Criança de um ano morre em soterramento em Embu das Artes
O temporal que atingiu toda Grande São Paulo a partir da noite deste domingo, dia 10, deixou pelo menos sete pessoas mortas na região Metropolitana. Em Embu das Artes uma criança de um ano e dois meses morreu soterrada no Jd. Pinheirinho. O balanço foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros que atendeu 76 chamados relacionados a desmoronamentos, 698 sobre enchentes e 78 de quedas de árvores na Grande SP.
Segundo informações de moradores, o deslizamento de terra atingiu uma casa na rua Cacau, em Embu das Artes. Três pessoas ficaram soterradas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. As vítimas foram levadas para o Hospital Geral do Pirajuçara e para o Hospital Geral de Itapecerica. A criança não resistiu aos ferimentos.
Segundo Thiago Guilherme, coordenador da Defesa Civil de Embu das Artes, o deslizamento de terra ocorreu em um loteamento irregular. “É uma área de aterro feito de forma errada e precária na gestão anterior. O barranco caiu sobre a laje soterrando a mãe, o pai e o bebê de um ano e dois meses. Os pais conseguiram sair, mas a criança infelizmente faleceu”.
Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra registraram chuva acima da média. A rodovia Régis Bittencourt ficou totalmente interditada devido a pontos de alagamentos. No ponto mais crítico, em frente ao Assaí Atacadista, na pista sentido São Paulo, o trânsito ficou interrompido por quase duas horas.
Grande SP
Entre os mortos, quatro foram na queda de uma residência em Ribeirão Pires. O desabamento levou ao soterramento de seis pessoas, sendo que duas foram resgatadas com vida.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da capital paulista, às 9h30 a cidade tinha 48 pontos de alagamento, com 27 locais em que as inundações impediam o trânsito de pessoas ou veículos. Transbordaram durante a noite pelo menos cinco rios e córrego, como o Rio Tamanduateí na região central e o Aricanduva, na zona leste.
A Linha Turquesa – 10 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que liga a região central de São Paulo ao ABC também não está funcionando nesta manhã devido aos alagamentos. Mais cedo, a Linha – 9 Esmeralda enfrentou problemas semelhantes. Entretanto, o fluxo já foi normalizado nessa parte do sistema.
No Ipiranga, zona sul paulistana, a enchente arrastou carros e pessoas tiveram de ser socorridas dos veículos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio municipal de veículos na capital paulista devido aos transtornos.
Com informações da Agência Brasil