COVID-19: Mais 2 pessoas morrem à espera de UTI em Taboão da Serra; 21 pacientes ainda aguardam vagas
14 pessoas já morreram na UPA à espera de leitos de UTI. Neste domingo,13 pacientes estão intubados à espera de leitos de alta complexidade
Taboão da Serra tem na noite neste domingo, dia 14, 21 pacientes com coronavírus, dos quais 13 estão na emergência intubados na UPA Akira Tada, aguardando transferências para hospitais com leitos de alta complexidade. As informações foram passadas pela prefeitura.
De acordo com o boletim, 53 estão internadas na UPA Akira Tada, unidade de referência no atendimento de pacientes da covid-19, 40 estão em tratamento nos leitos de enfermaria.
Até às 22h deste domingo, Taboão da Serra registrou 21 solicitações para transferências de pacientes na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
Ainda de acordo com a prefeitura, mais dois homens morreram, um de 73 que estavam à espera de vaga de UTI desde o dia 03 de maço e outro de 61 anos, que chegou na unidade no sábado em estado grave e veio a óbito em menos de 24 horas.
Desde o dia 5 de março, a UPA já registrou a morte de 14 pacientes à espera de leitos de UTI do governo do estado. Todos estavam inseridos no sistema Cross.
Neste domingo três pacientes foram transferidos, para leitos de UTIs do Hospital Guarapiranga, Hospital de Cotia e Hospital Emílio Ribas, através do sistema Cross. Nos últimos dias, o município conseguiu transferir 20 pacientes.
Seis pacientes melhoraram e tiveram alta.
Justiça
Na última sexta-feira, dia 12, a Justiça determinou que 17 pacientes em estado grave com covid-19 em Taboão da Serra fossem transferidos para leitos de UTI da rede pública ou que o governo estadual arcasse com os custos do atendimento dos mesmos em hospitais da rede privada. O Governo tinha prazo de 24h para cumprir a determinação, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.
Porém, o município conseguiu transferir apenas três pacientes, após a determinação da Justiça.
Estado de São Paulo
De acordo com o governo de São Paulo, neste domingo o estado chegou à marca de 2.202.983 casos confirmados de covid-19 e 64.123 óbitos.
Pela primeira vez no decorrer da pandemia, o número de internados em leitos de Terapia Intensiva ultrapassou a marca de 10 mil pessoas, após aumentos diários nesta última semana. Hoje, são 23.626 pessoas internadas, sendo 10.244 em UTIs e 13.382 em enfermaria. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 90% na Grande São Paulo e 88,4% no Estado.