Covid-19: Comitê de Crise de Itapecerica da Serra decide flexibilizar o uso de máscaras
O governo municipal de Itapecerica da Serra flexibilizou o uso de máscara de proteção contra a covid-19 em locais aberto. A determinação já está em vigor. Em ambientes fechados o uso da máscara continua sendo obrigatório.
Após o pronunciamento do governo do Estado, o Comitê de Crise, formado por técnicos de Saúde e representantes do Executivo e Legislativo de Itapecerica da Serra, se reuniram na segunda-feira, dia 14, para debaterem sobre o assunto.
De acordo com a Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, foram apresentados dados e explanado que o cenário atual demonstra queda no número de pacientes contaminados pela covid-19, com baixa procura por atendimento nas Unidades de Saúde. Com isso, o comitê deliberou que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos, mantendo a obrigatoriedade em ambientes fechados.
De acordo com a Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, “graças ao avanço da aplicação das vacinas com 91% da população vacinada, dados de 14 de março, além de outras medidas de enfrentamento adotadas pela Autarquia Municipal de Saúde, a medida foi possível”.
O prefeito Francisco Nakano e os demais membros do comitê de crise concordaram com a decisão. Nos próximos dias, o ato será formalizado com a edição de um novo decreto.
Apesar da não obrigatoriedade, a Autarquia “reforça que a pandemia ainda não acabou e aconselha o uso da máscara para a proteção de infecções respiratórias virais de sazonalidade climática”.