Cras do Jd. Clementino atenderá cerca de 5 mil famílias em Taboão da Serra
Nova unidade será inaugurada pela Prefeitura de Taboão até o dia 30 na estrada Kizaemon Takeuti
A nova unidade do Cras Clementino deverá atender cerca de 5 mil famílias da região
Por Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
Cerca de cinco mil famílias serão atendidas na nova unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no Jardim Clementino, em Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo.
Até o dia 30 deste mês, o atendimento começará a ser feito no novo centro, na estrada Kizaemon Takeuti, próximo ao D’avó Supermercados. Atualmente são feitos no local os serviços de pintura e as instalações elétricas.
“A escolha do local foi estratégica por parte da prefeitura para que possamos fazer um bom atendimento. As famílias que serão atendidas na nova unidade do Jardim Clementino, atualmente recebem o atendimento na ONG Solar dos Amigos, porém o convênio termina no dia 21. A ideia é que até o final deste mês façamos a inauguração para que os atendimentos começem”, disse a secretária de Assistência Social de Taboão da Serra, Arlete Silva, em entrevista à Gazeta.
Ainda de acordo com ela, “a nova unidade irá agilizar o serviço de acolhimento das famílias e desafogar o atendimento em outras unidades do Cras, como o do Pirajuçara, que atende cerca de nove mil famílias. Já temos o projeto de criação de mais uma nova unidade na Vila Indiana”, afirma Arlete.
Procurada, a Prefeitura de Taboão da Serra informou que atualmente são feitos no novo espaço os serviços de pintura interna e externa, instalações elétricas e hidráulicas, instalações dos aparelhos de ar condicionado, revestimento cerâmico no piso da cozinha e a reforma do telhado. A gestão do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) não informou o valor total das obras no local.
Serviços
O Cras oferece serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como atendimento social, psicossocial, jurídico e cadastro no CadÚnico, Bolsa Família, entre outros procedimentos.
De acordo com a prefeitura, os serviços tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários e também promover o acesso aos direitos nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
A cidade de Taboão da Serra conta com seis unidades do Cras (Pirajuçara, Jardim Saporito, Jardim Trianon, Jardim Scândia, Jardim Vila Sonia e Parque Monte Alegre). As unidades também oferecem oficinas e atividades ligadas à dança, arte e cidadania, informática e percussão.