COVID-19: Hospital de Campanha de Taboão da Serra ganha mais 20 leitos
Prefeitura cria 20 novos leitos no Hospital de Campanha para atender casos de coronavírus em Taboão da Serra Os novos leitos são para pacientes com gravidade moderada e também poderá atender casos mais graves com respirador enquanto aguardam ser transferidos para uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI
O prefeito Fernando Fernandes anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 4, que o Hospital de Campanha, que atende casos de gravidade moderada de coronavírus, será ampliado em mais 20 leitos, totalizando 77. A unidade, que funciona no espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER), conta com quatro leitos para atender emergências e respiradores. Casos de alta complexidade são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – Upa Akira Tada, que tem uma ala inteira destinada a pacientes infectados pelo vírus.
Segundo o gestor, nesta segunda-feira, o Hospital de Campanha está com 36 leitos ocupados. Na UPA, 12 pessoas estão internadas, quatro delas no respirador.
A unidade foi inaugurada em 6 de abril, e é a primeira porta de atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de coronavírus, e já atendeu 2.311 pessoas.
“Nosso hospital de campanha está com 36 leitos ocupados. Só os quatro da sala de emergência que não. E não estão ocupados porque são reservados para quem fica muito grave, que precisa ir para o tubo, e daí ser transferido para a UPA, que está funcionando como uma semi-intensiva. Lá na UPA temos hoje 12 pessoas internadas mais graves e mais cinco na sala de emergência, com quatro delas no respirador. Por isso já estamos ativando mais 20 leitos”, disse o prefeito.
Fernandes alerta para a necessidade de a população cumprir as regras do isolamento social, para que não haja superlotação de infectados nos hospitais. Também falou que a prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus.
“Nós estamos fazendo todas as ações para diminuir o avanço da doença. A desinfecção de ruas, pontos de ônibus, postos de saúde e pontos estratégicos, é feita. E ainda vamos aumentar as equipes”, disse Fernando Fernandes.
Além de recomendar o uso de máscaras, caso seja necessário sair de casa. A prefeitura já distribuiu mais de 25 mil máscaras na cidade. “Nada disso será suficiente sem que você se conscientize e faça parte dessa luta. Não existe remédio, nem vacina, só temos uma arma cientificamente comprovada, o distanciamento social, então se puder, fique em casa. Se não puder, use a máscara”, pede o prefeito.
Das 672 notificados, a cidade conta com 263 casos descartados, 168 estão aguardando exames, 215 confirmações da doença, além das 26 mortes. Segundo a Secretaria de Saúde 137 pessoas já foram curadas de coronavírus.
Serviço
Hospital de Campanha
Endereço: Estrada das Olarias, 670 – Jd. Guaciara, Taboão da Serra.
Funcionamento: De domingo a domingo, 24h