menor do que o registrado no começo de 2021, os números atuais mostram aceleração das internações.
Testes rápidos
João Doria também disse que São Paulo comprou mais 2 milhões de testes rápidos contra a covid, depois de várias reclamações de falta de testes em cidades paulistas. Os testes, que tiveram investimento de R$ 12 milhões, têm grau de efetividade de 98% e o resultado sai em 15 minutos.
Os testes serão disponibilizados até fevereiro aos municípios do estado, entre eles Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e região.