Covid: Taboão da Serra segue aplicação da dose de reforço a idosos acima de 60 anos e outros grupos
Vacinações com bivalente contra Covid-19 e contra gripe para profissionais de Saúde começa na segunda (17)
Taboão da Serra segue nesta quinta-feira, dia 7, a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19, seguindo determinação do Ministério da Saúde. Podem tomar o imunizante pela terceira vez os idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses.
Também estão recebendo a 3ª dose do imunizante pessoas maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão. Para receber a dose adicional, a pessoa deve apresentar carteira de vacinação que atesta a aplicação do imunizante em duas doses ou dose única há pelo menos 28 dias.
O imunizante está sendo aplicado nas 12 Unidades Básicas de Saúde ou no Parque das Hortênsias. Os postos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 8h às 16h.
Documentos
Idosos: carteira de vacinação que atesta a aplicação do imunizante em duas doses ou dose única há, pelo menos, seis meses; documento de identificação com foto e cartão do SUS.
Profissionais da saúde: carteira de vacinação que atesta a aplicação do imunizante em duas doses ou dose única há, pelo menos, seis meses; documento de identificação com foto, cartão do SUS; além de carteira de Entidade de Classe (CRM, COREN, CRO, entre outros) ou documento que comprove que atua na área da saúde.
Imunossuprimidos: carteira de vacinação que atesta a aplicação do imunizante em duas doses ou dose única há pelo menos 28 dias; cartão do SUS; documento de identificação com foto e laudo médico que comprove alguma das imunossupressões listadas abaixo:
Imunossuprimidos graves
• Imunodeficiência primária grave;
• Quimioterapia para câncer;
• Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
• Pessoas vivendo com HIV/Aids;
• Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de Prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
• Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
• Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
• Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
• Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.